Sem surpresa
O cancelamento da chapa de Angela Mairink já era esperado há muito tempo, mas só foi objeto de sentença judicial conhecida no final da noite de segunda-feira. A sentença, aliás, não poderia caminhar em outra direção, senão aquela adotada pelo juiz eleitoral Habib Jabour. Isso porque o prazo para a substituição de candidatos esgotou-se no dia 12 de setembro e a coligação liderada por Angela Mairink sabia disso. Tanto assim que substituiu o então candidato a vice Anderson Adauto por Oscarina Abadia exatamente no dia 12 de setembro. Porém, quatro dias depois, diante do impedimento legal da substituta Oscarina, promoveu a segunda alteração para tentar o registro de Maria Cândida Furtado como vice. Já era tarde demais. Prazo de lei é para ser cumprido. Não para ser discutido. Pena que a decisão judicial tenha chegado apenas depois de conhecido o resultado das urnas.
Remédio inútil
A “Coligação Pra Uberaba Voltar a Crescer” vai recorrer da decisão do juiz Habib Jabour, que julgou improcedente o pedido de registro de candidatura formulado por Maria Cândida Furtado e determinou o consequente cancelamento da chapa de Angela Mairink. A coligação sustenta que os seus argumentos jurídicos são fortes: boa-fé e publicidade ampla da substituição da vice. Porém, não são esses pontos que estão em discussão, mas, sim, a perda do prazo para a substituição da candidata a vice e a forma como foi feita, passando por cima de requisitos legais que impõem a prévia aprovação do nome da vice pela executiva do partido ao qual ela está filiada. Nada disso aconteceu. Desta forma, é praticamente impossível reverter a sentença em grau de recurso.
Insegurança jurídica
O episódio envolvendo a candidatura de Angela Mairink serve de exemplo para ilustrar a necessidade imperiosa de nova reforma na legislação eleitoral brasileira. Não é possível que um candidato chegue até o fim da campanha para ser eliminado depois da contagem de votos, como aconteceu com Angela. É desumano com o candidato, não apenas pelo aspecto emocional, como também pelo ônus financeiro que tem de suportar com produção de programa eleitoral para TV e rádio e outros mais. É preciso haver um limite de prazo para que todas as pendências judiciais sejam solucionadas. O cidadão é ou não é candidato. E tem o direito de saber isso antes de ter seu nome nas urnas. Da mesma forma, o eleitor tem o direito de ser informado antes de votar, para que escolha o candidato entre os efetivamente registrados pela Justiça Eleitoral. Faltou essa segurança ao processo eleitoral deste ano.
Na mesma – O cancelamento da chapa de Angela Mairink não muda o resultado da eleição de domingo.
Mudaria? – Assim que o JM circulou na manhã desta terça-feira, muitos eleitores de Angela lamentaram a decisão dela de assumir candidatura própria, em vez de formar dobradinha com o deputado Lerin. Acreditam que os dois, juntos, poderiam mudar o resultado das urnas este ano. Agora acreditam que os dois serão adversários também nas eleições de 2018, disputando votos para a Assembleia Legislativa de Minas. A conferir.
Novela do BRT
Já era esperada a prorrogação do prazo para conclusão das obras dos dois novos ramais do BRT. Agora a data é 22 de dezembro. Mas, pelo "andar da carruagem", só com muita oração para o serviço terminar até lá. Ainda mais nessa época de chuva...
Mais um
Na entrevista do prefeito reeleito Paulo Piau à Rádio JM, segunda-feira, ele garantiu que inaugura os dois ramais do BRT este ano e lança outro ramal no começo de 2017. Desta vez será o ramal Norte, contemplando o bairro Fabrício pela avenida Interbairros.
Boas vindas
Presidente do Legislativo Municipal, Luiz Dutra, vai reunir os vereadores eleitos para a próxima legislatura nesta quarta-feira, às 16h. Na pauta oficial, as boas vindas aos novatos e confraternização com os reeleitos. Mas, cá pra nós, Dutra – que de bobo não tem nada – já deve estar articulando para manter-se na presidência da Câmara em 2017.
De volta
A empresa Flyways está anunciando a volta dos voos BH-Uberaba a partir da próxima segunda-feira, dia 10. Voos sempre às segundas, quartas e sextas, saindo da capital mineira às 6h30 e retornando às 8h. Passagens a R$159,00, já disponíveis no site da empresa. Tomara que agora a Flyways não “apronte” de novo com seus passageiros, deixando-os na mão de uma hora para outra como no semestre passado.
Pegadinha
Circulou ontem nas redes sociais uma “informação” dando conta de que o TSE poderia anular as eleições em Uberaba ainda esta semana. E vinha acompanhada de um link. Quando o curioso clicava no link aparecia a imagem do Tiririca, com os dizeres: “É mentira, abestado”. Brincadeira de mau gosto, convenhamos!