ALTERNATIVA

Promotor de Justiça indignado

Para André Tuma, não pode imputar o esvaziamento do carnaval à Vara da...

Lídia Prata
Publicado em 23/02/2012 às 11:07Atualizado em 17/12/2022 às 08:32
Compartilhar

Epílogo carnavalesco I

Promotor de Justiça André Tuma manifesta-se indignado com as críticas direcionadas à Vara da Infância e Juventude em Uberaba, com relação à presença dos menores de 18 anos no carnaval promovido pela Fundação Cultural este ano. Segundo explicação do representante do MP, “o que foi proibido pela Vara da Infância foi a participação de menores de 18 anos de idade nos shows carnavalescos, promovidos no CentroPark. Isso se deu em virtude do horário em que os mesmos iriam começar, vez que a Portaria Judicial que regulamenta a matéria (desde o ano 2000) proíbe tal participação em bailes noturnos, assim entendidos como aqueles que se iniciam a partir das 20h”. A participação das crianças em desfiles de escolas de samba e blocos carnavalescos não foi proibida – frisa o promotor. Conclusã um erro de interpretação da ordem judicial por parte dos organizadores do carnaval acabou proibindo criança em tudo.

Epílogo carnavalesco II

Para o Promotor André Tuma, “não se pode imputar o esvaziamento do carnaval uberabense à Vara da Infância e Juventude. Ora, não houve, dentro da programação fornecida pela Fundação Cultural de Uberaba, nenhum evento destinado ao público jovem”. E acrescenta: “se a proibição da entrada e frequência de menores de idade nos bailes da cidade causa tamanha devastação populacional no evento, a ponto de tentarem justificar o pouco público com referida proibição, talvez seja a hora dos organizadores mudarem o foco de suas atenções e realizarem programação específica para menores de 18 anos”.

Epílogo carnavalesco III

Confirmando que o pedido de alvará judicial foi feito em cima da hora pela Fundação Cultural (embora essa não fosse a primeira vez que a entidade estava promovendo carnaval na cidade), o Promotor Tuma atribui o resultado negativo às falhas na organização, especialmente de divulgação, assim como à falta de contratação de artista de expressão no cenário musical, o que enfraqueceu o apelo popular do evento. “Parece-nos, enfim, que o contexto é um pouco mais complexo do que se tentar achar um bode expiatório para a situação” – reforça o Promotor.

Bomba

A enquete do JM Online ontem foi: “Na sua opinião, o carnaval de rua de Uberaba deveria ser transferido do CentroPark para a avenida Leopoldino de Oliveira, como era antigamente?” Dos 880 votos computados até o fechamento da coluna, 63% responderam “sim”.

Modelo

Para encerrar essa novela, vai aqui uma dica ao próximo prefeito de Uberaba, que assumirá o cargo a 40 dias do carnaval de 2013: mude o formato da festa. Promova um evento popular, em local de fácil acesso, e divulgue a programação com “força”. Chega de apostar apenas em desfiles de escolas de samba. Isso é para Rio e São Paulo!

Conquista

O Secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, e o presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves, assinaram na semana passada o Termo de Cooperação Técnica para construção de salas de atendimento para os advogados nas unidades prisionais, reforma dos espaços já existentes e dos parlatórios. As obras serão realizadas com recursos da OAB/MG e será utilizada a mão de obra dos presos.

Mudança

Começa hoje a tarifação nos estacionamentos do Shopping Uberaba, depois de 90 dias de adaptação ao novo sistema. A partir desta quinta, somente a permanência dos veículos por até 20 minutos será isenta de cobrança.

Vá pescar!

Até o fim do mandato da presidente Dilma Rousseff, o governo quer transformar 400 mil pessoas dependentes do Bolsa Família em microempreendedores individuais. Difícil missão, porque nem todos nascem com vocação para os negócios. Mas já é um alento pensar que estamos deixando de dar o peixe para ensinar cada um a pescar com as próprias mãos.

Point

Na terça-feira gorda de carnaval, tinha mais gente comendo pastel na Banca do Edmur do que no carnaval improvisado pela Fundação Cultural, do lado de fora do Mercado Municipal...

Devagar com o andor...

Prefeitáveis Fahim Sawan (PSDB) e João Franco (PDT) foram ao CentroPark no carnaval e insistiram para ter seus nomes anunciados no microfone. Não conseguiram. Convenhamos: como não detêm cargos públicos, não havia razão para o registro de presença dos dois pré-candidatos pelo sistema de som.

Pra pensar

Uma jovem de 21 anos foi morta na madrugada de ontem, numa festa de carnaval de rua em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, após reagir a uma cantada que recebeu de um desconhecido. A moça não teria gostado da maneira grosseira como foi abordada e deu um tapa no rosto do sujeito. Ele sacou o revólver e assassinou a moça à queima-roupa! De que vale a vida mesmo???

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por