Caiu na real
Ao contrário do que andou ameaçando, a Presidente Dilma Rousseff não falou em "golpe" no seu pronunciamento dessa sexta-feira, na ONU. Teve juízo (finalmente) e se limitou a dizer que o Brasil vive um momento político grave, mas o país preza a democracia e, por isso, certamente não admitirá um retrocesso. Nem parecia a Dilma que temos visto nos últimos tempos nas aparições públicas, porque, em Nova York, ela conseguiu ler direitinho o seu discurso, sem gaguejar nem saudar o ET, a mandioca e todas aquelas bobagens.
Reta final
É uma pena que o uberabense Maurício Muniz Barreto de Carvalho chegue ao primeiro escalão do governo federal somente agora, às vésperas do provável afastamento da Presidente Dilma. Ele foi nomeado Ministro dos Portos, conforme o colega Alexandre Pereira noticiou em primeira mão na sua coluna dessa quinta-feira. Maurício é um técnico, comandou o “Minha Casa Minha Vida” enquanto secretário-geral do PAC e sempre foi um dos maiores defensores dos interesses de Uberaba em Brasília. Verdadeiramente lamentável que ele cumpra apenas um mandato-tampão, nessa fase de debandada geral de ministros do governo Dilma.
Até tu?
O cerco contra a Presidente Dilma a cada dia se fecha mais. Segundo o jornal O Globo, Guido Mantega negociou pessoalmente “doações de campanha” para a chefa. Essa seria uma das revelações feitas por Mônica Moura, a dona Xepa, mulher do marqueteiro João Santana, que tenta fechar um acordo de delação premiada com a Lava Jato. Tem mais: matéria de capa da revista “Istoé” desta semana revela que Giles Azevedo era o “homem de Dilma” no esquema. Foi o que contou a proprietária da agência Pepper, que disse ter sido orientada por ele a buscar recursos ilegais para as campanhas de Dilma Rousseff.
Perturbador – Enquanto a maioria dos prováveis candidatos a prefeito se articula freneticamente nos bastidores, causa estranheza o silêncio perturbador de Wagner Júnior. Considerado a grande revelação nas eleições municipais de 2012, Júnior deixou Uberaba depois de amargar derrota na disputa para deputado estadual. Mesmo distante daqui, seu nome continua incomodando adversários...
Homenagem - Fabricante de produtos agropecuários Ourofino, o empresário Jardel Massari, de Ribeirão Preto, receberá o Mérito Industrial Fiemg, no dia 2 de junho, em solenidade marcada para BH. Jardel foi indicado pelos sindicatos patronais de Uberaba para a homenagem.
Que exagero!
Não passou despercebida de leitores a publicação no Porta Voz do dia 20, dando conta da compra de 7.650 kg de café para a Secretaria Municipal de Administração, ao preço de R$ 77.953,50, e outros 2.550 kg pela mesma pasta, por R$ 27.540,00. Não bastasse a diferença do preço do quilo unitário nas duas compras, o volume de pó comprado é verdadeiramente assustador. E olhe que estamos no final de abril, restando oito meses para o fim do atual governo, o que pressupõe o consumo desse volume completo de café até lá.
Caneta na mão
Porta Voz também está lotado de notificações a proprietários de imóveis para que providenciem limpeza de terreno e da calçada, construção ou reparos de muros e passeios, retirada de entulho, colocação de números na fachada das casas, etc. O mais interessante, porém, são as notificações a proprietários que abandonaram seus imóveis e agora têm prazo de 30 dias para darem uma destinação útil a eles. Nota 10 para essa medida! Chega de pardieiro abandonado, só causando transtornos à vizinhança.
Listão
Mais de 500 páginas do Porta Voz da véspera do feriado foram consumidas com a publicação de relação nominal de contribuintes em situação irregular perante o Fisco municipal. Já está correndo o prazo para que regularizem o Cadastro Eletrônico de Contribuintes. Na extensa lista dos notificados por edital constam bancos, indústrias, lojas, gráficas, construtoras, transportadoras, agropecuárias, associações de classe, dentre outros. É uma lista quilométrica!
Fora do ar
Bastou a nota publicada por esta coluna para intimidar os picaretas que andaram usando as redes sociais para denegrir o nome do vereador Kaká se Liga. Tiraram as mentiras do ar...
Novos tempos
Enquete dessa semana no JM Online pergunta ao internauta se pretende visitar a ExpoZebu 2016. Por incrível que pareça, 64,4% dos 953 votantes optaram pela resposta “não, pois lá não tem nenhum atrativo popular”. Apenas 17,3% responderam sim, porque acham importante prestigiar os eventos da cidade. Outros 18,2% são indiferentes à ExpoZebu.
Aguardem!
Está chegando a revista mais aguardada do an JM Magazine estará nas bancas na quarta-feira da semana que vem, dia 27. Reserve já seu exemplar!