Números de laqueaduras e vasectomias realizadas no primeiro semestre deste ano são desanimadores. Recentemente, a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, queixou-se que a população não tem aproveitado a oportunidade oferecida pelo município, e, muitas vezes, os pacientes confirmam o procedimento, mas não comparecem em data e horário agendados. Pois bem. A vereadora Rochelle Gutierrez esteve na Rádio JM na manhã desta terça-feira, e contou que ela e seus assessores foram de casa em casa no Residencial Girassóis IV, num sábado passado. Munidos com material super simples, eles levaram informação aos moradores sobre as novas regras da vasectomia e laqueadura, que dispensam a autorização do outro cônjuge. Só numa única manhã, cadastraram 27 mulheres interessadas e dois homens. Em seguida, a vereadora fez requerimento à Secretaria de Saúde para promover uma reunião de planejamento familiar no bairro, num sábado, para que a população possa ir. “Tenho de reconhecer aqui que a secretária Val é muito solícita e já está tentando organizar essa reunião” – destacou Rochelle. Neste sábado, ela voltará ao bairro com a equipe, para continuar o trabalho de cadastramento de interessados nesses procedimentos. Com essa medida, Rochelle pretende ajudar a população a planejar melhor o tamanho de suas famílias, e, desta forma, evitar o agravamento de situações de pobreza extrema na cidade.
DIREITOS REPRODUTIVOS
“Não estou aqui pregando laqueadura e vasectomia, até porque existem outros métodos contraceptivos, como DIU, anticoncepcionais etc. que precisam se tornar acessíveis à população” – ressaltou a vereadora. Os direitos reprodutivos da população estão no seu radar para o desenvolvimento de políticas públicas na cidade. Tanto assim que recentemente Rochelle esteve no Ministério da Saúde, e se disse assustada com o relatório sobre os números de laqueaduras realizadas em Uberaba. Foram apenas 63 no primeiro semestre deste ano, sendo 8 no Hospital de Clínicas e 55 cirurgias realizadas no Hospital Mário Palmério, com recursos de emenda parlamentar do então deputado federal Franco Cartafina. Vale ressaltar que Franco destinou 200 mil reais para a realização de 120 cirurgias. Portanto, em tese ainda há recursos para mais 65 laqueaduras.
REFORÇO NO TIME
Na opinião de Rochelle, esse trabalho de busca ativa de pacientes deveria estar sendo feito pelos agentes comunitários de saúde. Mas Uberaba conta com apenas um terço do contingente que seria necessário para atender a toda a cidade. Hoje são 288 agentes comunitários cadastrados, sendo que o teto para a cidade é de até 851.
FALTA MUITO
Da mesma forma, Rochelle destacou que Uberaba tem apenas 53 equipes credenciadas no Ministério da Saúde como equipes de Saúde da Família, e, na época em que lá esteve, duas dessas equipes estavam incompletas. “O município pode ter até 170 equipes, ou seja, a defasagem está muito grande.
Para se ter uma ideia, cada equipe deve ser responsável por no máximo quatro mil pessoas, embora o recomendado seja três mil. Hoje, a cobertura em Uberaba é de 212.000 pessoas, com registro de 128.277 cidadãos sem acompanhamento na atenção básica. Tem mais: o valor pago para as 53 equipes pelo governo federal corresponde a R$ 977.461,88, sendo que se Uberaba tivesse as 170 equipes poderia receber R$ 3.135.140,00.” Olha o dinheirão que estamos perdendo...
Por sua vez, a secretária Valdilene Rocha, na sua última entrevista à Rádio JM, revelou que está atenta a essa situação e correndo atrás do credenciamento de mais equipes para Uberaba.
NA PONTA DO LÁPIS
Ainda sobre os recursos federais para os programas de saúde da família, a vereadora Rochelle Bazaga ressalta que das 53 equipes homologadas, apenas 19 recebem recursos do Informatiza APS. Ou seja, das 170 possíveis, excluindo as 19 já equipadas, restariam 151 equipes para receber os recursos da ordem de R$ 1.700,00 por mês, totalizando R$ 256.700 mensais. “São mais de 250 mil reais perdidos todo mês, o que daria mais de 85 computadores de R$ 3 mil cada, também por mês”, arremata Rochelle.
TUDO PERDIDO
Clientes da 123 Milhas estão em maus lençóis. Só não se pode dizer, ainda, que está tudo perdido porque sempre há uma esperança. De acordo com o advogado Marcelo Venturoso, especialista em Direito do Consumidor, os clientes serão os últimos da fila a conseguir o reembolso. Como a empresa está em processo de recuperação judicial, com uma dívida superior a R$ 2,2 milhões, será preciso esperar o plano de recuperação a ser apresentado na Justiça. Mas, por lei, a ordem de preferência para recebimento coloca os créditos trabalhistas e os tributários na frente dos consumidores.
De qualquer forma, ele aconselha os clientes da 123 Milhas a protocolar ação judicial ou no mínimo registrar reclamação no Procon, para se resguardarem.
DESCONFIÔMETRO EM AÇÃO
Com as férias de fim de ano chegando, o advogado Marcelo Venturoso adverte os consumidores para desconfiarem sempre de ofertas “tentadoras” e pacotes de viagem com preços muito atrativos. Todo cuidado é pouco, na hora de contratar um passeio, incluindo passagens aéreas e hotéis.
EM ESTUDO
Diante de toda essa chiadeira dos consumidores desde a troca dos hidrômetros, a exclusão da tarifa de lixo da conta de água já seria um bom passo...
COMPASSO DE ESPERA
Deputado Bosco teria dito numa reunião em Araxá, no fim de semana, que a Professora Vânia Célia deve ser confirmada no comando da superintendência regional de ensino. Oremos!
OTIMISMO
Este deve ser um final de ano muito bom para o varejo. Opinião é do empresário Matusalém Alves, timoneiro da rede Zebu Carnes Supermercados, que este ano está completando seus 30 anos de atuação em Uberaba. Segundo Matusalém, seu otimismo está alicerçado no atual quadro de estabilidade da economia, com inflação sob controle. As perspectivas são de crescimento de vendas em torno de 4%.
EXPANSÃO
Além das suas 9 lojas em Uberaba e do e-commerce, a rede Zebu Carnes tem planos de expansão para cidades vizinhas a partir de 2024. Aliás, Matusalém acredita que supermercados físicos não vão sucumbir diante do avanços das vendas pela internet. Pelo contrário. “Como é que você vai comprar carne, verduras, frutas sem olhar o produto e escolher o melhor?” – questiona, do alto de sua experiência como supermercadista conceituado que é.
NOVO PERFIL
O perfil do consumidor mudou muito nesses 30 anos de atuação da Zebu carnes, segundo Matusalém. Ele observa que hoje em dia as famílias não vão mais ao supermercado para fazer compra para todo o mês. Hoje compram “picado”, quase todo dia. Vão comprando à medida em que surgem as necessidades.