Haja paciência!
PMDB e PT estão cozinhando em banho-maria a indicação de seus membros para compor a Comissão Especial que será criada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 68/14. A PEC vai autorizar o governo estadual a alterar a composição de sociedades de economia mista e empresas públicas controladas pelo Estado, bem como alienar suas ações. Essa PEC está sendo tentada pelo governo mineiro justamente para viabilizar a associação da Cemig com a companhia espanhola Gás Natural Fenosa (GNF), através de transferência de ativos da Gasmig.
Questiúnculas eleitorais
Questões eleitorais menores movem PT e PMDB nesse corpo mole para indicar membros para a Comissão Especial na Assembleia Legislativa de Minas, justamente porque a PEC é iniciativa do governo tucano. Com essa postura, tanto o PT quanto o PMDB colocam os interesses eleitorais acima do interesse dos mineiros, atrasando a construção da estrada do gás em Minas. Essa associação da Cemig com a Fenosa, como se sabe, é fundamental para viabilizar os investimentos na construção do gasoduto e, por tabela, a planta de amônia da Petrobras em Uberaba, além de levar desenvolvimento para todos os municípios por onde o gás passar. Um absurdo essa atitude do PT e do PMDB, justamente o partido do prefeito de Uberaba...
Faça o que eu digo, não o que faço...
PT e PMDB fazem corpo mole em Minas para o aporte de capital externo nas empresas daqui, mas se esquecem que, em nível nacional, o governo Dilma também capta recursos no exterior para alavancar investimentos em obras federais, como portos, aeroportos, etc. Já temos até empresas estrangeiras administrando rodovias federais. Então, por que Minas não pode ter capital espanhol para viabilizar o gasoduto? Parece incoerente PT e PMDB obstruírem essa associação da Cemig com a Fenosa...
Estilo – Já está em estudos o layout dos ônibus do BRT. Como serão ônibus rápidos em linhas especiais, os veículos receberão cores e padrões diferentes dos outros coletivos urbanos, para facilitar a identificação pelos usuários.
Nomes – Assim como nos grandes centros, as estações do BRT ganharão nomes de uberabenses ilustres. A lista para as homenagens está sendo elaborada, mas a palavra final será do prefeito Paulo Piau.
Resultados
Pouca gente conhece ou usa os serviços do Pace (Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual) da Aciu. Mas são surpreendentes os resultados obtidos desde que o Pace foi criado, em 2011. Apenas para a Prefeitura de Uberaba o Pace conseguiu realizar 8.393 acordos com contribuintes inadimplentes, recuperando para os cofres públicos mais de R$ 8 milhões que estavam “perdidos”. As empresas uberabenses precisam “descobrir” esse serviço de recuperação de crédito, que é gratuito e eficiente.
Conciliações
Entre 2011 e 2014, o Pace também realizou acordos para empresas associadas da Aciu. No total, entre PMU e terceiros, foram realizadas 10.632 sessões de conciliação, tendo um percentual de 92% de audiências frutíferas, que resultaram na recuperação de mais de R$ 10 milhões sem que as partes precisassem recorrer ao Poder Judiciário. Com números como esses, não é de se admirar que o Pace de Uberaba seja referência nacional, tendo recebido por três anos consecutivos o Prêmio Conde dos Arcos, que é realizado pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial, ao qual concorrem todas as associações comerciais do Brasil.
Tudo ou nada
Mais um dia de sofrimento para os milhões de torcedores brasileiros, com a partida desta tarde entre o time de Felipão e a seleção da Colômbia. Como andou circulando nas redes sociais, o brasileiro tem de trocar o chope pelo desfibrilador na hora do jogo. Haja coração!
Onde?
Prefeito Paulo Piau vai assistir ao jogo entre Brasil e Colômbia, logo mais, no Bar do Luizão, no conjunto Manoel Mendes. O Bar do Luizão é um dos participantes do Copa no Boteco e vai receber ainda o deputado Tony Carlos e secretários municipais. Pelo visto, o bar vai lotar com a vizinhança na hora do jogo, diante da perspectiva das pessoas falarem “olho no olho” com “quem pode resolver” seus problemas...
Emoção
A propósito, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Abadia ao Centro Administrativo nesta quinta-feira emocionou o prefeito Paulo Piau. Levada pelo padre Júnior até o gabinete, a imagem foi coroada pela primeira-dama Heloisa e recebeu o manto das mãos do prefeito. Devoto de Nossa Senhora da Abadia há mais de 10 anos, Piau participa de romaria à Água Suja, embora, ultimamente, não faça mais o trajeto todo a pé em razão de problemas nos joelhos.
Itinerante
Criado pela gestão compartilhada CAA/MG e OAB/MG, o Minas Digital é um projeto que vem fazendo o maior sucesso junto aos advogados mineiros. Isso porque criou mecanismos fáceis e eficientes para possibilitar a transição do meio analógico para o meio digital na forma de advogar. Agora, na segunda etapa do projeto, a Nova CAA criou o Minas Digital Itinerante, para tornar a Certificação Digital do advogado mineiro mais prática, rápida e econômica. A meta é atender as maiores subseções da OAB até o final de 2014. “É imprescindível que o advogado se atualize. Por isso, nos preocupamos com a interiorização deste grande projeto, o Minas Digital”, ressalta o presidente da Nova CAA, Sérgio Murilo Braga.
Força, Brasil!