ALTERNATIVA

Que pressa!

Excesso de antecedência com que Cemig distribui contas deixa uberabenses indignados

Lídia Prata
Publicado em 14/05/2016 às 09:01Atualizado em 16/12/2022 às 18:53
Compartilhar

Fabiano Augusto Martins Silveira, o novo ministro de Estado da Fiscalização, Transparência e Controle da União

Gente nossa

Não é uberabense de nascimento, mas tem laços familiares e afetivos com Uberaba o novo ministro de Estado da Fiscalização, Transparência e Controle da União (antiga Controladoria-Geral da União – CGU). Trata-se de Fabiano Augusto Martins Silveira, 41 anos, sobrinho do juiz federal aposentado e escritor Paulo Fernando Silveira. Fabiano é formado em Direito pela UFMG e pós-graduado na PUC e na Itália. Por dois anos, foi membro do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, liderado pelo procurador-geral da União, Rodrigo Janot. Atualmente servia no Conselho Nacional de Justiça – CNJ, presidido pelo ministro Ricardo Lewandowsky, do Supremo Tribunal Federal. É filho de Afonso Celso Silveira, advogado em Belo Horizonte. Afonso, por sua vez, é filho de uberabenses, nascido em Conceição das Alagoas-MG, e viveu sua infância e juventude em Uberaba-MG, onde estudou.

Muito abuso

Todo proprietário rural mineiro está obrigado a obter autorização estadual para utilizar água em suas propriedades, principalmente após aquela enxurrada de ações civis públicas contra eles propostas, onde o Ministério Público Federal exigia, além da averbação das reservas legais nos cartórios de registro de imóveis, a obtenção de licença ambiental e a autorização para uso ou intervenção nos recursos hídricos. Pois bem. Os produtores rurais da região precisam ir a Uberlândia para pedir outorga ou renovar outorga de água na Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram). Entretanto, quem precisa disso está sendo orientado a chegar àquela Superintendência por volta de 3h da madrugada para postular uma das 40 fichas que são distribuídas diariamente. Verdadeiro absurdo! Ressuscitaram a fila do INPS de antigamente...

Desrespeito ao contribuinte

Leitora da coluna e proprietária rural no nosso município foi a Uberlândia esta semana, sem saber dessa “regra” absurda na Supram. Chegou à repartição pública por volta de 11 horas, tendo sido informada que não seria possível atendê-la, tendo em vista a necessidade de obter previamente a tal senha. Mesmo tendo argumentado que não era de Uberlândia e havia enfrentado 100 quilômetros de estrada para chegar lá com o exclusivo propósito de obter esse documento, não conseguiu atendimento porque, segundo o atendente, todos os funcionários do órgão estavam participando de evento em Belo Horizonte. Que tal?

Que pressa! – Por um lado, o Estado faz corpo mole na hora de prestar serviço ao cidadão, como se viu no caso da Supram. Porém, para cobrar do cidadão o Estado é muito ágil. É o caso da conta de luz. Antes mesmo do vencimento da fatura de abril, no dia 17 de maio, a Cemig já distribuiu a fatura que vence em 17 de junho aos consumidores uberabenses.

Reclame ao Papa! – Consumidores indignados com a pressa da Cemig em emitir as faturas de energia elétrica tentaram atendimento no escritório local, mas se deram mal. As filas estavam gigantescas, tanto os reclamantes e os interessados em obter ligação de energia elétrica para as casas dos conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida entregues por esses dias!

Vai mal

Leitor da coluna está indignado com a demora no atendimento aos clientes no posto do Banco do Brasil instalado nas dependências da UFTM. Ele conta que chegou lá antes das 13h30, mas só foi atendido quase uma hora depois, porque o caixa estava para o almoço. Como assim? Intervalo de almoço justo no horário de atendimento ao público? Vale lembrar que a agência abre às 10h e fecha às 15 horas...

Renovação

Como proposto em sua campanha rumo à presidência da ABCZ, Arnaldo Manuel Machado Borges apresenta-se com um grupo renovado. Na sua chapa, 88% dos diretores são nomes novos, enquanto no Conselho Consultivo há 87% de renovação e 100% de novos conselheiros fiscais. Também afirmou e cumpriu o oferecimento de espaço para criadores das diversas raças em sua chapa: brahman (dez criadores), cangaian (um), gir (25), guzerá (13), nelore (70), sindi (7) e tabapuã (4) de todas as regiões do país. Arnaldo concorre pela “De A a Z – ABCZ Para Todos”. As eleições acontecerão em 1º de agosto.

Pagando o pato

Novo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, garantiu ontem que o governo não vai mexer na política de reajuste do salário mínimo, mas acenou com a possibilidade de tentar fixar idade mínima para a aposentadoria. Meirelles também disse que “por enquanto” o governo não pretende retirar o projeto que ressuscita a cobrança da CPMF, embora tenha assegurado que todo imposto novo será transitório e terá a finalidade exclusiva de equilibrar as contas públicas. Sabe quem vai pagar o pato?

Troca de comando

Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) troca o comando em Uberaba nessa quinta-feira. Tiago Fonseca passa a presidência da entidade a Rogério Zavanella, em cerimônia marcada para as 20h, no auditório da Aciu. Na oportunidade, a APP prestará homenagens a empresas de comunicação, profissionais e anunciantes. Entre os agraciados com o Mérito APP estará o Jornal da Manhã, o que muito nos honra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por