
(FotoDivulgação)
Projeto de lei de incentivo ao centro seguirá para a Câmara somente na semana que vem. Foi o que disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Celso Neto, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quinta-feira. Rebatendo as críticas de que a construção do projeto demorou muito e vai chegar ao Legislativo a poucas sessões do final do ano, Celso Neto explicou que foram meses de estudo sobre leis de incentivo adotadas em outros municípios, levantando erros e acertos de cada uma, para elaborar um projeto específico para Uberaba. Não tinha como ser na correria. “O projeto está maduro”, avaliou Celso Neto.
LEGÍTIMO
Pouco antes da entrevista, o presidente Ismar Marão informou à colunista que pretende submeter o projeto de lei de incentivo ao centro a um debate com a comunidade, durante reunião pública a ser marcada pela Câmara. Celso Neto considerou legítima a proposta e destacou que é bem vinda toda colaboração para o aperfeiçoamento do texto proposto. Ele acredita, porém, que os vereadores terão sensibilidade para aprovar o projeto ainda este ano, para que a lei possa valer a partir de 2026, beneficiando de imediato a região central da cidade.
CONTRAPARTIDA
Celso Neto foi questionado sobre a possibilidade de exclusão da exigência de oferta de pelo menos um emprego para o cidadão usufruir do desconto no IPTU sobre imóvel no centro. De acordo com o secretário, a contrapartida de abertura de pelo menos uma nova vaga de emprego é um fato novo, capaz de justificar o benefício do desconto no imposto. Já a manutenção dos empregos atuais não representa qualquer novidade para que o município possa abrir mão da carga tributária. Legalmente seria indefensável. Por outro lado, Celso Neto destacou que o empresário vai economizar em imposto, o que possibilitará a remuneração de pelo menos um novo empregado. É uma troca justa – frisou o secretário.
E O PERÍMETRO?
Outro ponto polêmico no projeto de lei de incentivo ao centro é o perímetro definido para efeito de concessão dos benefícios. Para você entender: os limites de extensão da avenida Leopoldino de Oliveira são a Barão de Ituberaba, de um lado, e rua Jaime Bilharinho, do outro. Com isso, ficaria de fora dos benefícios, por exemplo, o prédio abandonado da Encol, a uma quadra da esquina da avenida Leopoldino de Oliveira com Barão de Ituberaba. Se algum empreendedor decidisse investir na conclusão daquele prédio não teria qualquer incentivo do município. Diante dos questionamentos, Celso Neto destacou que a hora é essa para discutir o perímetro do centro da cidade para efeito de concessão dos benefícios tributários.
EFEITO COLATERAL
Por outro lado, o secretário de Desenvolvimento Econômico acredita que a lei de incentivo ao centro terá um efeito colateral importante: tirar os ambulantes do Calçadão. O raciocínio é simples: com o barateamento da operação comercial via redução na carga tributária, os ambulantes poderão ser sensibilizados com mais facilidade para regularização da sua atividade.
Olha, se a Prefeitura conseguir “limpar” o Calçadão será a glória! O que se vê ali é uma vergonha para Uberaba. Não são ambulantes, mas vendedores de toda espécie de mercadorias, de produtos do Paraguai a chips de celular. Sem contar a sujeira do piso e das floreiras (que se tornaram lixões) e a poluição visual do local. Essa situação não é de hoje. Vem desafiando a administração pública ao longo de décadas!
INOVAÇÃO
Centro de Inovação no Parque Tecnológico de Uberaba foi palco de um Fórum muito interessante nesta quinta-feira. O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes. Vários prefeitos da região foram premiados por projetos inovadores, como o de Iturama, Dr. Herculano, pelo projeto de monitoramento de segurança da cidade. Uberaba foi destaque com a Maia. Prefeita Elisa, inclusive, destacou que essa plataforma pode ser usada por outros municípios para facilitar a relação com os contribuintes, independentemente de ser chamada de Maia ou por outro nome. Araxá, Frutal e Itapagipe mostraram projetos inovadores no enfrentamento à dengue, enquanto Campina Verde, Fronteira, Cascalho Rico e Capinópolis investiram na troca da iluminação convencional por LED.
PAPO VAI...
Por falar na prefeita Elisa, ela e o ex-deputado federal Franco Cartafina terão mais uma “roda de prosa” nesta sexta-feira. Em que pese o bom desempenho de Franco nas pesquisas recentes para deputado federal, Elisa ainda não bateu o martelo para apoiá-lo em 2026. Faltam alguns detalhes, pequenos, porém fundamentais.
PAPO VEM...
Por falar em eleição, segundo corre em “bocas de Matilde”, a vereadora licenciada Rochelle Bazaga está mesmo com um pé no PSD de Marcos Montes e Elisa. Aliás, o presidente do partido em Uberaba, vereador Ismar Marão, foi o primeiro a defender o convite para a vereadora ingressar no PSD.
CHECKUP
Semana que vem, Elisa vai visitar as obras das empresas que receberam incentivos do município. A lista está sendo checada pela assessoria da prefeita, mas é certo que ela quer ver de perto a quantas andam essas obras, de acordo com o cronograma apresentado por elas à Prefeitura.
AGORA VAI
Finalmente a Codau concluiu a licitação para contratação da empresa que vai supervisionar as obras do programa Desenvolve Uberaba. Aleluia! A principal dessas obras é o complexo sistema de captação de água no Rio Grande. Cinco empresas participaram do certame, saindo vencedor o Consórcio Uberaba Sustentável (HTV), de São Paulo, que apresentou proposta no valor de R$ 14,9 milhões. Veja bem: esse é o resultado apenas da licitação para supervisão das obras! Ou seja: vai receber essa remuneração milionária para fiscalizar a execução dos serviços de construção do novo sistema de captação de água, mais a construção dos novos parques, ciclovias e revitalização da rua Artur Machado. Negócio da China!
FEIRÃO
Nas suas redes sociais, a pastora Regiane Isidoro, que é vice-presidente da Cohagra, revelou que já há mais de 2 mil inscritos para o Feirão Especial de Natal. Segundo Regiane, serão ofertadas 550 casas e mil apartamentos, totalizando 1.550 oportunidades para famílias que hoje enfrentam aluguel e podem se beneficiar do programa Minha Casa Minha Vida.
FESTA DA ACIU
Está chegando o grande dia da festa da Aciu, momento especial de homenagem a destaques no mundo dos negócios em Uberaba. Este ano serão cinco homenageados com a Comenda Gilberto Resende, num reconhecimento ao trabalho de cada um pelo desenvolvimento de Uberaba em várias direções. Além da homenagem, a festa terá show da banda Cruzeiro do Sul e da dupla Pedro Junio e Araújo, e DJ Fabiano comandando a picape. Buffet completo assinado por Assim Assado, regado a uísque 12 anos, espumante e drinks especialmente preparados para a ocasião. Decoração by Vânio Rodrigues, um dos expoentes de bom gosto e criatividade em Uberaba. Festa imperdível! Não fique fora dela. Informe-se na ACIU, que ainda dá tempo!