ALTERNATIVA

Remessas de Astrazeneca devem ser regularizadas nas próximas três semanas

Lídia Prata
Larissa Prata
lpciabotti@gmail.com
Publicado em 29/10/2021 às 17:50Atualizado em 19/12/2022 às 01:23
Compartilhar

Interina: Larissa Prata - lpciabotti@gmail.com

Ainda em Uberlândia, o governador Romeu Zema esteve acompanhado por prefeitos da região, inclusive Odelmo Leão e Elisa Araújo, para receber as 14 mil doses de Astrazeneca que chegaram. Com essas, ficam faltando ainda 15.100 doses para completar a imunização em Uberaba.

“O que aconteceu foi um atraso da indústria farmacêutica. Que a promessa na semana passada era de regularizar nas próximas semanas. Mas ainda não se sabe a periodicidade de entrega”, explicou a prefeita à coluna ALTERNATIVA.

TÁ PASSADA?

À coluna, a prefeita trouxe um alento a quem, como eu, aguarda ansiosamente a chegada de remessas de Astrazeneca: a expectativa é que as entregas sejam regularizadas nas próximas três semanas, mas ainda não se sabe a periodicidade da entrega. O fato é que todos que tomamos a primeira dose da Astrazeneca completaremos a imunização antes do fim de 2021. Oremos!

ALÔ, ATRASILDOS!

Por falar na vacinação contra a Covid-19, a aplicação da terceira dose já está acontecendo para a população acima de 60 anos, mas tem caminhado a passos de tartaruga. A terceira dose é recomendada a quem tomou as duas primeiras de Coronavac, mas esse reforço será feito com dose da Pfizer. As de Astrazeneca não são destinadas à terceira dose. A propósito, quem tomou as primeiras doses de outros imunizantes ainda não tem previsão de terceira dose.

FINADOS

Tudo pronto para a belíssima homenagem que o cemitério Memorial Parque Uberaba preparou especialmente para o Dia de Finados. A programação terá início com culto ecumênico a partir das 10h, seguida de revoada de balões, dedicados aos mais de 700 sepultados. A administração do Memorial Parque ainda vai disponibilizar toda a infraestrutura para recepcionar os uberabenses nesse dia de saudade, pensando no conforto de familiares e amigos de sepultados no local, inclusive com transporte gratuito a cada 30 minutos, saindo da portaria principal do Praça Shopping. O Memorial Parque fica na rua João Batista Ribeiro, 2.555, no Distrito Industrial 2.

GENTE QUE PRODUZ

Já que a fase em que estamos é de planejamento do IPTU 2022, empresários se movimentam para contribuir com sugestões para que a mão do Município seja mais branda. Como bem explicou a secretária-adjunta de Fazenda, Lisandra Abreu, a lei existe para ser cumprida e, como tal, a atualização da planta genérica de valores deve ser levada à risca. Contudo, a expectativa do setor produtivo de Uberaba é que, como empresária, a prefeita Elisa Araújo se vista de solidariedade para alinhar com seus secretários as melhores formas de levar esses valores à população, com descontos extensivos aos pagamentos parcelados e não somente aos à vista, como foi neste ano. Além de privilegiar o bom pagador, a medida acabaria também corrigindo algumas injustiças na valorização dos imóveis feitas lá em 2018. Sem contar que em muitos casos, a valorização do imóvel para fins de IPTU é uma, mas para a compra e venda, no ITBI, a valorização é outra… A proposta de aumentar os descontos é plausível, uma vez que para esse tipo de decisão a prefeita Elisa não precisa do aval da Câmara Municipal.

SUPERVALORIZAÇÃO

A crítica com relação aos valores dispostos na planta genérica de 2018 é geral. Inclusive, à época, lideranças, donos de imóveis e até mesmo imobiliárias compraram a briga com o Legislativo para não aprovarem os percentuais a serem aplicados nos anos seguintes. Perderam a briga, mas não a guerra, afinal, ainda estamos pagando pela valorização medida há quatro anos, onde ainda nem se pensava em Covid-19. A indignação é no sentido de que se os imóveis já estavam supervalorizados na planta genérica de 2018, sem a pandemia, agora que o coronavírus aleijou o bolso de muita gente (além das milhares de vidas que nos tirou), nada mais justo do que olhar com carinho para esses pagamentos.

