ALTERNATIVA

Reitor da Uniube promete serviço melhor nas UPAs

Lídia Prata
Lídia Prata Ciabotti
Publicado em 16/09/2023 às 01:34Atualizado em 18/09/2023 às 21:18
Compartilhar

A vitória da Sociedade Educacional Uberabense para gestão das UPAs deve trazer mais dinamismo ao atendimento à população. Cauteloso, o Reitor Marcelo Palmério não entra em muitos detalhes, porque ainda está correndo o prazo para eventuais recursos dos demais concorrentes. No entanto, ele frisa que embora a Funepu venha fazendo um excelente trabalho nas duas UPAs, a Uniube pretende prestar um serviço ainda melhor.  

A troca de gestão será efetivada em janeiro de 2024. Até lá o foco será no processo de transição da Funepu para sua sucessora.  

É O CARA! 

Reitor Marcelo Palmério acompanhou, pessoalmente, a divulgação do resultado do chamamento público para gestão das UPAs.  

PARA BAIXINHOS 

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta sexta-feira, o reitor Marcelo Palmério avaliou que o serviço ambulatorial de pediatria oferecido no Hospital Regional desafogou muito o atendimento no Hospital da Criança, inclusive agilizando o serviço prestado à população pelas duas Upinhas. E mais: ele revelou ter informações da reitora Marinalva Barbosa, que a UFTM já está atuando dentro do Hospital da Criança. 

HORA DE PLANEJAR 

Dia 7 de outubro, às 8h, na UBS do Residencial Girassóis IV: esta é a data marcada pela Secretaria de Saúde para a reunião pedida pela vereadora Rochelle Gutierrez para falar sobre planejamento familiar. Além de informar a comunidade sobre os procedimentos de laqueadura e vasectomia, será feito o cadastro dos interessados. A  reunião contará também com a participação do CAISM, que será responsável por colher os documentos dos interessados para a realização dos procedimentos. Até aplicação de vacinas será oferecida nesse momento, assim como exame de papanicolau (sem a necessidade de agendamento). A partir dos esclarecimentos à população será possível acelerar as cirurgias de laqueadura e vasectomia, aproveitando os recursos destinados pelo ex-deputado federal Franco Cartafina para essa finalidade. 

OLHA O RELÓGIO! 

Porta Voz desta quinta-feira trouxe um interessante decreto estabelecendo horário de funcionamento dos parques das Barrigudas e Mirante, ambos na Univerdecidade. No caso específico das Barrigudas, o horário será das 8h às 18h, diariamente. Já o horário de funcionamento do “Parque do Mirante -  Netinho Guaritá” será das 7h às 20h, de segunda a quinta-feira, e das 7h às 22h às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados.  O decreto ainda disciplina a forma como os interessados poderão usar os parques para confraternizações, aniversários, prática de exercícios, dentre outros. Estabelece que os interessados poderão levar no máximo duas mesas e 5 cadeiras de plástico para suas festas, além de uso de aparelho de som de pequeno porte. Bolo, salgadinhos e refri em pequena quantidade. 

EM TEMPO 

O melhor do decreto que disciplina o uso das Barrigudas e Mirante Netinho Guaritá é o item que trata da entrada de cães dentro dos parques. Eles poderão passear lá, desde que usando coleiras e guias (independente do porte do animal). Seu tutor terá de levar saquinho para coleta de dejetos e o descarte deverá ser feito em lixeira orgânica. Cães de grande porte terão de usar focinheira também. Exigências extremamente adequadas, porque o parque é frequentado por crianças e bebês. Não faz sentido expor os baixinhos aos perigos representados por animais das raças Pit Bull, Rottweiller, Pastor Alemão, Fila, Doberman, e outras.  

Porém, não basta estabelecer as regras corretas em decretos e leis. É preciso haver fiscalização rigorosa por parte do Poder Público quanto ao cumprimento das normas.  

BENZIÇÃO JÁ 

Prefeitura não tem tido sorte com as empreiteiras de fora que ganham licitações importantes aqui em Uberaba. Com o Mercado Municipal foi aquele fiasco da empreiteira Elis, de Goiânia. Depois, a reforma do UAI também ficou travada, porque a empreiteira vencedora não estava dando conta do serviço e acabou tendo seu contrato rescindido. Para continuar a obra, a Prefeitura convocou a segunda colocada naquela concorrência, que é uma empreiteira  de Fortaleza, chamada “Soberana”. Quanta peleja, credo! 

OPORTUNIDADE IMPERDÍVEL 

Codau apressou o passo para lançar neste sábado (16) a primeira edição do programa Codau Cidadã. Conforme esta coluna adiantou em primeira mão na semana passada, a ideia é levar o atendimento aos consumidores nos bairros onde moram, principalmente esclarecendo dúvidas a respeito da conta de água e dos polêmicos hidrômetros. A estreia do programa será na Praça da Abadia, das 8h ao meio dia. A hora de registrar sua bronca contra a conta de água é esta. O pessoal da Codau vai estar ali, disponível, para explicar tudo tintim por tintim! 

ITINERANTE 

Segundo o presidente José Waldir, essa van do programa Codau Cidadã vai percorrer outros bairros da cidade, sempre nos finais de semana. 

ÁGUA FRIA 

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União, a Deliberação nº 306, aprovando o relatório final da Audiência Pública nº 12/2022, que trata da “desestatização” da BR-262/MG. Muita gente comemorou a publicação nos grupos de WhatsApp, mas na realidade, essa publicação não referendou a duplicação do trecho entre Uberaba e Betim.   

MAS QUE NADA 

Esse relatório publicado pela ANTT no Diário Oficial se refere àquela audiência pública realizada quase à revelia dos municípios margeados pela BR 262. O texto conclui que não há movimento suficiente para justificar a duplicação da pista. Balela, claro.  

Agora estamos aqui, correndo atrás do prejuízo e tentando duplicar pelo menos o trecho entre Uberaba e Araxá.  

TRADUZINDO EM MIÚDOS 

Na verdade, o que consta no documento é exatamente aquilo que estava nos estudos (furados) apresentados naquela famigerada audiência pública. Isso porque o levantamento do tráfego na BR-262 foi feito durante a pandemia, quando obviamente o movimento foi menor do que o normal. Se fosse feito agora, sim, mostraria a realidade do trânsito infernal de caminhões, ônibus, carros e motos no trecho entre Uberaba e BH. Mas, por conta daqueles estudos distorcidos, a ANTT aprovou a duplicação de apenas 44,30 km, que correspondem a 10% da extensão total do trecho entre Betim e Uberaba. Para outros 127 km (ou seja, 63,5km na ida e outros 63,5 km na volta) está prevista apenas a terceira faixa. Algumas curvas mais acentuadas e consideradas perigosas terão o traçado corrigido. Em síntese: nada mudou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por