Foto/Divulgação
Fim de semana de intensa movimentação no PSD, com reuniões lideradas pelo secretário executivo do Mapa, ex-deputado Marcos Montes, e pelo deputado estadual Heli Grilo. Na foto, os dois com os vereadores Ismar Marão e Aguinaldo Silva
Que rasteira!
Como é que um partido dispensa um nome como o de Elisa Araújo, lançado à sucessão majoritária em Uberaba pelo governador Romeu Zema diante de uma plateia de empresários, lideranças classistas e políticas de toda a região? Como é que um partido político implode suas bases num município com mais de 300 mil habitantes, da noite para o dia, e puxa o tapete de sua maior liderança local? Não dá para entender o que está por trás da decisão do diretório nacional do Partido Novo de “reprovar” o nome de Elisa Araújo para ser sua candidata a prefeita de Uberaba, sendo que ela representava exatamente a “novidade” no processo eleitoral, por ser mulher, jovem, empresária bem sucedida, líder em seu segmento de atuação e estreante na política.
Segundas intenções
Não foi só em Uberaba que a direção nacional do Partido Novo detonou suas bases. Em outros municípios mineiros a decisão foi a mesma, reprovando os pré-candidatos que já haviam sido aprovados nas primeiras etapas do ridículo processo seletivo adotado pelo Novo. E olha que Minas tem um governador eleito justamente por esse partido. Aliás, ao tirar Elisa da possibilidade de disputa sucessória municipal pela sigla, o Novo desmoraliza também o governador Romeu Zema, que a lançou candidata. Será que a intenção era essa?
Noiva cobiçada
Nem bem Elisa Araújo divulgou comunicado sobre a rasteira que levou do Partido Novo e começaram a pipocar convites de dirigentes de outros partidos cobiçando seu passe. De partidos da base do prefeito Paulo Piau a siglas de oposição, não faltaram convites e “juras de amor eterno” a ela. Afinal, Elisa vinha despontando no cenário político local como uma promessa real de sucesso nas urnas. Agora é esperar para ver qual será a opção dela.
Cafuné – Pré-candidato a prefeito pelo DEM, o presidente da Codau foi um dos primeiros a telefonar para Elisa, prestando solidariedade a ela. A propósito, Luiz Neto deixou claro que, para ele, o Partido Novo só tem o nome de novo. “Usa as mesmas velhas práticas políticas de dar rasteira nas pessoas” – comentou.
De olho – Vence hoje o IPTU para contribuintes que desejam se beneficiar do desconto de 15% para pagamento à vista.
IPTU verde
Antiga ideia, o IPTU Verde poderá sair do papel agora, para valer para o próximo ano. Foi o que o prefeito disse aos microfones da Rádio JM, destacando que não o fez antes por conta da pindaíba dos cofres municipais. Agora, que a situação está melhor, pode retomar a ideia. O IPTU Verde será um incentivo à arborização da cidade e sua conservação pelos contribuintes. Gosto da ideia.
Pergolados
Outra iniciativa que deve agradar aos ambientalistas é criar em Uberaba incentivos para adoção de pergolados por barzinhos, a exemplo do que existe no Rio de Janeiro e outras cidades mundo afora.
Em alta
O Aeroporto de Uberaba registrou nada menos do que 88.630 embarques e desembarques nas 5.897 operações de pousos e decolagens, entre janeiro e dezembro de 2019. No comparativo com o ano anterior, esse movimento foi 15,1% a mais que os 77.017 viajantes registrados em 2018. E olha que as opções de voo continuam restritas, assim como é espremidíssima a sala de embarque e não tem ventilação nem ar condicionado no aeroporto para aliviar o calor para quem espera parentes ou visitantes desembarcarem em Uberaba.
Conversa vai...
O ex-deputado Marcos Montes passou o fim de semana em Uberaba, reunido com os vereadores do PSD, partido que preside aqui. A Aguinaldo Silva e Ismar Marão ele voltou a garantir que vai dedicar todo o seu tempo livre às articulações para as eleições municipais de outubro. MM tem a determinação do presidente Bolsonaro para acompanhar de perto as eleições em Uberaba e região.
Definições
A propósito, o presidente da Câmara, Ismar Marão, já definiu que ficará no PSD, provando sua lealdade a Marcos Montes.
Chega pra lá
A presença mais constante de Marcos Montes no processo eleitoral também sepulta de vez os rumores (ou intenções?) de que o vereador Samuel Pereira estaria filiando-se ao PSD.
Bye-bye
Já o vereador Aguinaldo Silva deve mesmo deixar o PSD para se filiar ao PSL, partido que tem no deputado Heli Andrade, o Grilo, seu principal expoente em Uberaba. O troca-troca de partido deve continuar intenso até abril, quando termina o prazo para as mudanças com vistas às eleições de outubro.