Novas diretrizes
Projeto de lei do novo Plano Diretor de Uberaba está prontinho para apreciação pelos vereadores. Além do plano macro, para atender a toda a cidade, haverá também um plano micro, destinado a estabelecer diretrizes para o centro da cidade. Concepção desse plano micro é de eixo misto, ou seja, conjugando serviços, comércio e moradia. Isso significa que as diretrizes levaram em consideração a ideia de criar condições para que as pessoas possam morar, trabalhar e consumir na mesma área.
Sem choro, nem vela
Bancos de alvenaria do Calçadão vão ficar onde estão. Não há a menor possibilidade de mudar a localização deles. É o que garante o secretário Nagib Facury, justificando que os novos bancos foram colocados exatamente no mesmo lugar dos antigos, com a diferença de não terem encosto e serem um pouco mais largos. Ele aconselha os comerciantes daquele quarteirão a fazer dos bancos uma extensão de suas lojas, colocando ali algum atrativo (como wi-fi, por exemplo) para conquistar clientes.
Agradar como?
Reconhecendo a impossibilidade de agradar a todos, o secretário de Planejamento também explica que o fluxo de pedestres no centro do Calçadão tem explicação técnica. Se fosse deslocado para as laterais, certamente seriam criticados pelos lojistas, pois o sobe e desce de pedestres atrapalharia o acesso de consumidores às lojas. Além disso, ele refuta a queixa contra a pouca visibilidade das vitrines pelos pedestres que circulam pelo centro do Calçadã “nem tem tanta vitrine lá assim”.
Sujinho e encardido
O que já se suspeitava acabou confirmado pelo secretário de Planejament o piso clarinho instalado no Calçadão não vai resistir assim por muito tempo. “O piso vai encardir mesmo. Não tem jeito” – admite. Socorro!
Carga pesada
Em compensação, ele garante que o piso foi projetado para suportar até um caminhão, em eventualidades. “Até o caminhão pipa dos bombeiros, se for preciso” – assegura Nagib. Oremos!
No topo
Mais uma vez, Uberaba está na lista das 100 melhores cidades brasileiras para investimentos em negócios, segundo nova edição da revista Exame. O ranking de 2018 é liderado por Vitória, capital do Espírito Santo. Há cinco anos a revista faz esse levantamento e acompanha o desempenho das cidades em itens como capital humano, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e infraestrutura.
Crescimento com consistência
Segundo a revista Exame, “Uberaba tem avançado consistentemente: no ano passado, sua economia cresceu 7%. Conhecida por ter uma das maiores criações de gado zebu, a cidade instalou recentemente uma sala para o empreendedor acelerar novos projetos. É o caso da fabricante de produtos de limpeza P&D, que lançou no final de outubro um investimento de R$ 4 milhões, responsável por gerar 220 empregos”.
Empenho do poder público
Na publicação do ranking das 100 melhores cidades para investir em negócios, a Exame ressalta que “a administração de Uberaba se empenha em atrair investidores privados para construir um novo aeroporto. A cidade já tem outorga da Secretaria de Aviação Civil e corre com os estudos de viabilidade econômica”. Tomara que a política não atrapalhe o andamento desse e de outros projetos nossos, a partir do ano que vem.
Números
Hospital Regional já bateu a marca de 10 mil atendimentos, desde sua inauguração, em novembro de 2017 até agora. Dá uma média superior a 800 por mês, ou quase 27 por dia, considerando semana de segunda a domingo.
Xô mão única!
Deputado estadual Tony Carlos declarou, em seu programa de rádio, que é totalmente a favor do projeto de reurbanização das entradas da cidade, na região sul. Mas discorda frontalmente da implantação de mão única na avenida Marcus Cherém, acreditando que a medida poderá trazer prejuízos aos comerciantes instalados naquela via. “Nós precisamos facilitar a vida das pessoas” – disse o parlamentar.
Disputa
Duas chapas vão disputar as eleições da OAB Uberaba este ano. De um lado, a chapa União e Trabalho, liderada pelo advogado Eduardo Azank, tendo como companheiros Rodrigo Corrêa Vaz de Carvalho (vice-presidente), Flávia Elias Fachineli (secretária-geral), Ariete Gonçalves Miziara (secretária-geral adjunta), Paulo Roberto Alves Pimenta (tesoureiro). De outro, a chapa Direito no Peito, composta pelos advogados Ricardo Perdigão (presidente), Patrícia Teodora da Silva (vice-presidente), François Silva Ramos (secretário-geral), Flávio Araújo Lemes Ferreira (secretário-geral adjunto), Roberta Toledo Campos (tesoureira). As eleições na Seccional da OAB de Minas Gerais estão marcadas para o dia 24 de novembro. Em nível estadual, três candidatos disputarão a Presidência da Ordem: Sérgio Murilo Braga, Sérgio Leonardo e Raimundo Cândido Júnior.