ALTERNATIVA

Publicação da prefeita gera especulações quanto a legalidade

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 12/06/2023 às 21:51Atualizado em 13/06/2023 às 21:39
Compartilhar

BAFAFÁ DOS BONS
Deu um bafafá danado o vídeo postado pela prefeita Elisa no seu instagram, nesta segunda-feira. Alguns entenderam que se trata de propaganda eleitoral extemporânea. Outros alegaram que ela usou espaço público para autopromoção e até que usou os recursos públicos para produzir o vídeo. Teve até quem lembrou a condenação sofrida pelo ex-prefeito Anderson Adauto por autopromoção nas agendas escolares, comparando os dois casos.

O LADO B
No entanto, em defesa da prefeita há os que argumentam que, no vídeo, Elisa se apresenta no seu local de trabalho, que é o gabinete no Centro Administrativo. Zema, Bolsonaro, Tarcísio e vários outros que recorrem às redes sociais fizeram ou fazem o mesmo. Idem alguns vereadores de Uberaba. Além disso, sustentam que as redes sociais são espaços de autopromoção, vitrines para as pessoas se exibirem aos seus seguidores. Portanto, cada um segue quem bem entende, ou segue as pessoas que lhe interessam. Quem não se interessa pelo que a prefeita fala, que não a siga nas redes sociais. Tem mais: ainda que o vídeo tenha conotação política, é preciso lembrar que ainda não estamos tecnicamente em período eleitoral, capaz de ensejar propaganda extemporânea. É uma propaganda, sim. Mas, tecnicamente, não se pode sustentar que seja propaganda eleitoral extemporânea. Porém, como a prefeita está numa fase ruim junto ao eleitorado (e as pesquisas mostram a reprovação de 84% ao seu governo), é natural que as críticas à iniciativa do vídeo são mais ruidosas que as defesas.  

FOI MAL
Levando a sério a missão de produzir conteúdo para as críticas da oposição (e dos apoiadores também), o instagram oficial da Prefeitura de Uberaba postou nesta segunda-feira a imagem de um carro de som iluminado com luzes coloridas, no melhor estilo “brega forever”, tendo como fundo musical um hit sertanejo. Tudo isso  para enaltecer o Dia dos Namorados. Cá pra nós: seria o instagram oficial da Prefeitura o espaço adequado para uma brincadeira de tamanho mau gosto?

ERROS E ACERTOS
Por falar no governo Elisa, seu líder na Câmara Municipal foi o entrevistado do programa O Pingo do Jota, nesta segunda-feira. Aos microfones da Rádio JM, o vereador Almir Silva ressaltou que a prefeita trabalha muito, é dedicada, quer acertar. “Ninguém assume o cargo de prefeito para errar” – frisou. Arrematou dizendo que todos os prefeitos que já passaram pelo cargo deram sua contribuição, assim como Elisa está fazendo a parte dela.

RETRATO DA HORA
Sobre o elevado índice de reprovação do governo municipal, de acordo com pesquisa JM/Percent, Almir disse que é um retrato de momento. Ele acredita que a partir das entregas que Elisa começar a fazer, irá mudar esse quadro e fechar bem o seu mandato. E mais: segundo o vereador, Elisa tem grandes chances de ser reeleita.

VAI DE VICE?
“Nunca vi ninguém ser candidato a vice”, reagiu Almir Silva, ao ser questionado se gostaria de fazer dobradinha com Elisa em 2024. Almir já foi vice de Paulo Piau e se julga preparado para voos mais altos, o que inclui a disputa pela Prefeitura de Uberaba. No entanto, ele diz que tudo tem seu tempo e, como bom aquariano que é,  faz questão de ser leal ao grupo político do qual faz parte.

NA PAZ
Pacificar a relação entre Executivo e Legislativo não foi tarefa muito fácil – revela Almir Silva, que assumiu a liderança do governo Elisa depois de dois anos tumultuados. “Foi preciso muito suor, saliva e sola de sapato”, conta Almir. Segundo ele, o que realmente fez e faz a diferença é que ele dá atenção a todos os colegas, levando seus pleitos à prefeita. Se são atendidos, aí são outros 500...

CENTRO POP
Uma das boas iniciativas do vereador Almir Silva, ainda em fase embrionária, pretende transformar o prédio em que funcionou a Eletrosom, na avenida Leopoldino de Oliveira, num segundo Centro Popular de Compras (vulgo camelódromo). O imóvel pertence ao Ipserv, o instituto de previdência dos servidores públicos e está desocupado, desde que a rede de lojas anoiteceu e não amanheceu. “Mas precisamos agilizar esse projeto, antes que os chineses tomem conta do espaço” – adverte o líder do governo. A ideia de Almir é criar espaços ali para tirar os camelôs do Calçadão, regularizando a atividade deles, e, ao mesmo tempo, levando movimento ao centro da cidade.

ATRATIVOS
Crítico ferrenho do Comphau, Almir Silva defende a revisão dos critérios para inventariar imóveis na cidade. Hoje há quase 300 prédios nessa situação, criando dificuldades para os proprietários. “Se o Comphau quer inventariar um imóvel particular, que compre, desaproprie, e cuide do imóvel. Não é justo colocar esse ônus nos ombros dos particulares”. Está coberto de razão. “Quantos edifícios e galerias comerciais poderiam ser construídos nos terrenos daquelas casas velhas da Artur Machado que estão inventariadas?” – questiona o vereador. Para ele, o centro da cidade precisa de atrativos para conquistar os consumidores dos bairros. Caso contrário, quem irá descer ao centro, se no próprio bairro onde mora já tem de tudo, ao alcance da mão?

PÉ DE GUERRA
O tempo fechou entre PT/PCdoB e PV depois da entrevista do presidente Glauber Fachinelli à Rádio JM, na sexta-feira. O PT, por exemplo, emitiu nota de repúdio à declaração de Glauber, dando conta de que estaria conversando com os outros dois partidos em Uberaba, já que os três estão federados para as eleições de 2024. O presidente petista, Germano Fernandes, garante que nunca foi procurado por Glauber e defende que ele seja substituído no comando do PV em Uberaba, porque não comunga das mesmas ideologias de esquerda dos outros dois partidos. “Não dá para caminhar com o PV desse jeito”, ressalta Germano. Xiiiiii...

INCENTIVOS
Vencedora de várias licitações da Prefeitura de Uberaba, a Quatro Construções acaba de ser contemplada com a doação de seis lotes no disputado Distrito Industrial II, numa área superior a 15 mil metros quadrados e 10 anos de isenção de IPTU. Ali a empresa se compromete  a investir R$ 1,6 milhão e gerar cerca de 20 empregos diretos e outros 80 indiretos. Já a empresa Equilíbrio Fertilizantes, de Catalão (GO), ganhou mais de 17 mil metros quadrados no DI 3, além de isenção de IPTU e ISSQN, pela contrapartida do investimento de R$ 6 milhões 225 mil, e gerar pelo menos 20 empregos diretos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por