ALTERNATIVA

Reflexos da recessão

Segundo CNDL, quantidade de empresas inadimplentes registra alta de 9,9% em agosto

Lídia Prata
Publicado em 23/09/2015 às 08:58Atualizado em 16/12/2022 às 22:07
Compartilhar

Vazamento anunciado

Não foi por falta de advertência: na sexta-feira, dia 18/9, o colega Alexandre Pereira publicou na coluna “Cá entre nós” a denúncia do Stiquifar dando conta de que os operários estavam enfrentando riscos por conta de vazamento de gases SO2 e SO3 na fábrica da Vale no DI-III, em decorrência de deterioração do duto. Ontem a situação se agravou, levando dezenas de operários aos hospitais da cidade, a ponto de superlotar todos eles com pacientes intoxicados. Lamentável.

Prevenção urgente

Diante do vazamento de gases tóxicos na fábrica da Vale, e do perigo desses gases se espalharem pelo ar até alcançar a cidade, torna-se indispensável a adoção de medidas preventivas e até treinamento das equipes de Defesa Civil, unidades básicas de saúde e dos hospitais para atendimento emergencial em caso de acidente de maiores proporções. Não podemos esperar que o pior aconteça para depois tomarmos atitude.

Inadimplência em alta

O governo Dilma Rousseff segue arrastando as empresas brasileiras rumo ao abismo. Veja só: o número de empresas com dívidas em atraso registrou mais uma alta no mês de agosto. De acordo com o indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a quantidade de empresas inadimplentes cresceu 9,90% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado. É a maior variação anual do indicador desde julho de 2013.

Análise - Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a dificuldade dos empresários em manter os compromissos financeiros em dia é reflexo da atual conjuntura econômica em recessão, com baixo crescimento, quedas da produção industrial, e inflação e juros em patamares elevados. “Com menor dinamismo da economia e maior restrição ao crédito, a capacidade de pagamento das empresas diminui”, explica Pinheiro.

Liderança - O maior crescimento no número de empresas inadimplentes foi registrado na região Sudeste, onde a quantidade de devedores aumentou 17,32% em relação a agosto do ano passado. Situação pode piorar. Basta ver a alta do dólar nessa terça-feira, passando dos R$4,05. Essa alta vai ter um impacto violento na economia brasileira.

Uberaba e o dólar

A última vez que a moeda americana beirou os quatro reais foi em 2002, ano em que Uberaba esteve falada em todo o Brasil por dois fatos marcantes. O primeiro foi o desencarne do médium Chico Xavier, que comoveu o país, no mesmo dia em que a seleção brasileira faturou mais uma Copa do Mundo.

Memórias

O segundo fato tem relação com as eleições e com o PT. O dólar chegou a bater recorde naquela época com o mercado preocupado com a eleição de Lula, que, depois de três tentativas, chegou finalmente ao Planalto. Esse fato colocou Uberaba novamente na mídia nacional, com a convocação do então deputado federal Anderson Adauto para ocupar o Ministério dos Transportes. Hoje o dólar volta a disparar graças ao descontrole do governo Dilma sobre a economia brasileira.

Voltas e mais voltas

Entre os colegas de ministérios de AA estavam Guido Mantega, José Dirceu, Miro Teixeira, Ricardo Berzoini, Walfrido Mares Guia e Dilma Rousseff, então ministra das Minas e Energia, dentre outros. Como o mundo dá voltas e a política mais voltas ainda, em 2002 o ministro da Fazenda anunciado por Lula foi Antonio Palocci, e para a pasta do Meio Ambiente, Marina Silva, adversária de Dilma no pleito de 2014. O dólar passando de R$4 tira muitas lembranças e “esqueletos” do armário e mostra que na política tudo é relativo. Companheiros de hoje podem ser adversários amanhã, e vice-versa. Muitos “salvadores da pátria” no passado hoje estão cumprindo pena, depois de condenados em esquemas de corrupção, e outros tantos perdendo o sono com medo da mão pesada do Judiciário na Operação Lava-Jato...

Piscina para a Adefu

Finalmente depois de anos de muita peleja, a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) recebeu a sua tão sonhada piscina. A inauguração foi ontem. A piscina, além de ajudar nos trabalhos de reabilitação, vai ajudar a formar atletas de Uberaba para os jogos paralímpicos. O prefeito Paulo Piau se emocionou com a solenidade, principalmente porque além de ser um compromisso de campanha foi ele, como deputado em 2009, quem destinou a primeira emenda para a obra.

Na bronca

Proprietário do imóvel na descida da rua Major Eustáquio ficou irritado com o alerta dos vizinhos através desta coluna, relacionado ao perigo representado por placas de propaganda colocadas uma em cima da outra. Segundo ele, a placa já foi retirada, razão pela qual não entendeu a revolta dos vizinhos.

 

O Lojista Tradição CDL Uberaba 2015 é o bem sucedido empresário Inimar Santana, sócio-proprietário da Santana Ferramentas e Máquinas, que contribui para o desenvolvimento de Uberaba e região. Formado em Ciências Exatas (Matemática), Inimar graduou-se primeiramente torneiro mecânico pelo Senai. Em 1985, fundou a empresa que atua com produtos e serviços em apoio à construção civil, além de produzir esquadrias de alumínio e comercializar ferramentas e máquinas profissionais e industriais. Mérito Lojista acontece no dia 24 de outubro, às 20h, no Centro de Eventos/ABCZ, durante jantar por adesão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por