Geórgia Santos - redatora interina
Caos no trânsito
Como se já não bastassem as intervenções no trânsito por conta das obras do projeto Água Viva, a Cemig, com serviços de manutenção e investimentos na rede elétrica, interditou ontem o trânsito de uma das principais vias de acesso ao centro da cidade, a rua São Sebastião. A medida gerou muita reclamação entre motoristas, provocando congestionamento na região. Mas desta vez a empresa levou bronca, pois não tinha autorização da Prefeitura para interditar a rua. Os fiscais de posturas multaram a Cemig.
Uma dica
Por falar em obras realizadas pela Cemig, as intervenções deveriam ser divulgadas de forma mais ampla, não apenas aos moradores e comerciantes da região que ficará afetada com o fornecimento de energia elétrica. A rua São Sebastião, por exemplo, recebe motoristas de várias partes da cidade e que, por isso, não sabem que haverá obras no local. Com certeza a imprensa poderia ajudar: através de rádio, jornal e TV, a população ficaria informada destas intervenções, evitando passar por aquele local.
O Espiritismo de luto
Uberaba perde mais um líder espírita de renome nacional. Morreu ontem médium Celso de Almeida Afonso, considerado um dos principais sucessores de Chico Xavier. O velório foi realizado no Centro Espírita Aurélio Agostinho, onde Celso atuou nos últimos anos. Entre as autoridades que passaram por lá está o prefeito Paulo Piau.
Fiscalização cerrada
Mais rigor com os ambulantes, foi isso que pediu a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas em reunião com o prefeito Paulo Piau.
Negociação
Será hoje, às 8h, a reunião entre o prefeito Paulo Piau e os sindicatos que representam o funcionalismo da Prefeitura de Uberaba. Enfim, iremos conhecer qual será o índice de reajuste que será oferecido pela administração.
Sem mudanças
O presidente da Ceasa Minas, João Alberto Paixão Lages, estará nesta quinta-feira em Uberaba para reunião com produtores e permissionários. O principal assunto a ser tratado é sobre a ampliação da Ceasa de Uberaba. João Alberto irá conhecer de perto a estrutura. Por falar em ampliação, ontem, quando o prefeito Paulo Piau esteve na central de abastecimento, foi inevitável o comentário de que o local está do mesmo jeito que deixou quando foi secretário de Agricultura, alegando que não houve investimentos nesses anos todos para melhorias.
Modernização
Além da ampliação da Ceasa, o secretário de Agricultura, Danilo Siqueira, revelou ainda que pretende modernizar o local com a instalação de painéis eletrônicos que informem os preços dos produtos. Com certeza, será uma ação bem-vinda.
De portas abertas
Aumento nas vendas das lojas satélites no Shopping Uberaba é de 13% em janeiro, em comparação com o mesmo período de 2012. Falando em shopping, o feriado do dia 2 de março, que comemora o aniversário da cidade, não fechará o centro de compras, que terá expediente normal, das 10h às 22h. Na Praça de Eventos está a Exposição 193 Anos de Uberaba, com maquete da praça Rui Barbosa e fotos dos principais pontos turísticos em flashes antigos e atuais. Paralelamente, os preparativos já focam a Páscoa. Dois eventos estão programados: Reino da Páscoa e Mostra de Arte Sacra em Vitrais.
Serve de alerta
Embora representem 27% da frota nacional de veículos, as motocicletas foram responsáveis por 69% das indenizações pagas pelo seguro Dpvat em 2012. Nestes casos, 72% das vítimas são os próprios motociclistas. Segundo balanço divulgado pela seguradora responsável pelo Dpvat, de janeiro a dezembro de 2012 foram contabilizadas 507.915 indenizações pagas por morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares, representando um aumento de 39% em relação a 2011.
Mais pneu
A Prefeitura recolheu ontem mais pneus sem nenhuma proteção e com acúmulo de água no bairro Mercês. O proprietário, em sua defesa, alegou que estava sempre atento para evitar que pneu ficasse com água. Ele foi notificado pela atitude. Assim não dá se queremos diminuir os casos de dengue, o que não será possível sem a ajuda da população. Agora só espero que os pneus que a PMU recolheu não fiquem por muito tempo parados no pátio da Secretaria de Trânsito, até que sejam levados para incineração, pois seria um desserviço.