Insegurança nos eventos
Há tempos esta coluna vem batendo na mesma tecla: a falta de segurança nos eventos está passando dos limites. Promotores de shows e festas voltadas para o público jovem em Uberaba estão mais preocupados com a venda de convites do que com a segurança dos convidados. Querem vender e lucrar. Não têm a menor preocupação em salvaguardar a vida das pessoas. Não se preocupam com a segurança no local do evento. Colocam ali meia dúzia de “seguranças” mal preparados para “vigiar” palco ou o acesso dos convidados. E nada mais. Entra quem quer, do jeito que quer, portando o que bem entender, e fica por isso mesmo. Não raro, maus elementos entram armados de revólver e de más intenções. Num show, quinze dias atrás, um cidadão disparou tiros para o alto e só não provocou uma desgraça lá por pura sorte. No domingo, porém, a situação foi mais grave, com disparos efetuados contra um vigilante durante show realizado em boate em plena Santos Dumont. Não pode continuar assim.
Cassação de alvarás
Da mesma forma como a Prefeitura interditou o circo por falta de alvará de segurança, deve agir contra proprietários de estabelecimentos onde acontecerem crimes, tentados ou consumados. Idem com promotores de eventos que não garantem a segurança dos seus clientes. Só o poder público pode impedir esses cidadãos e empresas de continuar colocando a vida das pessoas em risco. É o mínimo que se pode exigir para que os promotores de eventos tomem as medidas de segurança necessárias. E mandar para eles a conta do combustível gasto pela viatura do Samu que socorrer vítimas, assim como as horas dos profissionais de saúde destacados para o atendimento. Quem sabe mexendo no bolso eles criam “juízo”!
Abrindo fogo
A Praça da Mojiana, alvo de constantes reclamações por causa da desordem generalizada nos finais de semana, será tema de reunião entre o comandante da 5ª região da Polícia Militar, cel. Laércio dos Reis, e o prefeito Paulo Piau. O comandante prega melhor utilização da praça pelo poder público, transformando o local num centro de lazer para as famílias.
Nova adutora - Nenhuma empresa daqui conseguiu se credenciar na licitação feita pelo Codau para a execução das obras da adutora do rio Claro. Seis empresas, sendo duas de São Paulo, duas mineiras, uma goiana e outra catarinense estão na disputa. Essa adutora permitirá captar 800 l/s de água do rio Claro e reforçará a vazão de captação para abastecimento em Uberaba.
Bomba! – Dos 1.919 internautas que votaram na enquete do JM Online semana passada, 62,2% consideraram “péssimos” os serviços de telefonia celular em Uberaba. Apenas 3% acham que estão “ótimos”!
Novo drama
Advogados militantes na Comarca estão em polvorosa. Entrou em vigor ontem o criticado Jippe, Justiça Integrada ao Povo pelo Processo Eletrônico. Com isso, todas as ações que se iniciam já na 2ª Instância – mandados de segurança, habeas corpus e agravos de instrumento, que representam 50% da massa de processos que ingressam no TJMG – passam a ser geradas eletronicamente. Num segundo momento, ainda sem prazo definido, toda a comunicação entre as 296 comarcas mineiras e o Tribunal será informatizada. Mas só Deus sabe quando...
Socorro
A OAB/Uberaba está preparando um curso de capacitação aos advogados para entender o Jippe. A chiadeira anda generalizada entre os advogados, desde que o Jippe foi anunciado como a “redenção da lavoura”.
Reforços
O mall do Shopping Uberaba ganhou reforço importante no segmento de moda, com a inauguração da loja A’doree, multimarca que inclui grifes como Cantão, Farm, SHOP126, Angel, Guess e Enjoy. Em breve será a vez de My Place e, ainda, World Tennis Classic, que traz uma proposta muito interessante para “vestir” os pés com opções esportivas sem pecar na elegância. Também está chegando a My Store, revenda autorizada Apple. Ah, e o PAE - Posto de Atendimento Eletrônico do Banco do Brasil.
Sucesso
Se tem um segmento que não pode se queixar de crise é o de shopping centers. Além das centenas de empreendimentos inaugurados recentemente pelo país afora, os mais tradicionais não param de ampliar o mall. Em Ribeirão Preto, por exemplo, o shopping mais antigo já concluiu a 8ª expansão para abrigar mais e mais lojas. Até a Sephora vai abrir loja lá.
Correção
Leitora da coluna corrige: não foram vândalos que detonaram a estação de BRT próxima ao Estádio Uberabão. Diz a leitora: “Quem fez a bagunça nos tapetes foi a equipe que veio instalar umas plataformas, por onde as pessoas vão entrar nos ônibus. Eles inclusive levantaram a estação e largaram deste jeito. Quando chove fica acumulando água embaixo dela. Ver este monstrengo já é uma tortura, observar que fica acumulando água pra criar mosquito da dengue é mais horrível ainda”.
Salve-se quem puder! - E para continuar a violência na semana pré-carnavalesca, ontem teve um tiroteio pavoroso no bairro Boa Vista, em plena luz do dia, com registro de morte. No quesito violência, Uberaba está virando filial do Rio de Janeiro. Daqui a pouco não vamos poder sair de casa...