Redatora Interina: Marilu Teixeira
Joia de Uberaba
Ontem falei aqui sobre revitalização e acessibilidade do Mercado Municipal e o experiente Ivan De La Roque foi rápido no gatilho para enviar seu parecer sobre aquele espaço, que considera uma joia de Uberaba. Nas palavras de Ivan, aquele mercado é uma das maravilhas da engenharia e arquitetura de Uberaba! Meu amigo esteve lá para se abastecer de pinga e queijo, uma de suas perdições em noites frias (kkk), e ficou imaginando que o interior da construção poderia voltar ao que era... evidentemente o mezanino metálico deveria ser suprimido para que a trama de treliças voltasse a ser visível e pudesse ser apreciada...
Para pensar!!!
A ideia de Ivan é a remoção das telhas para colocação de forro de madeira entre ripas e telhas... uma pintura das paredes das alvenarias em ocre, as treliças em verde musgo e o forro branco... iluminação interna prestigiando as treliças e externa, para que de noite toda a relíquia se destacasse!
Há de se estudar...
O também experiente arquiteto Paulo Trajano compartilha da opinião de Ivan e, consultado pelo colega, foi enfático ao dizer que “aquele mezanino realmente sufoca o mercado, e não permite o contraste entre pés direitos, não se permite que seja visto, parece mais um porão que um mezanino.
O Mercado merece uma reconfiguração, resgatando a visão das belas treliças do telhado. Talvez até uma forma diferente de mezanino”.
Saindo do forno...
E pesquisa para consumo interno foi encomendada por empresário da educação a empresa de cientista político (Antônio Lavareda) já citado pela coluna dias atrás. Resultado do levantamento deve nortear apoio do empresário solicitante, que sempre esteve envolvido com a política local, a pré-candidato a prefeito nas próximas eleições. E tem mais pesquisa de intenção de votos saindo do forno, mas, segundo as informações, os números estão bem desencontrados, ou seja, não batem nos dois levantamentos. É o que tem pra hoje!!!
Invasão!!!
Falando em pré-candidatos, na feira do bairro Abadia, o maior termômetro de popularidade para políticos da cidade, a invasão já começou. Muitos frequentadores assíduos já estão deixando de fazer a feira aos domingos por causa do assédio. Eita!!!
Quase sem quórum...
E na Câmara Municipal há muito não se via tamanha ausência dos vereadores. Na sessão extraordinária realizada ontem para votação do plano de carreira, cargos e salários dos servidores da Fundação Cultural, cinco vereadores não compareceram. Franco Cartafina, Ismar Marão, Afrânio Cardoso, Samir Cecílio e China não compareceram. China, embora ausente, teve sua presença marcada no painel eletrônico. Franco (amigo da família) estava no velório da ex-vereadora Lélia Inês Teixeira. Samir está gripado.
Silêncio
Falando na ex-vereadora, a Câmara Municipal fez um minuto de silêncio em sua homenagem. Também manifestaram seus pesares o presidente da Casa, Luiz Dutra, e o vereador Elmar Goulart, que exerceu a vereança junto com Lélia na década de 80.
Na UTI
E quem está internado, com problemas no coração, é o ex-prefeito Hugo Rodrigues da Cunha. Dr. Hugo, como é conhecido, completa 89 anos no próximo dia 5. Ele está na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São José, onde é assistido por especialistas e acompanhado por familiares. Estimamos sua melhora e que logo esteja em casa.
Nova pasta
Ainda falando sobre a sessão da Câmara de ontem, algumas pérolas foram anotadas: Dutra não economizou para elogiar a gestão do prefeito Paulo Piau. Diz ele que é um governo que se destaca com ações importantes na Cultura, Esporte, Obras, Administração e Honestidade. Uai, honestidade agora virou pasta? Que isso, hein?
Sandálias da humildade
Ex-presidente do Ipserv, Ney Correa Filho continua trabalhando no Instituto de Previdência dos Servidores Municipais. Dada a sua experiência na área, o servidor de carreira, com 23 longos anos no serviço público, foi cedido à autarquia após seu pedido de desligamento do cargo máximo. Simples assim...
Boas novas
Mais de 28 milhões de segurados da Previdência Social receberão o adiantamento do 13º (abono anual), que começa a ser depositado a partir do dia 25 de agosto, junto com o pagamento dos benefícios da folha mensal. A segunda parte do abono será creditada na folha de novembro e o desconto do Imposto de Renda, se for o caso, incidirá somente sobre a segunda parcela da gratificação.
Isolando os fiéis
Fiéis da paróquia da Igreja Ressurreição, no bairro Santa Marta, reclamam do isolamento imposto por cerca construída ao redor da igreja. Grade semelhante à existente na Catedral foi colocada na igreja do bairro. Ontem, caminhões da Prefeitura Municipal trabalhavam fazendo a pavimentação da área interna à grade de ferro.