ALTERNATIVA

Questão de prioridade

Com superlotação nos hospitais em Uberaba, abandono do prédio Hospital São Francisco causa revolta

Lídia Prata
Publicado em 29/10/2015 às 09:13Atualizado em 16/12/2022 às 21:34
Compartilhar

Questão de prioridade

Enquanto doentes padecem com a superlotação nos hospitais de Uberaba, dá dó ver o prédio do Hospital São Francisco completamente vazio há cerca de dois anos. O imóvel abrigou o antigo Hospital Universitário da Uniube. Porém, desde a inauguração do hospital Mário Palmério, o prédio da rua Santo Antônio está desocupado. Na época, o então secretário de Saúde, Fahim Sawan, cogitou aproveitar aquela estrutura para abrigar doentes em processo demorado de recuperação. Mas a ideia não avançou. No ano passado, o vereador Kaká se Liga também tentou sensibilizar lideranças políticas de Uberaba para a necessidade de aproveitamento do imóvel. Igualmente a ideia acabou caindo no esquecimento. Enquanto isso, o Hospital Regional continua sendo aquele “elefante branco” que não entra em funcionamento em nenhuma data prometida e os pobres doentes que dependem de SUS vão se amontoando em macas, corredores e UPAs à espera de leito hospitalar para um atendimento adequado. Lamentável que a Saúde no nosso país seja tratada com tão pouco caso por aqueles que deveriam colocá-la como prioridade absoluta.

Depois do carnaval

Ao que tudo indica, a inauguração oficial do novo prédio do Fórum estadual deve ficar para depois do carnaval do ano que vem. Porém, a mudança dos gabinetes dos magistrados e das secretarias deverá ocorrer gradativamente a partir da entrega da obra ao TJMG, prevista para o fim do mês que vem.

Agora ou nunca

Deputado estadual Tony Carlos esteve com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas esta semana, tratando da cessão do prédio do Fórum Melo Viana para o Município. Tony lembrou ao desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes que foi firmado um compromisso entre as partes, quando o Município cedeu terreno na avenida Maranhão para a construção do novo Fórum. O prédio da rua Lauro Borges seria uma espécie de contrapartida do TJMG ao Município. Agora o deputado Tony Carlos quer efetivar a “permuta” imobiliária, cabendo à Prefeitura decidir o que funcionará naquele local.

Prestígio – Candidato a presidente da OAB/MG, o professor Antônio Fabrício de Souza é esperado em Uberaba neste sábado, para prestigiar os jogos de estudantes de Direito no Estado. No começo de novembro ele deverá voltar ao Triângulo Mineiro para o lançamento das chapas que concorrem às eleições para as subseções da Ordem em Uberaba e Uberlândia.

Processo eletrônico – Não tem mais volta. Advogado que não tiver domínio da informática vai ser uma espécie de “analfabeto” (digital – bem entendido) no meio jurídico a partir do ano que vem. A partir de fevereiro, o processo judicial eletrônico (PJe) será uma realidade definitiva em Minas Gerais.

Novos rumos

Candidato à reeleição, o presidente da OAB/Uberaba, Vicente Flávio Macedo Ribeiro, avalia que a advocacia em Uberaba vive um momento altamente positivo e deve ainda melhorar em 2016. Vicente destaca a nova estrutura física do Ministério Público e fóruns, além da nova sede da 14ª Subseção da OAB, que já está com 70% dos móveis prontos e instalados. Mudança deve ocorrer ainda este ano.

Tipo exportação

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberaba foi procurada por mais uma Prefeitura em busca de detalhes sobre a implantação da Sala do Empreendedor. Dessa vez, a interessada foi Curvelo. Para o titular da pasta, José Renato Gomes, “esse interesse só demonstra o quanto a Prefeitura de Uberaba tem executado um bom trabalho, tanto que o próprio Sebrae é quem tem indicado o projeto da PMU como um exemplo para os outros municípios”.

Aflição total

Presidente da Amvale, Celson Pires, promete para o dia 6 de novembro a confirmação sobre a liberação (ou não) do pagamento do 13º do funcionalismo público nos 13 municípios que compõem a microrregião do Vale do Rio Grande. No dia 6 haverá reunião dos prefeitos em Uberaba. Também prefeito da vizinha Conceição das Alagoas, Celson Pires avalia que as prefeituras passam por uma situação que pode ser considerada como “quase de penúria”. Por essa razão, os servidores públicos de toda a região devem colocar as barbas de molho, porque a maioria dessas prefeituras deve dizer que não conseguirá pagar o 13º.

Rosa todo dia

A jornalista Indiara Ferreira, editora e apresentadora do programa JM Mulher, da Rádio JM, ministra a palestra “Outubro Rosa: Autoestima renovada”, hoje, às 9h30, no Auditório da Certrim. Em pauta, a importância da comunicação no cotidiano e o papel da mulher no mundo moderno diante dos diferentes desafios. A palestra é gratuita e aberta ao público.

Foto/Francis Prado

Foi acertadíssima a escolha da Livraria Lemos e Cruz (com ar-condicionado no máximo para nos livrar do calor externo infernal) para o lançamento das novas obras literárias dos acadêmicos Guido Bilharinho e Jorge Alberto Nabut e da também escritora Heladir Saraiva. Na foto, os três prestigiados autores ao lado da presidente da ALTM, Ilcea Borba Marquez, na movimentada manhã de lançamentos literários 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por