Chance zero
“PSD está mais firme do que nunca em Uberaba!” É o que garante o presidente da Câmara, Ismar Marão, um dos dois vereadores eleitos pelo partido. Segundo ele, o partido está inativo perante a Justiça Eleitoral porque “algumas peças serão trocadas” na nova composição do alto comando da sigla, mas Ismar avalia que o PSD está consolidado aqui, sob a presidência do ex-deputado Marcos Montes, e não deve trocar de mãos.
Questão de estatura
Presidente Ismar Marão não acredita nas comentadas tratativas do senador Carlos Viana para interferir na nova composição do PSD em Uberaba, com intenção de lançar a candidatura do vereador Samuel Pereira a prefeito em 2020. “O senador acabou de chegar ao partido e um senador da República se preocupar com executiva municipal é muito pequeno para ele. Há assuntos mais relevantes para ele tratar em Brasília, como é o caso da reforma da Previdência. E para a nossa liderança maior, que é o presidente Gilberto Kassab, o homem forte do PSD na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba continua sendo Marcos Montes” – analisa o presidente da Câmara. Aguardemos, então, os próximos capítulos dessa novela...
Procura-se
Anderson Adauto não tem a menor chance de disputar as eleições majoritárias em 2020. Está irremediavelmente impedido pela Lei da Ficha Limpa. Afirmação é de um expert em Direito, conhecedor do processo que culminou na condenação judicial do ex-prefeito. Segundo esse especialista, AA não tem mais recurso legal capaz de derrubar a condenação. Daí sua preocupação em conseguir um nome novo para liderar a marcha da oposição, ainda que seja apenas para “cumprir tabela”. Nas eleições do ano que vem, Anderson poderá, no máximo, participar com sua expertise em campanhas eleitorais e como eleitor. Nada mais. A conferir.
Jogando pra galera
Segundo esse jurista, Anderson joga para a galera quando diz que já deu sua contribuição como prefeito e não quer mais disputar a eleição majoritária: “Não é questão de querer. É de não poder. Se ele pudesse, provavelmente entraria na disputa e seria um nome difícil de ser derrotado nas urnas”.
Consultas
Nos bastidores políticos comenta-se que há várias pesquisas de intenção de votos começando a pipocar. Anderson Adauto apareceria entre os três melhores colocados em todos os cenários, bem à frente dos cogitados nomes da “situação” para a disputa da sucessão de Paulo Piau.
Divisão evidente
Se a oposição enfrenta dificuldade para achar um nome para ser o candidato a prefeito, a situação tem outra dor de cabeça para curar: o excesso de pretendentes. Nessa lista estão os presidentes da Codau e da Cohagra, Luiz Guaritá Neto e Marcos Jammal, respectivamente; os secretários de Saúde, Iraci Neto, e o de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes; além do deputado estadual Heli Andrade, o Grilo. Embora seja evidente que o prefeito Paulo Piau tem sua preferência, ele apenas assiste “de camarote” à disputa entre seus aliados, enquanto espera a hora de “secar o bagaço”. É um jogo pesadíssimo, em que conta não apenas o bom desempenho do candidato nas pesquisas, mas sua capacidade de articulação.
Politicando
Semana que vem o tititi político vai se intensificar durante a Megacana Tech Show, em Campo Florido. Além dos maiores expoentes do agronegócio de Minas Gerais e do governador Romeu Zema, políticos de todas as tendências têm presença confirmada. Que tragam muita agulha e linha para as costuras e alinhavos...
Olha a torneira!
De olho nessa seca brava, a Codau põe em prática na segunda-feira o esquema de segurança para garantir água nas torneiras até o fim da estiagem. Embora a vazão do rio Uberaba tenha caído bastante nos últimos meses, o presidente da Codau garante que o volume atual é suficiente para manter o abastecimento da cidade. Mesmo assim, evitar o desperdício de água nesse momento é importante.
Know how
Administração pública de Uberlândia continua buscando know how em Uberaba. Depois da merenda escolar, esta semana foi a vez de virem em busca de informações e experiências sobre a gestão do Licenciamento Ambiental. Uberaba foi a primeira cidade do Triângulo Mineiro a conseguir fazer por si mesma o licenciamento, e desde então tornou-se uma referência para outros municípios. Agora foi a vez de Uberlândia vir buscar expertise aqui.
Cavalgada
Hoje é dia de cavalgada em louvor a Nossa Senhora da Abadia. Concentração está prevista para a porta do Asilo São Vicente de Paulo, às 9h. O foco maior da cavalgada é colaborar com o asilo, através da arrecadação de alimentos, animais para o leilão Arca de Noé e doações para a reforma e adaptação das instalações do prédio de acordo com as normas de segurança dos bombeiros.
O presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel Machado Borges, esteve nesta quinta-feira em Brasília, participando de reunião com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, na qual foram discutidos diversos projetos de interesse do setor, como a ampliação do projeto Genômica para as raças zebuínas. Dali o presidente Arnaldo Manuel e diretores da ABCZ estiveram com o ministro da Justiça, Sergio Moro, a quem entregaram o Mérito ABCZ 2019. Durante a ExpoZebu, o ministro não pôde participar da cerimônia oficial de homenagem. Na foto, o ministro com o presidente Arnaldo Manuel, o superintendente Jairo Borges, o procurador Cláudio Fontoura e o deputado federal Abelardo Lupion