Um dia históric nesta quinta-feira o Governo Federal vai confirmar oficialmente a prorrogação do prazo para implantação efetiva da ZPE em Uberaba. No final da tarde desta quarta-feira o deputado federal Franco Cartafina recebeu a confirmação do Palácio do Planalto, adiantando o que será oficializado na reunião virtual marcada para às 14h30 desta quinta-feira, entre representantes do Ministério da Economia com a prefeita Elisa e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos. Em entrevista à Rádio JM, antes de saber da reunião, Rui Ramos reforçou que vinha mantendo contatos diários com Brasília, acompanhando a tramitação do pedido de prorrogação do prazo, feito no dia 10 de junho.
ATO POLÍTICO
Para a reunião de confirmação da ZPE de Uberaba, o governo Bolsonaro convidou todos os prefeitos e deputados federais da região. Não está confirmada a participação do Presidente da República.
Claro que o Planalto quer capitalizar para Bolsonaro a confirmação da ZPE, mesmo sabendo que é apenas uma autorização oficial para prorrogação de prazo para viabilização do condomínio. Mas, por outro lado, uma reunião assim mais ampla não deixa de ser uma bela oportunidade para Uberaba fazer seu marketing, como sendo a primeira cidade mineira a iniciar efetivamente o processo de instalação do condomínio da Zona de Processamento de Exportações.
ALÍVIO GERAL
Secretário Rui Ramos respirou aliviado quando teve a confirmação de que a prorrogação do prazo havia sido autorizada. “Tirei um peso das costas” - me disse agora a pouco. E que peso! Mais cedo, durante a entrevista à Rádio JM, o secretário havia revelado que até fotos aéreas do imóvel escolhido para a ZPE foram anexadas ao pedido de prorrogação do prazo para a implantação dos 10% do projeto, conforme exigido por lei. Antes e depois, tudo documentado, passo a passo, para provar que o município está fazendo o dever de casa. Lembrou, ainda, que a pandemia atrasou todos os projetos no país e não apenas o da ZPE. Deu certo! Aleluia!
BATOM POR ÚLTIMO
Alterações substanciais no projeto do loteamento da Zona de Processamento de Exportações poderiam atrasar ainda mais o processo, que já estava com prazo curtíssimo quando Elisa assumiu a Prefeitura. Por essa razão, Rui Ramos disse que o governo se ateve aos aspectos legais e burocráticos, para destravar a documentação e iniciar finalmente a obra. Por isso, o pórtico de acesso ao condomínio ZPE será por uma avenida interna e não pela rodovia. O secretário concorda que a ZPE precisa ter uma visibilidade maior, especialmente para quem trafega pela BR 050. Para tanto, ele já pediu para a Secretaria de Serviços Urbanos roçar uma faixa paralela à rodovia, e vai instalar uma placa para informar que naquela área está nascendo a futura Zona de Processamento de Exportações de Uberaba.
CAMINHANDO
A propósito, o secretário de Desenvolvimento Econômico garantiu que todos os projetos deixados pelos governos anteriores estão tendo andamento na gestão Elisa. Nada foi engavetado, nem o projeto Intervales, que propõe a construção de um aeroporto internacional de cargas e passageiros no Cinquentão. Disse, também, que já retomou as tratativas com os grupos interessados no projeto e com outros que surgiram mais recentemente. Sinal de que o Intervales tem futuro. Se há interessados no projeto é sinal de que o Intervales tem futuro. Claro que esse projeto não será viabilizado a curto prazo. Mas é preciso plantar a semente agora para ver a árvore dar frutos daqui 10 ou 20 anos.
MAIS RÁPIDO
Tem mais ou menos duas décadas que se fala em gasoduto em Uberaba. Porém, somente agora esse projeto parece ter chances de realmente deslanchar, de acordo com a avaliação do secretário Rui Ramos. Há duas possibilidades embaladas pela onda das termelétricas autorizadas para o país, sendo uma prevendo a vinda do gás de São Carlos, que é o projeto da TGBC, e outra com o gás vindo por dutos diretamente de Paulínia (SP), projeto este que o secretário acredita ser o mais seguro pelos estudos que ele próprio fez.
IN LOCO
Técnicos do INDI desembarcam em Uberaba nesta quinta-feira para reunião com a prefeita Elisa. Na pauta, uma série de projetos que o governo municipal pretende apresentar para obter o aval do Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais, inclusive na área do agronegócio. A equipe vai visitar in loco as obras da fábrica de latinhas da Crown, também.
HOMENAGEM
Na tarde desta quarta-feira, o busto de Dom Benedito Ulhôa Vieira foi instalado no antigo Seminário São José, hoje sede da Cúria Metropolitana. Dom Benedito foi um dos bispos mais atuantes e queridos pelos católicos dentre os que já passaram pela arquidiocese de Uberaba, e em 2020 completaria 100 anos. A homenagem traduzida no busto teve de ser adiada, em razão da pandemia. Mas agora está lá, olhando de frente para a Praça Dom Eduardo.
