Tomando fôlego
Embora as galerias da Câmara Municipal não estivessem tão lotadas quanto esperado, o projeto que reajusta a planta genérica de valores imobiliários acabou sendo retirada de pauta na sessão extraordinária dessa quarta-feira. Foi uma manobra meramente tática do Governo, para evitar que a matéria tomasse bomba em plenário. Mas, não se iludam, a matéria vai voltar à pauta, provavelmente no dia 16.
Sem clima
Antes do início da sessão extraordinária de ontem, o que se discutia nos bastidores entre os próprios vereadores é que não havia clima para votar o projeto, mesmo o prefeito tendo feito todas as ponderações e acatado reivindicações dos edis, na reunião ocorrida entre eles na véspera. Sem dúvida, esse é um prato indigesto para todo político de olho na reeleição. E ninguém ali na Câmara é bobo para se comprometer nesse momento...
Preste atenção
Na véspera da frustrada votação do projeto que reajusta o valor venal dos imóveis, um megaempresário da construção civil de Uberaba telefonou para vereadores que ele ajudou a eleger e avisou: “se votarem a favor desse reajuste, não contem comigo para mais nada”. Surtiu resultado a advertência.
Em peso – Nas galerias da Câmara, apenas representantes de imobiliárias e alguns empresários locais acompanharam a sessão extraordinária dessa quarta-feira, do começo ao fim.
Palmas! Palmas! – Sessão extraordinária dessa quarta-feira foi aplaudida pelos populares que ocupavam as galerias. Cada vez que um deles se manifestava contra o projeto de reajuste da planta genérica as palmas vinham, calorosas.
IPTU Progressivo
Tão ou mais perigoso que o reajuste do valor venal dos imóveis locais é a possibilidade de instituição do IPTU progressivo. Essa proposta consta especificamente do PL 040/2017, que já tramitou na Câmara Municipal e pode entrar em pauta para votação a qualquer momento. Esse projeto 40/2017 é que é realmente preocupante! E pouca gente se deu conta dele ainda... Pouca gente sabe quais são os efeitos nefastos para a população, caso esse projeto venha a ser aprovado pela Câmara e se torne lei. Pois saiba que quem tem um terreno e não puder edificar nele vai correr sério risco de perdê-lo para o Município face à inviabilidade do pagamento do IPTU, se vier a ser progressivo. O imposto vai ficar tão caro, que será preferível entregar o terreno para quitar a dívida de IPTU.
Casa nova
A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Uberaba inaugura hoje, às 10h, os serviços do Núcleo de Assistência à Família – NAF, no Praça Uberaba Shopping. Vinculado à Secretaria de Estado de Administração Prisional – SEAP, o NAF é um sistema de atendimento aos familiares de presidiários, prestando orientações, fazendo o credenciamento para visita aos parentes na penitenciária, etc. Será também no novo endereço que a UAI passará a emitir carteiras de trabalho, CPF, etc.
Pare agora!
Educação no trânsito e respeito ao pedestre parecem ainda distantes de ser assimilados por motoristas em Uberaba. Acredite, se quiser: entre janeiro e setembro deste ano foram geradas 263 multas a motoristas que deixaram de dar preferência a pedestres nas ruas da cidade. O número é maior do que o registrado por guardas que autuaram carros-bomba, aqueles que andam com som em volume ensurdecedor: 164. Dados são oficiais da Sedest.
Negligência cara
A negligência de proprietários de veículos quanto às leis de trânsito está custando caro a muitos deles também. Não bastassem as multas aplicadas por infrações mais comuns, como uso de celular, 161 motoristas foram autuados porque o passageiro ao lado não usava cinto de segurança. Sabe que tem de usar. Não usa por quê? A multa custa quase R$200 e tira cinco pontos na CNH do motorista.
Alô, vovô
Quem anda estacionando carro em vaga destinada a idosos pode se preparar. Se entre janeiro e setembro deste ano foram autuados 125 proprietários de veículos, daqui para frente a tendência aponta para intensificação da fiscalização. Vale lembrar que idoso precisa ter a credencial própria. Não basta ter cabelos brancos...
Em campanha
Em inegável andança pelo país, de olho na sucessão presidencial, o deputado federal Jair Bolsonaro virá ao Triângulo Mineiro, na segunda quinzena deste mês. No dia 19, ele estará em Uberlândia, e no dia 20 virá a Uberaba. Certamente, vai provocar aqui o mesmo “frisson” que tem se registrado por onde ele anda.
Tons de rosa
Já completando seu primeiro aniversário, o monumento Viva Uberaba ganhou iluminação cor-de-rosa neste mês da campanha mundial de esclarecimento sobre o câncer de mama. Instalado na rotatória do Shopping Uberaba, esse monumento é um dos meus preferidos na cidade.
Do Oriente
Por falar no Shopping Uberaba, mais uma operação no segmento de gastronomia está pintando por lá. Trata-se do badalado Hajimê, especializado em cozinha oriental.