Dinheiro
Ex-deputado estadual Tony Carlos comemora mais uma vitória, mesmo longe de BH e dos corredores palaciano. Ontem foram liberados mais de 400 mil reais pelo Estado para Uberaba, fruto de emenda parlamentar por ele apresentada durante seu mandato. Os recursos destinam-se à compra de medicamentos para a Saúde.
A hora é essa
Projeto de lei que institui o novo Plano Diretor de Uberaba já está disponível no site da Prefeitura para conhecimento de quem se interessar. Como ainda está apresentado em forma de “minuta”, cabe à população se inteirar das propostas, discuti-las e até mesmo sugerir supressões de textos ou inclusões. O projeto chegou à Câmara Municipal, está passando agora pelas Comissões legislativas e, por enquanto, não se sabe se haverá audiência pública para tratar especificamente das questões nele colocadas. Embora seja um tema de fundamental importância para a vida de todos nós, cidadãos, poucos se interessam em ler e entender o que o Executivo está propondo para o direcionamento do futuro de Uberaba.
Sem data
Projeto de lei que modifica o Plano Diretor atual ainda não tem data para ser votado pela Câmara Municipal. Certamente ficará para o segundo semestre, considerando que agora os vereadores somente se reunirão nos dias primeiro, 2 e 3 de julho. Por se tratar de um assunto complexo, que demanda estudo, análise técnica e discussão, seria precipitado incluir o projeto de lei do PD nessas próximas três sessões. Assim sendo, nossos vereadores bem que poderiam aproveitar o recesso de julho para esmiuçar a proposta com assessoramento técnico de entidades de classe representativas dos mais diversos segmentos, a fim de definir um texto final consistente e plural.
Rumo ao futuro
Nas diretrizes para o planejamento de futuro, o Plano Diretor estabelece diretrizes para vários setores. Aborda especificamente o projeto Intervales, fala em desenvolvimento regional (e não apenas municipal) e criação de um polo de turismo em Peirópolis, com participação popular. Aliás, em matéria de turismo, o PD propõe incentivo até mesmo à pesca esportiva no município.
Excessos
Passando os olhos no projeto de lei do novo PD, chamam a atenção algumas propostas um tanto desnecessárias, ou impertinentes ao conteúdo que deve guiar um Plano Diretor. O texto abre de tal forma o leque que inclui até mesmo previsão para o funcionamento de feiras livres, igualdade de gêneros e empoderamento de mulheres e meninas. A inclusão dessas questões só faria sentido se estivessem associadas a programas específicos associados, salvo melhor juízo.
Grupo de estudos
Professores e alunos dos cursos de Arquitetura e Engenharia da Uniube formaram grupo de estudos para analisar a minuta do projeto de lei do novo Plano Diretor, especificamente no que se refere ao uso e parcelamento do solo. O trabalho poderá ser de grande valia para os vereadores, na análise do projeto de lei.
Povo doente
A julgar pelo número de farmácias em funcionamento ou prestes a abrir as portas na cidade, assim pelo volume de pacientes que passaram pelas UPAs este ano, pode-se dizer que a população de Uberaba está doente. Para se ter uma ideia, as duas UPAs registraram cerca de 25 mil atendimentos de janeiro até agora, enquanto a Upinha do Hospital da Criança já bateu a marca de 7 mil atendimentos desde sua inauguração. Isso considerando apenas atendimentos pelo SUS, sem contar atendimentos na rede particular e pelos planos de saúde.
Números graúdos
A produção hospitalar do município pelo Sistema Único de Saúde totalizou até abril 8.257 procedimentos. Em tratamentos clínicos, o quadrimestre fechou com 2.804, além de outros 708 na área da Oncologia e 158 na área da Nefrologia. Chamam a atenção, ainda, os números de tratamentos relacionados a envenenament 166.
Mais gente
Os quatro primeiros meses deste ano registraram 517 partos realizados na rede pública em Uberaba. No total, o Município (via SUS) custeou nada menos do que 4.471 cirurgias, nas mais diversas áreas, desde cirurgias do aparelho digestivo até transplantes de órgãos.
Chega!
Não bastasse o excesso de semáforos sem sincronismo nas ruas da cidade, os motoristas ainda têm de aturar um exagero de “pedágios”, ambulantes e malabaristas a cada esquina. No centro, andar de carro virou um tormento, principalmente se você tem pressa para chegar ao destino. Não é possível que as nossas autoridades achem essa situação “normal” a ponto de continuarem inertes...
Viva!
Com direito a pula-pula, pipoca e algodão doce, a avenida Interbairros será inaugurada no próximo sábado, dia 29. Merecia até foguetório para comemorar essa inauguração, tão demorada e “enrolada” foi essa obra...