LAB MÓVEL
Com o perigo real da variante Delta batendo à nossa porta, devido à proximidade com São Paulo, vem de lá uma iniciativa arrojada do Instituto Butantan. O LAB Móvel não é exatamente inovador, já que países de primeiro mundo exibiam laboratórios itinerantes desde o início da pandemia, em 2020, para agilizar a testagem da população. Ainda assim, é uma iniciativa interessante e que, finalmente, está criando corpo no Brasil. A ideia é que seja feito o sequenciamento genômico das variantes que circulam pelo território paulista, diminuindo para 3 a 6 dias o prazo para um processo que dura de 10 a 12 dias.
TERCEIRA DOSE
E por falar na Covid-19, nenhuma surpresa com a declaração do governador Romeu Zema (Novo) sobre a possibilidade de aplicar mais uma dose de reforço em quem, em tese, já deveria estar completamente imunizado. O debate tem ganhado força mundo afora com diversos estudos sendo conduzidos para avaliar a eficácia das vacinas contra as variantes que têm surgido, em especial a Delta, que vem deixando todo mundo de cabelos em pé. Países como Israel, França e Rússia já adotaram a dose extra para sua população e Reino Unido e Alemanha também já anunciaram que seguirão pelo mesmo caminho. Inicialmente, a CoronaVac e a Pfizer são as que mais estão sendo pesquisadas para a possibilidade de aplicação da terceira dose, com o objetivo de multiplicar a produção de anticorpos. No Brasil há duas correntes simultâneas. O Ministério da Saúde já anunciou que vai realizar pesquisa em parceria com a Universidade de Oxford, para investigar a possibilidade da terceira dose para a CoronaVac. Além disso, a Anvisa autorizou estudo para avaliar a segurança e eficácia de uma injeção extra da Astrazeneca. São duas estratégias em estud usar mais uma dose da mesma vacina tomada anteriormente ou a combinação chamada heteróloga, que é quando se usa um imunizante diferente do anterior. Mas, uma coisa é unanimidade: antes de se pensar na terceira dose, precisamos terminar a imunização em massa da população com as duas doses regulamentares (ou dose única, no caso da Janssen). E foi nesse sentido a fala de Zema, afirmando que se Minas conseguir vacinar a população adulta até setembro, que é a previsão, a partir de outubro já será possível pensar em vacinar os menores de 18 anos e aplicar a terceira dose. Para isso, no entanto, é preciso que ambas as situações sejam liberadas por quem realmente entende do assunto.
PONTA DA LÍNGUA
A possibilidade de aplicação da terceira dose da vacina contra Covid deve ser amplamente discutida em coletiva de imprensa convocada pelo secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, para esta quinta-feira. Além da perspectiva do avanço da Covid-19 e da progressão de ondas pelo Estado, há expectativa que o secretário fale sobre a chegada de doses e vacinação (com a terceira dose ou não).
ENQUANTO ISSO...
Diretor-geral da ONU, Tedros Adhanom, divulgou ontem um apelo internacional pela "reversão urgente" do envio de doses. Reconhecendo a preocupação geral com a variante Delta, ele pede que os imunizantes sejam destinados às nações que estão tendo maior dificuldade em proteger a própria população. Uma espécie de Robin Hood das vacinas. A intenção é que os países mais ricos só possam comprar mais doses quando todos os países, sobretudo os mais pobres, tenham conseguido imunizar pelo menos 10% da população.
RACIONAMENTO COMEÇOU
Tem gente que continua não querendo entender a necessidade de economizar água. Tem coisa mais fora de moda do que ficar lavando calçada? Entre um desperdício e outro do povo uberabense, a Codau anunciou hoje o primeiro racionamento de água do ano.
Foram fechados três centros de reservação, os dos bairros Abadia, Gameleiras e Valim de Melo. A explicação da autarquia foi de que estavam com níveis de água abaixo do limite de segurança e, por isso, foram fechados por volta de 7h15 da manhã. Voltaram ao meio-dia, mas a distribuição ficou prejudicada em bairros bastante populosos. Já podemos colocar as barbas de molho (sem água), porque ainda não há previsão de chuva tão cedo.
SERTÃO TRIANGULINO
Se alguém souber fazer a dança da chuva, agora seria um bom momento para difundir o conhecimento. Ao Jornal da Manhã, a climatologista Wanda Prata revelou que não há previsão de chuva para os próximos 15 dias. Ela explicou que até houve uma chuvinha isolada no mês passado, que contemplou apenas uma parte da cidade. A perspectiva é que o tempo extremamente seco perdure e também o friozinho não está com a menor pressa de ir embora.