Desilusão total
Em entrevista à Rádio JM na manhã desta quarta-feira, o presidente da Aciu desabafou: “Fiquei desiludido”. O desapontamento de Manoel Rodrigues Neto está alicerçado na decisão do prefeito Paulo Piau em não atender ao pedido da Aciu para criar um cartão dando direito à compra de material escolar no comércio local pelos pais dos alunos da rede municipal, em vez de fazer licitação. Segundo Manoel, as declarações de Piau justificando a opção pela licitação do material escolar deram a entender que os comerciantes uberabenses exploram seus clientes e não têm produtos de qualidade para vender. Além disso, Manoel citou que a PMU não encontrou respaldo legal para criar o vale material escolar, mas que o governo Pimentel acaba de lançar em BH um cartão auxílio educação, exatamente nos moldes sugeridos pela Aciu para Uberaba. No Município não deu certo, mas no Estado a história foi outra.
Falta de tempo
A Assessoria de Comunicação da PMU avalia que houve erro de interpretação por parte do presidente Manoel Rodrigues Neto, lembrando que a sugestão para a criação do cartão de compra do material escolar nas papelarias locais só não foi viabilizada este ano por absoluta falta de tempo. Mas não está descartada para o ano que vem. A conferir.
Mutirão
Deve começar no dia 1º de dezembro um mutirão para regularização de débitos com o Município, incluindo multas (exceto de trânsito), ISSQN atrasado, IPTU etc. Multas do Procon não entram na negociação. Precisando de reforço de caixa, a Prefeitura deve propor até 90% de desconto em multas e juros para quem quitar os débitos à vista.
Chiadeira previsível
A exemplo do que estão fazendo outros órgãos públicos, a partir do ano que vem a PMU deverá enviar a protesto todos os débitos de contribuintes.
Alerta
Vários clientes de agências bancárias estão sendo surpreendidos com avisos de que a conta foi suspensa porque o CPF do correntista foi cancelado. Quando o correntista vai à Receita Federal descobre que a grafia do nome da mãe estava errada no documento. Mas perde um tempo danado até resolver essa pendência.
Dívida máster
Deu no blog do Lauro Jardim (ex-Veja), no “O Globo”: “A fábrica de amônia da Petrobras: dívida de R$ 400 milhões com fornecedores. A foto acima é do lançamento, em 2014, da pedra fundamental de uma fábrica de amônia da Petrobras, em Uberaba (MG). Dilma Rousseff fez os discursos de praxe. Depois de 35% das obras concluídas, o projeto parou, apesar do lobby pesado de Fernando Pimentel. A Petrobras diz que não tem caixa para terminá-lo. Deixou uma dívida de R$ 400 milhões com fornecedores.” Pois é. A cada dia parece mais distante da realidade esse sonho da fábrica de amônia em Uberaba...
Prontos para agir
Em almoço com Fernando Pimentel, na semana passada, na sede da Fiemg, em Belo Horizonte, o empresário Nagib Facury entregou carta assinada pelo G9 e afirmou pessoalmente ao governador que o grupo está disponível e disposto a ir falar com a Presidente Dilma Rousseff sobre o projeto de amônia para Uberaba. Agora é aguardar pronunciamento do governador e depois rezar aos céus para que Dilma se sensibilize e interceda em nosso favor nessa novela da Petrobras.
Torneiras secas
A suspensão no abastecimento d´água à população uberabense pegou todo mundo de surpresa nesta quarta-feira. Embora o presidente Luiz Guaritá Neto tenha explicado que o problema foi o atraso na entrega do sulfato de alumínio pelo fornecedor, muita gente questionou por que razão o Codau não faz estoque desse produto, já que é fundamental para o tratamento da água que nos fornece. Segundo Luiz Neto, o sulfato de alumínio é líquido e exige armazenamento em tanques especiais, cuja capacidade dá para 15 dias. O Codau sempre fez o pedido ao fornecedor num dia e recebeu o produto no dia seguinte. Desta vez, porém, o pedido feito no dia 9 não chegou no prazo contratual, obrigando inclusive o Codau a notificar judicialmente a empresa. No entanto, ontem à tardezinha, o caminhão com o sulfato já estava entrando na cidade e Luiz Neto acredita que hoje ou no mais tardar amanhã o abastecimento estará totalmente normalizado.
Repeteco
Não é que voltou a aprontar o mesmo cidadão que pelo facebook causou pânico em Uberaba, há dois anos, quando anunciou uma falsa ação do PCC na cidade? Em seu perfil na rede ele alarmou todo mundo, dizendo que a cidade ficaria totalmente sem água por dois dias. Os adversários do prefeito Paulo Piau adoraram e reproduziram o alarme falso nas redes sociais...
Simpósio de ponta
Uberaba sediou no fim de semana um simpósio de cardiologia que reuniu os maiores expoentes do assunto no Teatro Sesiminas. Dentre os palestrantes estavam os uberabenses Romeu Sérgio Meneghello e José Carlos Pachon, dois nomes de primeira linha na cardiologia brasileira e atuantes em São Paulo. O simpósio trouxe ainda Oscar Dutra (Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul), Whady Hueb e Luís Bortolloto (Incor) e Henrique Ribeiro (Universidade de Laval-Quebec/Canadá). A coordenação coube aos professores Luiz Antonio Pertili Resende, Fernando de Martino e Expedito Ribeiro. Para arrematar o evento, tarde de autógrafos do cardiologista Celso Salgado, que sorteou 28 exemplares de seu livro sobre marcapasso entre os participantes.