Daniela Brito - redatora interina
daniela.brito@jmonline.com.br
Quinto escalão
Denúncia de irregularidade na contratação de empresa para a manutenção de ambulâncias do Samu e que se transformou em ação cível de improbidade administrativa contra 15 pessoas da Secretaria da Saúde foi a tônica da participação do prefeito na Rádio JM 730kHz. Assegurando que a fraude teria, supostamente, ocorrido no “quinto escalão” da pasta, AA praticamente lavou as mãos em relação às irregularidades – em que sequer se configura como réu no processo judicial.
Aumento salarial
Outro assunto muito abordado pelos ouvintes foi o reajuste dos servidores públicos. AA admitiu que está quase se arrependendo de ter concedido o plano de saúde – pelo qual ele não é valorizado pelos servidores municipais. O prefeito também garantiu não existir nenhuma margem para o índice ser maior do que o contido nas três propostas apresentadas para a categoria, não superando 6%. Detalhe: o índice será pago em três parcelas.
Greve
Em meio ao ano eleitoral, assembleia-geral marcada para hoje pode votar o indicativo de greve dos servidores municipais. As três entidades – SSPMU, Sindemu e Sindae – distribuíram panfleto pedindo respeito e salário digno. Além disso, a publicidade compara o reajuste a “esmola” e afirma que o prefeito despreza o servidor.
Possibilidades
Contraproposta apresentada pelos vereadores ontem ao prefeito Anderson Adauto pode colocar ponto final (ou não) no indicativo de greve dos servidores. Ele garantiu que estudar a possibilidade de aplicar, de imediato, o reajuste de 6% e ainda aumentar o tíquete alimentação em R$ 120. AA bate o martelo ainda hoje, antes da assembleia-geral.
Deus, não
“Não me candidatei a Deus para resolver os problemas do mundo”, disse Anderson Adauto, questionado por ouvinte da Rádio JM 730kHz sobre os problemas na saúde pública do Município. AA disse que foi candidato a prefeito para tentar melhorar os problemas de Uberaba.
Reunião ExpoZebu
Está confirmada a reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados na 78ª ExpoZebu, em Uberaba. A reunião acontecerá na quarta-feira, dia 2 de maio, no Parque Fernando Costa. O requerimento, aprovado pelo colegiado, é de autoria dos deputados Abelardo Lupion (DEM), Marcos Montes (PSD) e Paulo Piau (PMDB).
Negando
Sem nenhum receio, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Uberaba nega qualquer ação utilizando a máquina administrativa em prol da pré-candidatura de Rodrigo Mateus.
Cantando de galo
PMDB Uberaba foi comparado a um galinheiro pelo número de pré-candidaturas majoritárias em 2012. Cinco. AA apontou o pupilo Rodrigo Mateus como o galo novo, que chegou deixando nervosos os galos mais velhos do galinheiro. Piada. Só que, depois da declaração, alguns peemedebistas apontaram Rodrigo Mateus como um frango novo na política uberabense. Por outro lado, o prefeito admitiu que o diretório municipal está dividido entre Paulo Piau e o secretário de governo – apesar de apontar os demais nomes como legítimos para a disputa.
TV Digital
Com a implantação da Rede Legislativa de TV Digital, o presidente da Câmara, vereador Luiz Dutra, acredita que o trabalho parlamentar ficará mais transparente para os cidadãos. Para Dutra, o canal de comunicação também servirá para a prestação de contas dos vereadores.
Proibido
Preparem-se. Com a implantação do projeto de mobilidade urbana, o uberabense pode se preparar. O estacionamento de veículos ao longo da avenida Leopoldino de Oliveira estará proibido – nos dois lados.
Imóvel
Carrefour ainda paga o aluguel do imóvel onde funcionou o hipermercado em Uberaba. Com isso, o proprietário não tem interesse em negociar outros empreendimentos para se instalarem no prédio. Já o Governo Municipal trabalha para trazer empresa do segmento de material de construção. E a negociação está sendo dificultada em virtude do pagamento. Absurdo.
Perdas irreparáveis
Depois do humorista Chico Anísio, falecido na semana passada, o Brasil perde o jornalista e escritor Millôr Fernandes. E ontem fez um ano que morreu o ex-vice-presidente José Alencar – que deixou muitas saudades ao povo brasileiro.