Polo de excelência
Agora é oficial: o Hospital de Clínicas da UFTM está autorizado pelo Ministério da Saúde a realizar transplantes de medula óssea. A autorização consta de Portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 27 de agosto. Polo de excelência em Medicina e pioneiro em outras diversas áreas da pesquisa e da ciência, Uberaba se coloca também na vanguarda do transplante de medula óssea no interior de Minas Gerais. Além disso, a conquista da autorização para transplantes de medula óssea representa mais um importante passo para tratamento e cura de pacientes com leucemia, sem precisar sair da cidade. A equipe médica autorizada a realizar os transplantes será comandada pelo hematologista e hemoterapeuta Helio Moraes de Souza, contando ainda com os médicos Luzia Beatriz Zago, Fabrício Martins, Leonardo Rodrigues de Oliveira, Pollyana Valize, Paulo Roberto Juliano Martins, Sheila Soares Silva, Ricardo Aparecido Olivo e Meire Calil. Notícia é verdadeiramente extraordinária!
Paternidade indefinida
Conta o ex-secretário municipal de Planejamento Ivan de La Rocque que, dois anos antes de terminar a gestão do então prefeito Anderson Adauto, ele indagou do chefe do escritório de Jaime Lerner se o projeto do BRT na área central iria incluir pistas exclusivas para o ônibus rápido. Segundo Ivan de La Rocque, a resposta foi negativa e com veemência, sob a justificativa de falta de espaço. “O Fric Kerin me garantiu que não fariam tal besteira”, afiança o ex-secretário de Planejamento. Ora, se a equipe consultora de Curitiba não projetou o BRT de Uberaba com pistas exclusivas, de quem terá sido a ideia que tanta irritação vem causando nos comerciantes do centro da cidade???
Adaptações estranhas
Ainda segundo Ivan de La Rocque, as alterações no trânsito da Fidélis Reis não passaram pelo crivo da equipe técnica de Curitiba. “O Jaime Lerner não colocaria pista exclusiva de ônibus junto a meio-fio lateral, mas somente a meio-fio central”, garante Ivan.
Miserê – Por iniciativa da Câmara Municipal de Uberaba, a crise financeira enfrentada pelos municípios será tema de Fórum de Debates, hoje, às 14 horas. Prefeitos da região aqui estarão para expor a penúria dos cofres públicos e as dificuldades em continuar administrando suas respectivas prefeituras.
In loco – Nas suas andanças para checar o andamento de serviços bancados pela Prefeitura, o prefeito Paulo Piau visitou esta semana as obras do viaduto da Claricinda Rezende e ouviu dos engenheiros do local que o processo está dentro do novo cronograma. A explicação dos técnicos é que essa etapa de instalação das escoras movimenta menos o canteiro por ser um trabalho específico e de muito cuidado, já que se trata de uma linha férrea. Com baixa movimentação no local da obra, os moradores acreditavam que o serviço estaria parando e cobraram providências ao prefeito.
Cadê o epílogo?
Em entrevista à Rádio JM nessa quinta-feira, o presidente da CDL/Uberaba descartou definitivamente qualquer possibilidade de repaginação do Calçadão da rua Artur Machado neste resto de ano. Segundo Miguel Faria, agora vai começar a temporada de chuvas, que atrapalham muito a construção civil. A repaginação deve ficar para depois do carnaval do ano que vem. Ô novela que não acaba...
Limpeza já
Por enquanto, a CDL deve pedir ao prefeito que ordene uma limpeza “daquelas” no piso do Calçadão. O líder lojista reclamou da sujeira que os ambulantes fazem no local, atrapalhando e até concorrendo com as lojas. Miguel Faria está coberto de razã já passou dos limites essa história de camelô vendendo frutas, sombrinhas e outras quinquilharias não apenas no calçadão, mas em outros pontos centrais da cidade. E não se vê fiscalização de Posturas agindo para tirar de circulação os ambulantes irregulares. Ou será que só os lojistas precisam cumprir as leis?
Batendo pesado
OAB/Uberaba e Procon estão batendo pesado contra escritórios irregulares que oferecem serviços que não passam de golpe contra pessoas inocentes e geralmente pobres ou mal informadas. Uma campanha começou a ser veiculada em emissoras de rádio locais com alerta para que as pessoas tenham cuidado quando forem abordadas por estranhos, principalmente com propostas de regularização de aposentadorias e pensões. A mensagem da OAB sugere que as pessoas procurem sempre um advogado de sua confiança.
Nova opção
Com o apoio da ABCZ, a Fazu passará a oferecer a partir de 2016 um programa educacional que objetiva formar o “Gestor Profissional da Agropecuária Brasileira”, com recursos de Inteligência de Mercado aplicada ao “dentro da porteira”. Entre as novidades está o oferecimento do MBA em Gestão e Economia do Agronegócio. A dinâmica e as disciplinas do programa estão sendo formatadas por experientes nomes do mercado agropecuário em parceria com professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo, Esalq e Cepea. O curso terá duração de 18 meses, com encontros presenciais em um fim de semana por mês.
Mais Saúde
Numa iniciativa da Farmácia Acqua Bella, neste domingo o Parque das Acácias (Piscinão) será palco para a prática de diversas modalidades esportivas voltadas tanto para homens quanto para mulheres. “Eu sou mais saúde” é o nome do projeto. Inscrições podem ser feitas na própria farmácia, por apenas 10 reais e dois quilos de alimento não perecível, que serão doados para a Vencer, entidade que assiste doentes carentes com câncer.