ALTERNATIVA

Projeto tenta diminuir distância entre postos e mananciais

A Aspetru pontua em nota encaminhada à imprensa (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 31/01/2014 às 10:31Atualizado em 17/12/2022 às 09:44
Compartilhar

Gê Alves – redatora interina

gealves13@gmail.com

Promete polêmica a reação da Associação de Revendedores de Derivados do Petróleo (Aspetru) em torno de projeto enviado dia 27 à Câmara. É que o PL 005/2014 altera para menor a distância mínima entre postos de combustíveis e “mananciais, cursos d’água, lagos, lagoas e reservas ecológicas”. Conforme o regramento em vigor, tais empreendimentos devem estar há pelo menos 200 metros de áreas alagadas. Com o projeto, a Prefeitura diminui para 100 metros. Realmente um grito interessante e de alto alcance coletivo diante de um retrocesso.

Carta aberta

A Aspetru pontua em nota encaminhada à imprensa que é a favor de modernização da legislação, desde que não impacte negativamente no meio ambiente. A entidade questiona a iniciativa sem ouvir o segmento, bem como a não discussão pública, ao passo de tratar-se de tema que interessa a toda a comunidade, e pede que a Curadoria do Meio Ambiente/Ministério Público intervenha. Os vereadores retomam as atividades de plenário na segunda-feira, após o recesso de fim de ano. Na mensagem encaminhada ao Legislativo, a Prefeitura alega incongruência com o Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conama. Por outro lado, sabe-se que cidades da região, como Uberlândia, por exemplo, trabalham justamente no sentido de maior rigidez quanto à questão.

 

Marketing

Dois dias depois da polêmica envolvendo a presidente Dilma, que no sábado aportou aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) em Portugal, onde não tinha agenda oficial, jantando e se hospedando em estabelecimentos de luxo, o prefeito Paulo Piau anunciou férias relâmpago. E o fez com informação à imprensa, apontando suspensão da remuneração relativa aos dias de descanso. Mais que isto, ainda aproveitou para permitir ao vice, Almir Silva, o gosto da cadeira e da caneta de prefeito.

Bobagem

Nem precisa de levantamento oficial para saber que saúde e segurança são os dois itens que mais preocupam a população de norte a sul do país. A gente sente isto na pele. Acompanhar a guerra de braço travada entre os representantes da Saúde do Estado e do município em torno de um tema tão urgente como a dengue dá desânimo, ao passo que o que todos nós queremos e precisamos são de soluções. Um desrespeito total.

Foi pressa? – A bela e nova sede do Arquivo Público, inaugurada ao apagar das luzes da Administração passada, bem às vésperas das eleições, apresenta problemas estruturais de fazer dó. Para começar, a capacidade do sistema elétrico está bem distante do necessário. Acreditem! Lá foram disponibilizados 60 amperes, enquanto o necessário não poderia ser inferior a 400 amperes. Isto sem falar nas infiltrações, diante de calhas muito antigas, ainda de amianto.

Correções – Ali no Arquivo Público estão guardados documentos que contam a história da cidade. São verdadeiras relíquias, nossa memória coletiva. E daqui a pouco para lá deverá ser levado o acervo do extinto e centenário jornal Lavoura e Comércio. Para garantir que as 2,7 mil edições sejam guardadas em segurança, a diretora Marta Zedinik Casanova corre contra o tempo para corrigir vícios de uma construção nova.

Beraca

O superinvestimento oficializado há alguns dias já era para ter ocorrido há mais de um ano. Na verdade, a previsão inicial era de conclusão do empreendimento ainda em 2012. Quando assinava Umas & Outras trouxe a informação em 16 de dezembro de 2011 (naturalmente que sem os detalhes que pudessem atrapalhar qualquer coisa). Vejam: “...o Governo do Estado... anuncia instalação em Uberaba de empresa brasileira reconhecida internacionalmente e já com sete unidades instaladas. Atua na área química com baixo impacto ambiental. O investimento é de algumas dezenas de milhões de reais e operação já começa no fim de 2012”.

Emperra

Pelas informações que dispunha não era difícil imaginar que a coisa relacionada à empresa brasileira, grande, muito reconhecida internacionalmente, com enorme potencial e mais de 50 anos de história, se arrastaria. O projeto foi tocado unicamente no Indi, sendo acertados todos os detalhes quanto a tratamento tributário, licenciamento ambiental, BDMG, etc. Na hora de escolher o terreno, como era preciso presença no Distrito Industrial, o empresário veio a Uberaba, em sigilo. Ele viu o terreno, mas a Prefeitura à época não pôde fazer a doação em função de pendências antigas com a Codemig. Depois de um ano, finalmente tudo foi acertado. Sem a PMU, a empresa comprou o terreno da Codemig. Neste tempo todo não houve qualquer participação do município.

Na prática

O importante, agora é que, com atraso ou sem atraso, o negócio Beraca Sabará Químicos e Ingredientes S.A. fluiu e efetivamente será implementado, gerando emprego e renda para nossa cidade, para o nosso povo. O atual prefeito garantiu acesso viário pavimentado e iluminado, terraplenagem, ligação de água e esgoto e isenções tributárias.

Celebração

Enquanto assistimos nos últimos anos ao fechamento de diversos hospitais na cidade, reduzindo o número de leitos e gerando um grande gargalo na saúde, o Hospital São Domingos completa 54 anos de atuação. A data será comemorada hoje com missa na capela do hospital.

 

Reforço - E ainda neste assunto, Saúde, a boa notícia é a contagem regressiva para a inauguração, em março, da megaestrutura do Mário Palmério Hospital Universitário. Enquanto as obras terminam, o pessoal vem sendo treinado. Ontem, o reitor da Uniube, Marcelo Palmério, abriu o segundo encontro técnico com os colaboradores com foco na qualidade e segurança, com redução e gerenciamento de riscos na assistência ao paciente, na prática dos profissionais e no ambiente hospitalar.

 

Vou com vocês até sábado. Vamos juntos!?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por