ALTERNATIVA

Reviravolta eleitoral

Possibilidade de Anderson disputar eleição muda o quadro político

Lídia Prata
Publicado em 05/08/2016 às 08:51Atualizado em 16/12/2022 às 17:51
Compartilhar

Reviravolta no processo eleitoral

Caiu como uma bomba a notícia da liminar obtida pelo ex-prefeito Anderson Adauto que lhe garante o direito de tentar registrar uma eventual candidatura a prefeito de Uberaba este ano. AA obteve êxito no pedido de concessão de efeito suspensivo no recurso extraordinário por ele interposto contra acórdão do TJMG, que negou provimento a uma apelação cível anterior objetivando manter a sentença que o havia condenado por ato de improbidade administrativa, com suspensão de direitos políticos por três anos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público também por três anos. Essa decisão judicial pode mudar os rumos das eleições municipais em Uberaba este ano.

Trocando em miúdos

Em tese, essa vitória judicial permitirá a Anderson Adauto tentar o registro de sua candidatura na Justiça Eleitoral, pois estão suspensos os efeitos da condenação por improbidade administrativa até que o recurso extraordinário seja julgado.

Vai ou não vai?

É certo que o ex-prefeito Anderson Adauto tem outras condenações judiciais, mas esta era a que realmente poderia impedi-lo de disputar as eleições em razão da condenação à perda dos direitos políticos por três anos. Há, porém, entendimentos divergentes, segundo os quais o quadro não terá repercussão alguma nas eleições majoritárias deste ano. A conferir.

Bicho-papão – Como se sabe, a Justiça Eleitoral é autônoma. Por isso, poderá ou não deferir um eventual pedido de registro da candidatura eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. Uma vez deferido o registro, fatalmente os demais partidos políticos irão entupir o Judiciário com pedidos de impugnação. Afinal, quem quer Anderson Adauto como adversário?

Camisa 10 – A advogada contratada por AA é ninguém menos que Edilene Lobo, ex-sócia do escritório do hoje ministro Dias Tóffoli, do Supremo Tribunal Federal. Foi ela quem conseguiu essa liminar que “levantou poeira” ontem nos meios políticos de Uberaba.

Novela eletrizante

Se Anderson Adauto puder realmente disputar as eleições este ano, o quadro político vai mudar completamente. Além disso, será uma oportunidade para o confronto nas urnas entre quatro ex-prefeitos pela primeira vez: Anderson X Piau, Luiz Guaritá Neto e Marcos Montes. E, de quebra, o herdeiro político de outro ex-prefeito, Wagner do Nascimento. A entrada em cena de AA promete cenas eletrizantes nos próximos capítulos dessa eleição.

Pressa

Essa questão de uma eventual candidatura de Anderson Adauto tem outro detalhe que merece atenção. Até 20 dias antes das eleições essas questões judiciais terão de ser decididas, sob pena de Anderson não ter seu nome na urna eleitoral. Como a convenção do Partido Progressista está marcada para hoje à noite, o jeito será aguardar qual nome será indicado candidato a prefeito (a), Anderson ou Angela Mairink.

Pegando fogo

Não é de hoje que o presidente do DEM, Carlos Meles, e o deputado federal Marcos Montes não falam a mesma língua. Consta que Carlos Meles ficou irritadíssimo quando soube que Montes havia fechado apoio do PSD ao PMDB e indicado o vice ao prefeito Paulo Piau. E manifestou sua insatisfação à democrata histórica Eclair Gonçalves. Foi preciso gastar muita saliva para convencer Meles a deixar tudo como está. Hoje o DEM faz sua convenção em meio a esse clima totalmente instável, sujeito a chuvas e trovoadas.

De saída

Exoneração da presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Sumayra de Oliveira, pode ser publicada no Porta Voz a qualquer momento. Decisão nesse sentido já teria sido tomada na segunda-feira pelo prefeito Paulo Piau, que desaprovou a atitude de Sumayra ao impedir o músico João Neto de se apresentar no Domingo na Concha porque teria participado do Ato Público Pró-Impeachment da Dilma, minutos antes.

Com quem será?

Presidido por Sumayra Oliveira, o PCdoB faz sua convenção hoje. Até que ponto a exoneração da presidente da Fundação Cultural vai interferir na decisão sobre o apoio do partido a candidato a prefeito? Consta que o partido andou flertando com o PTC de Wagner Júnior...

Alô, alô

Quem passa pelo cruzamento da Major Eustáquio com Manoel Borges deve ficar atento à ação de dois sujeitos que estão lá se passando por artistas circenses, fazendo malabares. A colega Rose Dutra estava passando lá e viu um deles arranhar de fora a fora a porta de um Uno branco de quem não lhe deu dinheiro. Ele faz da seguinte forma: na hora que o semáforo abre, ele curva o corpo como se fosse atravessar de faixa e dá um assovio alto, momento em que ele arranha o carro e a pessoa nem nota, devido ao barulho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por