Secretaria municipal de Planejamento está desenvolvendo um projeto para repaginação do camelódromo. Durante entrevista ao programa O Pingo do Jota (Rádio JM) desta sexta-feira, a secretária Fúlvia Mendes contou que tem dialogado com os comerciantes que atuam no local para ouvir as demandas deles. Um dos pontos adiantado por Fúlvia refere-se à mudança de conceito, com possibilidade de transformação do Camelódromo numa “rua do comércio” (quem sabe por 24h?), com espaço instagramável e operações gastronômicas diferenciadas para atrair público para o local.
REFERÊNCIAS
Em cidades turísticas, especialmente da região Sul, ruas de comércio fazem sucesso e atraem muitos turistas. Quem conhece Gramado, por exemplo, sabe que a Rua 24h é um point de turistas, com seus múltiplos barzinhos e quiosques de artesanato e produtos locais. Pode ser uma inspiração para nosso camelódromo, no futuro. Por ora, o mais urgente é melhorar a iluminação e a ventilação ali, assim como a limpeza.
NA PALMA DA MÃO
Por outro lado, a secretária Fúlvia Mendes está empenhada em mapear a cidade além das gavetas e arquivos individuais de servidores. Com dados do georreferenciamento, ela está criando um banco de dados para consulta não apenas pelo pessoal da Prefeitura, como também pela população que quiser buscar informações sobre áreas disponíveis para investimentos, por exemplo. Por incrível que pareça, muitos desses dados sempre ficaram armazenados na memória de servidores mais antigos de casa, ou nos computadores individuais deles. A ideia de Fúlvia é criar um banco de dados do município, o que é o mais correto. Assim, independente de quem for o prefeito, o secretário ou o servidor encarregado do serviço, os dados estarão lá, disponíveis para consulta.
VIVA O CENTRO
Prefeita Elisa está empenhada em mudar a realidade do centro da cidade. A secretária Fúlvia Mendes destacou que alguns pontos do projeto de revisão do Plano Diretor estão nessa sintonia, como no caso da inversão da lógica vigente há anos em que a área central tem o metro quadrado mais caro para efeito de cobrança de outorga onerosa. Na proposta a ser encaminhada à Câmara, essa lógica muda, barateando o custo para possibilitar investimentos na região central e em algumas avenidas já consolidadas.
USO MISTO
Outro ponto que o governo Elisa quer incentivar é o uso misto de imóveis. Na prática isso significa a construção de lojas no térreo e apartamentos ou salas comerciais nos demais pavimentos do prédio. Por quê? Para garantir moradia e movimentação econômica, simultaneamente, no centro da cidade.
DESCONTOS
Bancos que fecharam agências no centro da cidade poderão “ressuscitá-las” para conseguir desconto no ISSQN. Hoje pagam o imposto pela alíquota de 5%. Se tiverem agências no centro urbano poderão passar a pagar apenas 2%, caso o projeto de lei de incentivo ao centro seja aprovada pela Câmara.
PLANO DIRETOR
Voltando ao Plano Diretor, Fúlvia revelou que dentre as sugestões da sociedade civil foram acatadas algumas muito interessantes. Da AUREA, que é a associação dos arquitetos, veio a proposta de criação de um parque na Univerdecidade com 324 hectares, para se transformado (ao longo do tempo) numa espécie de Central Park, como existe em Nova York. A proposta foi, inclusive, detalhada pela arquiteta Zulema Paixão, em recente entrevista ao programa O Pingo do Jota. Essa ideia particularmente me encanta. Ainda que demore 10, 20 ou mais anos para ser implementada, esse parque irá criar um diferencial na paisagem urbana e na qualidade de vida dos moradores de Uberaba.
JARDINS DE CHUVA
Outra ideia que o Plano Diretor está adotando é a criação de jardins de chuva, que nada mais são do que bolsões para armazenar água da chuva. Esses pequenos açudes serão fundamentais para a drenagem das águas pluviais, evitando que a enxurrada desça dos bairros com volume e velocidade capazes de provocar inundações e alagamentos na região mais baixa da cidade. Sem contar os efeitos altamente positivos sobre o nosso microclima. A proposta é muito interessante.
DEUSA
Vai sair de Uberaba a sétima deusa do carnaval 2026 da escola de samba Tom Maior, em São Paulo. As inscrições de candidatas terminam neste domingo. Na semana do dia 11 de dezembro, equipe da escola paulistana estará na cidade para a seleção das candidatas e o resultado será anunciado no dia 13, durante evento marcado para as 18h, no Uberaba Tênis Clube. Nesse dia, o evento contará com animação da bateria da Tom Maior, baterias das atléticas locais e da Liga das Escolas de Samba.
DE VOLTA
Recém-aposentada, a competente engenheira Ana Luiza Bilharinho está de volta à Prefeitura. Acaba de ser nomeada assessora II da Secretaria de Segurança Pública.
FESTÃO!
Festa da Aciu movimenta a noite deste sábado em Uberaba, a partir das 20h, no Centro de Eventos da ABCZ. Noite de homenagens a cinco personalidades que constroem o hoje da nossa cidade, cada qual em sua área, como Heverardo Carvalho (Alta Genetics), mastologista Cléber Sérgio, Ana Ma Suss (Belive Alimentos), arquiteta Paula Hueb Abdalla e Mauro Rodrigues (Choperia Colorado). Além das homenagens, haverá shows da banda Cruzeiro do Sul e da dupla Pedro Junio e Araújo, e DJ Fabiano. Será a grande festa empresarial de 2025.
ALÔ ALÔ
Porta Voz publicou na edição desta sexta-feira relação contendo 1006 nomes de candidatos classificados no processo seletivo para Professor de Educação Básica (regente de turma – apoio a crianças com deficiência) realizado pela Secretaria Municipal de Educação. Obviamente que nem todos serão convocados de imediato, até porque o resultado ainda é parcial. Cabe recurso contra a classificação (ou desclassificação), no prazo de três dias.
PRAÇA É NOSSA
Vai custar R$ 1.826.685,34 a praça do Jardim Itália, que será construída pela Sanioto, vencedora da licitação. Essa praça está localizada entre as ruas João Tiveron Neto, avenidas Guarapuava e Augusto Severino Carneiro, e terá pistas de caminhada e de Skate; quadra poliesportiva e revitalização local com áreas para descanso. Prazo para entrega é de 12 meses.
PARADINHA DA SILVA
Provocada pelo ativista comunitário Rodney Lemes, a vereadora Ellen Miziara (PL) vai questionar a Prefeitura sobre as razões da demora na retomada das obras do CEMEI do Girassóis IV. A licitação foi vencida pela mesma construtora goiana que abandonou a reforma do Mercado Municipal. Mas, ao contrário do Mercadão, o CEMEI até hoje não foi novamente licitado, embora o dinheiro para sua construção esteja em caixa desde o final do governo Paulo Piau.
QUASE!
As obras do deck parking do Shopping Uberaba entram em nova fase e já é possível ver a estrutura ganhando forma e funcionalidade. Com capacidade para 600 novas vagas de estacionamento, o empreendimento promete resolver um dos principais gargalos de visitantes: a falta de vagas em horários de pico. Veja o andamento das obras:
(Foto/Divulgação)