Não passou despercebida a proximidade entre o ex-prefeito Anderson Adauto e o deputado estadual Antônio Lerin, na festa de inauguração do Praça Uberaba Shopping. Embora não tivessem dividido a mesma mesa, os dois circularam lado a lado, cumprimentando os convidados. Se havia alguma dúvida de que os dois vão estar no mesmo caminhão em 2016, agora não há mais.
Mato por todo lado
Ao contrário de edições anteriores nas quais as reclamações contra as UPAS e o BRT dominaram a entrevista do prefeito à Rádio JM, esta semana foi a sujeira da cidade que gerou o maior número de telefonemas dos ouvintes para falar com Paulo Piau. Ao respondê-los, Piau afirmou que também não está nada satisfeito com o serviço de limpeza da cidade. E disparou: “prefeito que não deixa a cidade limpa não serve”. Os assessores que acompanhavam Piau ficaram de cabelo em pé só de pensar nos efeitos dessa declaração em 2016...
Capina química
Mas não parou por aí: o prefeito defendeu abertamente a capina química, que está proibida em Uberaba. Aliás, é uma das poucas cidades brasileiras, senão a única, que enfrenta essa proibição. Segundo Piau, porém, é impossível manter a cidade limpa sem uso de herbicida. Conhecedor do assunto em razão da sua formação profissional, o prefeito assegurou que hoje existem produtos que não agridem o meio ambiente e poderiam perfeitamente ser liberados. É provável que ele tente reverter a proibição, acionando o Ministério Público para rever o TAC da capina química.
Em tudo
A propósito, Piau tem participado de tudo, desde reunião de partido até solenidades diversas. Esta semana ele esteve reunido com peemedebistas na sala Cecília Palmério, da Uniube. Além de Fernando Hueb, novo presidente do diretório municipal, estavam presentes vários peemedebistas da nova geração, lideranças comunitárias e formadores de opinião. O encontro reforçou a intenção de arregimentar pessoas de reconhecida representatividade para integrar os quadros do PMDB em Uberaba. Obviamente com vistas às eleições do ano que vem.
Prestação de contas – Mais de 30 empresários estiveram no final da tarde de quarta-feira, 29 de abril, na Aciu para encontro com o prefeito. Reunião inicialmente foi proposta para discussão de temas palpitantes do dia a dia da cidade, mas acabou criando oportunidade para o prefeito mostrar “a verdade sobre Uberaba”, tema da revista editada pelo seu governo.
Tempo! – Os empresários reunidos na Aciu tiveram pouco tempo para expor suas preocupações. Aliás, a polêmica em torno do esvaziamento do comércio central a partir da implantação do BRT nem entrou na pauta do encontro. Presidente da Aciu propôs apenas a criação de uma lei de incentivos fiscais para atrair empresas de tecnologia para Uberaba e um planejamento eficiente para o segmento de turismo, que anda abandonado pelo governo municipal.
Governador vem
Nada como uma boa noite de sono para fazer a razão prevalecer sobre a emoção. Parece que foi isso o que aconteceu com o governador Fernando Pimentel. Por volta de 11h de ontem ele finalmente voltou atrás e resolveu vir a Uberaba domingo, para a inauguração da ExpoZebu. Vale lembrar que Piau passou toda a quarta-feira pelejando com o governador, tentando fazê-lo reconsiderar a desistência manifestada na véspera, mas não obteve sucesso. Ontem, pelo visto, Pimentel reconheceu que a raiva não é boa conselheira e resolveu manter o compromisso de vir a Uberaba. Menos mal.
Punição
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou o PT a pagar multa de R$ 4,9 milhões por irregularidades nas contas do partido de 2009, reprovadas parcialmente nessa quinta-feira. O TSE considerou que o partido utilizou recursos do Fundo Partidário para pagar um empréstimo fictício contraído no Banco Rural, no período do mensalão. O tribunal também aplicou a sanção de que o PT fique sem receber, durante três meses, as cotas relativas ao fundo partidário, algo em torno de R$ 10,6 milhões.
Sucesso
O jovem Rafael Vittorazze Azola, filho dos amigos Mauro Serra Azola (Fênix Construtora) e Marina, foi o único uberabense aprovado entre mais de 12 mil candidatos que se submeteram ao concurso para Defensor Público em Minas Gerais. Essas conquistas dos filhos enchem os pais de orgulho, com toda razão! Parabéns, Rafael!
Formação de líderes
A Fazu iniciou o processo de reestruturação acadêmica, com consultoria da equipe da Esalq/USP e do Cepea. O objetivo é direcionar o ensino da faculdade para a formação de profissionais com visão de gestão prática e especializada de empresas agropecuárias, bem como a formação de líderes para atuar no Agronegócio. Para atender a este objetivo, o primeiro passo da reestruturação é a formação de um Conselho composto por cinco professores sêniores que ficarão responsáveis por departamentos específicos para a produção de conteúdo e ensino nas áreas de Produção Animal, Produção Vegetal, Gestão do Agronegócio e Tecnologias Agroindustriais e Desenvolvimento e Análise de Políticas de Agronegócios. Novos tempos, novo perfil de profissional para o mercado.