Olha como ficou o trecho entre a Leopoldino de Oliveira e a Governador Valadares, ontem, por volta de 9h! Nem o BRT conseguiu andar na sua faixa exclusiva, tal o engarrafamento
Que confusão!!
Manifestação em torno do Dia da Consciência Negra levou o caos ao trânsito no centro da cidade, na manhã dessa quinta-feira. Nada contra as manifestações. Mas, francamente, foi péssima a escolha das ruas Alaor Prata e Governador Valadares para a manifestação de ontem, pois interferiu negativamente no já complicado fluxo de veículos. Vale lembrar que as recentes alterações no trânsito da Leopoldino de Oliveira e ruas adjacentes limitaram as opções aos motoristas que querem fugir do congestionamento. E aí, quem não tem nada a ver com a manifestação fica “preso” no engarrafamento, perdendo tempo. Em próximas oportunidades, espera-se que a PMU não libere manifestações em artérias cruciais para o trânsito na área central da cidade.
Foco na segurança
Em entrevista à Rádio JM à tarde passada, o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar descartou a organização das apresentações natalinas na Praça Magalhães Pinto, como vinha sendo feito todos os anos. Segundo o tenente-coronel Waldimir Soares Ferreira, a PM está totalmente focada na segurança pública neste fim de ano para barrar ocorrências, principalmente no comércio.
Criminalidade assustadora
O comandante Waldimir confirmou, também, que o 4º Batalhão deve receber reforço de novas viaturas até o final de janeiro, além de efetivo. Isso porque o governador entendeu a necessidade de investir mais na área de Segurança, considerando os elevados números de criminalidade em Uberaba. Para se ter uma ideia, só em homicídios já foram contabilizados 60 este ano.
Longo alcance
Por outro lado, diz o comandante Waldimir que hoje em dia o uberabense pode andar à noite sem medo pela avenida Marcus Cherém, graças ao esquema de policiamento implantado naquela região. Além de um caminhão com câmeras de longo alcance para captar imagens da área, o policiamento foi reforçado com patrulhamento constante a partir das 18 horas. Objetivo é reduzir os índices de criminalidade, tráfico de drogas e prostituição.
Celebração
Os 106 anos do 4º BPM serão comemorados na semana que vem, culminando na sexta-feira, às 19h, com a condecoração de policiais de destaque e parceiros da corporação. Para a solenidade estão sendo aguardados o comandante-geral da PM em Minas e o chefe do Gabinete Militar do governador Fernando Pimentel.
Lições para o futuro
O sufoco passado pelo Codau esta semana, com a demora na entrega do sulfato de alumínio para tratamento da água, deve servir de alerta, segundo o Professor Flamarion Batista Leite, expert em Química. Se o produto líquido depende de frete e reservatórios especiais de capacidade limitada, Flamarion sugere que o Codau volte a comprar o sulfato de alumínio sólido para estoque, uma vez que ele pode ser preparado com a água do Rio Uberaba, a exemplo do que já foi feito no passado pelo próprio Codau.
Na Justiça
Em Sertãozinho/SP, a lei municipal que instituiu o feriado do Dia da Consciência Negra foi anulada por decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, a partir de ação proposta pela Associação Comercial e Industrial. A decisão considera que o município extrapolou os quatro feriados municipais previstos na Lei n.º 9.093/95, segundo a qual “são feriados religiosos os dias de guarda, declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro, neste incluída a Sexta-Feira da Paixão”. Em Sertãozinho já são feriados municipais a Sexta-Feira da Paixão, Corpus Christi, Dia de Finados e o aniversário do município, além do Dia da Consciência Negra, que extrapola esse limite.
Feriado aqui
O feriado desta sexta-feira não fecha o Shopping Uberaba. As lojas estarão abertas das 14h às 20h, e o setor de gastronomia e lazer terá expediente sem alteração. O Papai Noel permanece no seu trono todos os dias até o dia 24 de dezembr de segunda a sábado, das 13h às 21h, e aos domingos e feriados, das 13h às 20h, inclusive hoje.
Integrantes da Chapa de Oposição nas eleições da OAB Uberaba estiveram no Jornal da Manhã na manhã dessa quinta-feira. Os advogados Euseli dos Santos, Jane Fatureto e Wilson Balada foram recebidos pelo diretor Luiz Ciabotti Neto. Eleição para diretoria da Ordem vai pegando fogo nesta reta final. Votação será neste sábado e o voto é obrigatório para os advogados