MAGRINHA, MAGRINHA

“Elegemos uma prefeita empresária para olhar questões como essas com olhos empresariais e não somente deixar nas mãos de seus secretários a escolha da forma de arrecadação para os cofres públicos”, opina um grande entendedor do assunto, em contato com a coluna ALTERNATIVA, reagindo à fala de Lisandra Abreu sobre o caráter arrecadatório da produção de riquezas. Até porque a riqueza produzida emagreceu muito nos últimos tempos…

CAFEZINHO

Governador Romeu Zema (Novo) comemorou seu aniversário em Uberlândia. No município vizinho, ele foi recebido pelo prefeito Odelmo Leão (PP) e por sua esposa, Ana Paula. Que Odelmo é um verdadeiro fenômeno de urnas ninguém duvida, já que ele foi reeleito com admiráveis 70% dos votos no ano passado, mas o que pouca gente percebe é que sua esposa não fica tão atrás no gosto popular. Para quem não sabia, Ana Paula Procópio Junqueira recebeu nada menos do que 62.815 votos em 2018, quando se candidatou a deputada federal. Não se elegeu, mas teve mais votos do que Franco Cartafina (53.390).

NOIVA COBIÇADA

Pois bem, do alto de seus quase 63 mil votos, Ana Paula Procópio Junqueira é o cortejo da vez, não só porque ter mulheres “boas de urna” é o sonho de qualquer partido, mas porque ela também tem a tiracolo o apoio de 228.390 votos válidos depositados em seu marido no ano passado. Não todos, claro, mas qualquer parcela desse mundaréu de gente brilha aos olhos, no mínimo. Por esse potencial todo de votos, Ana está entre as cotadas para ser a vice de Zema no ano que vem. Mas aí entra o PSD no caminho…

POSSÍVEL SOLUÇÃO

Apesar de filiada ao PP, Ana Paula Procópio Junqueira tende a mudar para o barco do PSD, inclusive com conversas já acontecendo nos bastidores. Migrando de partido, Ana migraria também de candidato, já que o PSD é o partido do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, que tem claríssimas pretensões de alçar voos mais altos.

OU NÃO

Claro que no xadrez político, Kalil pode continuar como prefeito mesmo e Minas caminhar para um único candidato forte para o Executivo. E, por conseguinte, aumentar também a base de Rodrigo Pacheco (PSD) ao Palácio do Planalto. E todos sairiam ganhando. Em tese.

XEQUE-MATE

Se o papo com Zema foi bom, os planos de mudança de legenda não prosperariam, ficando Ana no PP. E por que ela faria isso? Pela oportunidade de ser ela a governadora titular e não somente a substituta. Isso porque Zema certamente não encerrará sua carreira política como governador e tem tudo para se lançar candidato a presidente em 2026. Na falta do titular, a reserva entra em campo para seguir os passos de tantos outros que viraram governadores da mesma forma, como Anastasia, na saída de Aécio Neves, por exemplo, e Alberto Pinto Coelho quando Anastasia seguiu os passos de seu antecessor. Por isso, ser vice é um excelente negócio.

PRIMEIRA OPÇÃO?

Por maior que seja o poder de urna de Ana Paula Procópio Junqueira, ela não é a única cortejada por Zema para o posto de vice. Além da prefeita Elisa Araújo, que já garantiu aos eleitores que fica na Prefeitura de Uberaba, outra grande aposta é Julvan Lacerda, presidente da Associação Mineira de Municípios, que é bastante próximo a Rodrigo Pacheco, agora do PSD, ocupando lugar de destaque na articulação política de sua eleição à presidência do Senado Federal. Entre os apoios de Julvan e Pacheco estava Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, com quem Elisa viaja para Dubai no mês que vem. Mas há quem aposte que Julvan pode ser candidato ao Senado e que inclusive já estaria construindo pontes desde a eleição de Pacheco à presidência do Legislativo Federal. E o que é a política? Tão somente a arte do diálogo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por