ALTERNATIVA

Recusa em divulgar estudo cria dúvidas sobre RM

As suspeitas de que a UFU chegou à conclusão de que (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 03/12/2013 às 10:21Atualizado em 19/12/2022 às 09:58
Compartilhar

Debaixo de chaves

Por que razão as associações que congregam os municípios do Triângulo Mineiro e Vale do Paranaíba estão guardando a sete chaves o estudo de viabilidade técnica sobre a criação das duas regiões metropolitanas propostas pela deputada estadual uberlandense Liza Prado à Assembleia Legislativa? Sabe-se que este estudo foi encomendo à Universidade Federal de Uberlândia e entregue à Amvale na semana passada. Mas a Amvale tem-se se esquivado sistematicamente de fornecer cópia do documento à imprensa e à própria Liza Prado. Muito estranho.

No ar

A recusa da Amvale em divulgar o documento vem levantando as suspeitas de que a UFU chegou à conclusão de que a região metropolitana é inviável no interior de Minas Gerais. Ou que Triângulo e Alto Paranaíba não comportam duas regiões metropolitanas distintas, caso em que possivelmente teria apontado a viabilidade de apenas uma. Não se sabe. Tudo não passa de especulação gerada por esse comportamento de viés das associações que representam as duas microrregiões.

Discussão tardia

Chegou tarde a proposta do ex-prefeito Anderson Adauto de convocar a sociedade organizada para discutir se Uberaba deve ou não aceitar o trajeto definido pelo Governo Anastasia para o gasoduto mineiro, cortando o Estado a partir de Betim. Em que pese o fato de o ex-prefeito deter um conjunto de informações privilegiadas e infinitamente maior do que qualquer um de nós sobre esse projeto do gasoduto e planta de amônia, na realidade essa discussão sobre o que é melhor para Uberaba deveria ter precedido a definição do trajeto. Agora é tarde. Já existe até um protocolo de intenções firmado pelo Governo mineiro com a Petrobras. E mais: se ficarmos discutindo se este ou aquele trajeto é melhor para nós, correremos o risco de não viabilizar nem um, nem outro...

Queda livre - Pode sair a qualquer momento a exoneração do presidente da Codiub, Maurides Paulo Dutra, desgastado desde que começou a polêmica em torno da compra de software para saúde por mais de R$4 milhões...

 

Água abaixo – Funcionários e clientes do Banco do Brasil foram retirados às pressas da agência da Prudente de Morais, ontem, na hora do temporal. Chovia tanto dentro da agência que chegou-se a suspeitar de desabamento...

 

Na ativa

O desgaste causado pela reportagem da TV Globo aos poucos vai sendo superado pelo deputado federal Aelton Freitas. Ele voltou a circular pelos eventos políticos em Uberaba, como no anúncio do gasoduto pelo governador Anastasia, sexta-feira. Segundo o deputado, ele já está se organizando para a campanha à reeleição em 2014. Pelos seus cálculos, precisará de 80 mil votos para garantir cadeira na Câmara Federal e pretende sair de Uberaba com pelo menos 25% desse total.

Apoio

Na campanha à reeleição, Aelton Freitas conta com o apoio do prefeito Paulo Piau, de quem tem sido aliado desde a primeira hora. Piau, aliás, tem garantido esse apoio mesmo na época da reportagem mostrada pela TV Globo. E os dois vêm trabalhando juntos em Brasília para assegurar recursos para obras e projetos de Uberaba, como no caso do Anel Viário, mais recentemente.

Mudança radical

A representação mineira na Câmara Federal deve mudar radicalmente a partir de 2015. Muitos dos deputados com os quais estávamos acostumados não serão candidatos ano que vem. Veja só: Paulo Piau e Gilmar Machado elegeram-se prefeitos. Narcio Rodrigues e o araxaense Aracely de Paula já anunciaram que ficarão fora da disputa, assim como Bonifácio Andrada, nome tradicional na política mineira. Newton Cardoso e Lael Varela vão lançar filhos na disputa e Jairo Ataíde, de Montes Claros, está inelegível. Com isso, vamos trocar votos consolidados por votos imprevisíveis...

Nomes novos - Na corrida para a Câmara Federal vão pintar nomes novos ano que vem. Por Uberlândia, Tenente Lúcio terá as bênçãos do prefeito Gilmar Machado. Márcio Nobre é outro nome cotado na vizinha cidade, assim como o do ex-prefeito Odelmo Leão, de eleição praticamente garantida, caso se confirme sua candidatura. De Lavras deve se confirmar outro novato, o milionário empresário Carlos Alberto. Fala-se também em Alexandre Kalil, ligado ao futebol. E Anderson Adauto, se conseguir resolver suas pendências judiciais a tempo. O quadro de representantes em Brasília tem tudo para ficar totalmente diferente na próxima legislatura.

Alto nível

Área onde funcionou o famoso Rancho Tânia, às margens da avenida Filomena Cartafina, será transformado em condomínio de luxo. Todas as construções existentes no local estão sendo demolidas. Investimento é de um grupo empresarial de Lavras.

Sensação

Última JM Magazine de 2013 promete! A mais completa cobertura fotográfica de Os 10 Mais vai abrir com chave de ouro a seção de festas da revista, que terá ainda os casamentos mais badalados da temporada, débuts e altos agitos. Na gastronomia, Cristina Vasques mostrará receitas diferenciadas para o Natal, tudo fácil de fazer e muito saboroso. E mais, muito mais, na moda, turismo, saúde, beleza. Fique de olho. A JM Magazine chegará às bancas antes do Natal!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por