(Foto/Divulgação)
Reunião na manhã desta quarta-feira definiu as regras para o debate entre os prefeitáveis, que será realizado pela Rádio JM em parceria com a Rádio e TV Câmara. O debate será no dia 21 de setembro, das 8h30 às 11h30, e será transmitido diretamente do plenário da Câmara Municipal pela Rádio JM, Rádio e TV Câmara, e pelo canal do YouTube do Jornal da Manhã.
REGRAS
As regras definidas em comum acordo com os representantes dos 6 candidatos a prefeito preveem cinco blocos. O primeiro deles terá duas rodadas de perguntas de jornalistas aos candidatos. O segundo, perguntas de ouvintes e leitores do JM. Os dois próximos blocos colocarão os candidatos frente a frente para perguntarem entre si, com direito a réplica e tréplica. Por fim, as considerações finais. Debate terá o jornalista Márcio Gennari como mediador.
ZERO SURPRESA
Já era esperada a sentença conhecida nas tarde desta quarta-feira, que acatou as impugnações e, consequentemente, indeferiu o registro da candidatura de Anderson Adauto a prefeito de Uberaba. Na bem fundamentada decisão, o juiz Stéfano Renato Raymundo deixou claro seu entendimento de que Anderson permanece com seus direitos políticos suspensos e, por essa razão, sua filiação partidária no Partido Verde é nula. Não poderia ser efetivada, por violar o artigo 16 da Lei 9.096/95, que dispõe o seguinte: “só pode filiar-se a partido o eleitor que estiver no pleno gozo de seus direitos políticos”.
NOTA
Logo depois de conhecida a sentença que, em tese, afasta Anderson da disputa majoritária este ano, a coordenação da sua campanha divulgou uma nota argumentando que sua assessoria jurídica “sempre teve a convicção de que qualquer que fosse a decisão do juiz eleitoral o registro da candidatura dele seria tratada em segundo grau, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Se a decisão fosse favorável, o Ministério Público certamente iria recorrer. Se fosse contrária, como ocorreu, o candidato recorreria. Assim, dentro do prazo legal será feito o devido recurso para o TRE/MG e a campanha continua dentro do ritmo atual, pois o recurso suspende os efeitos da sentença. Como a defesa está muito bem estruturada e se baseia em jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, o candidato Anderson Adauto está confiante no acolhimento de seus argumentos.”
NÃO É BEM ASSIM
Por outro lado, o advogado Jacob Estevam, que é assessor jurídico da coligação que sustenta a candidatura de Tony Carlos, argumenta que a sentença está corretíssima. Aliás, acatou a tese defendida pela coligação, que pediu a impugnação da candidatura de Anderson. Segundo Jacob Estevam, a nulidade da filiação de Anderson é absoluta e derruba tudo o que veio depois. Como AA estava com seus direitos políticos suspensos na data da filiação, esse ato contém vício formal, que compromete a legalidade do registro da candidatura.
QUEM ERROU?
Se a filiação de Anderson no PV ocorreu, certamente alguém errou. Caso contrário, a Justiça Eleitoral teria barrado a filiação naquela época. Não o fez. Pois bem. Para o advogado Jacob Estevam, inexplicavelmente houve falha do Judiciário ao não lançar no sistema a suspensão dos direitos políticos de Anderson, nem atualizar os dados. O fato é que nulidade absoluta pode ser alegada a qualquer tempo, como aconteceu agora.
Esse assunto ainda vai render muitos desdobramentos até a decisão final. Mas nesta quinta-feira, o programa O Pingo do Jota vai colocar os advogados Roberta Toledo e Jacob Estevam ao vivo para defenderem suas respectivas razões e comentarem a sentença que indeferiu o pedido de registro da candidatura de Anderson.
PÊNDULO
Se continuar na disputa, Anderson pode tirar muitos votos de Tony Carlos. Entendeu as razões que levaram o candidato a recorrer ao Judiciário para impugnar o pedido de registro de Anderson? Pois é. Isso significa que se Anderson continuar na disputa a maior beneficiada será a prefeita Elisa. Uma coisa é certa: sem Anderson no páreo a campanha ficará bem mais sem graça...
CAMPANHA CONTINUA
Na noite desta quarta-feira Anderson se manifestou nas suas redes sociais sobre a sentença. Deixou claro que não foi condenado por corrupção. Garantiu que a campanha vai continuar e está firme no processo eleitoral.
É O CARA!
Com larga experiência no jornalismo da Band, Fábio Pannunzio chega para integrar a campanha de Anderson Adauto.
REFORÇO
Já a competente colega Adriana Afonso é mais um reforço de peso para o time de Tony Carlos e Franco Cartafina.
BOM HUMOR
Samir e Romeu mudaram o tom da campanha no Instagram, dando mais leveza e bom humor às postagens. Uma delas, inclusive, brinca com a calvície dos dois candidatos. Samir aparece “penteando” a careca e dizendo que os dois estão “carecas” de saber que Direita em Uberaba são eles.
PARA DEPOIS
Aumento do efetivo de agentes de trânsito ficará para o ano que vem. Segundo o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Defesa Social, Roberto Benigno, está prevista a contratação de novos agentes, robustecendo a equipe com 50 elementos no total.
REDE DE VIZINHOS
Com a chegada do novo comandante regional da Polícia Militar, Benigno acredita que muitas ações voltadas para a segurança pública serão implementadas daqui pra frente. Uma delas é a ampliação do programa Rede de Vizinhos Protegidos, que foi um sucesso até pouco tempo atrás.
ESSA TINTA!...
Diante de uma montanha de críticas e reclamações contra a qualidade da sinalização de trânsito, sobretudo nas faixas de pedestres, o secretário Roberto Benigno prometeu apurar tintim por tintim o que está acontecendo com a tinta vermelha usada pela empresa responsável pelo serviço. Em alguns pontos da cidade, a tinta já desbotou ou sumiu, pouco tempo depois de ser aplicada na sinalização.
HAJA DINHEIRO
Embora sem ter em mãos os números, o secretário Roberto Benigno ressaltou que a pintura de faixas de trânsito não é barata. E lembrou que a cidade conta com mais de 1.200 quebra-molas, volume este que encarece absurdamente a pintura da sinalização amarela. Melhor seria parar de construir essas “tartarugas”, mas os pedidos para instalação de novos obstáculos aumentam a cada dia.