ALTERNATIVA

Rodrigo Pacheco e Alexandre Silveira faltam ao encontro do PSD mineiro

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 15/09/2025 às 22:11Atualizado em 17/09/2025 às 22:47
Compartilhar


 

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

FERVENDO
Caldeirão político continua esquentando. Nesta segunda-feira, o protagonismo foi do PSD, que fez um concorrido encontro regional em Belo Horizonte. Partido mostrou força, levando vários prefeitos mineiros para o evento de filiação em massa. Presidente do partido em Minas, o deputado Cássio Soares, e a vice-presidente, prefeita Elisa Araújo, receberam o presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. Na foto acima, o trio com o vice-prefeito Mauricinho de Sá.

 
SEM ESPAÇO?
Mais alinhados com o governo Lula, o senador Rodrigo Pacheco e o ministro Alexandre Silveira não participaram do encontro estadual do PSD mineiro, realizado nesta segunda-feira em BH. Pacheco é o nome dos sonhos de Lula para disputar as eleições majoritárias em 2026, de olho na sucessão de Romeu Zema. Como segunda opção, o ministro Alexandre Silveira iria para o “sacrifício”, caso Pacheco decida não encarar essa “missão”. Há quem entenda que a ausência do senador e do ministro sinaliza que ambos poderão trocar de partido, desconfiaram que não seriam “bem-vindos” no encontro na capital mineira.
 
SERÁ?
Depois de tentar fazer mistério sobre sua filiação no PSD, o vice-prefeito Mauricinho de Sá assinou a ficha nesta segunda-feira, em Belo Horizonte.
 
TITITI
Ainda sobre Mauricinho, bastou a confirmação de sua filiação no mesmo partido da prefeita Elisa para começarem as especulações sobre sua eventual candidatura a deputado em 2026. Até aí nada de novo. Mas um detalhe chama a atenção: há quem aposte na candidatura de Mauricinho a estadual, em dobradinha com Ismar Marão a federal. O certo é que esse assunto ainda vai “render”...
 
COMO FICA?
Até aqui, o vereador Ismar Marão tem trabalhado sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PSD. Mas daí a mudar de rota será um pulo. Vale lembrar que em 2018 o então vereador Franco Cartafina já havia lançado seu nome a deputado estadual quando uma conversa com Marcos Montes o levou a mudar de ideia e sair candidato a deputado federal. E se elegeu naquele ano. Não será surpresa se a história se repetir com Marão...
 
MUITO DIFÍCIL
Por outro lado, uma eventual intenção do PSD de lançar Mauricinho de Sá a federal  poderia inviabilizar o trabalho de resgate da representatividade de Uberaba em Brasília. Em que pesem os incontáveis predicados do vice-prefeito, especialmente seu carisma e simpatia, ele é um novato na política. Entraria na disputa com deputados em busca de reeleição e com compromissos já estabelecidos, enquanto ele próprio teria de costurar apoios na região a esta altura do campeonato. Mas, como em política tudo pode acontecer, é melhor esperar os próximos capítulos dessa história.
 
VITAMINADO
PSD mineiro conseguiu também a filiação do prefeito de Veríssimo, Marco Aurélio. Outros quatro prefeitos da região estão alinhando internamente em seus respectivos municípios a filiação no PSD. Mas ainda não assinaram a ficha.
 
PARA VIPS
Nesta terça-feira, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, participará de reunião de alinhamento partidário em Belo Horizonte. Essa reunião será mais fechada.
 
PRESENTE!
Vice-governador Mateus Simões demorou, mas compareceu ao encontro regional do PSD. Como expoente do Partido Novo e virtual candidato a governador em 2026, obviamente que Mateus não poderia perder essa oportunidade de reforçar apoio político.
 
INOVAÇÃO
Ainda na capital mineira, a prefeita Elisa assinou convênio de adesão de Uberaba ao programa Cidades do Futuro, iniciativa do Governo de Minas, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). O programa tem como objetivo implementar soluções tecnológicas inovadoras nos municípios mineiros, ampliando a eficiência dos serviços públicos e garantindo mais acesso aos cidadãos. A assinatura contou com a presença da prefeita Elisa Araújo, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto, e do subsecretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Mendes de Faria Soares (foto abaixo).
 
O QUE MUDA?
Esse programa Cidades do Futuro promove a digitalização dos processos das prefeituras, facilita a contratação de soluções tecnológicas desenvolvidas por empresas e oferece capacitação gratuita aos servidores municipais, preparando-os para implantar as melhorias. Segundo a prefeita, além do governo municipal, os empreendedores locais terão acesso a várias ferramentas de inovação que o programa proporciona, assim como a linhas de crédito e oportunidades, para o fortalecimento do setor produtivo.
 
TEJE PRESO!
Conforme antecipado pelo comandante Santos em entrevista à Rádio JM na semana passada, a Guarda Civil Municipal deflagrou nesta segunda-feira a Operação Trânsito Seguro. Motorista falando ao celular, ou trafegando sem o cinto de segurança que se cuide. Essas e outras infrações estão na mira da GCM.
 
ÁGUA NA BOCA
Circuito gastronômico de Uberaba começou na quinta-feira e se estende até a virada do mês, sendo a premiação dos pratos vencedores o ápice do Festival Gastronômico. O evento será nos dias 4 e 5 de outubro, no Parque das Barrigudas, com oportunidade para degustação dos pratos concorrentes e muitas atrações musicais. O Festival Gastronômico vem se firmando a cada ano como um dos bons eventos do calendário de Uberaba. Fernando Abdalla, presidente do Sinhores, que é o sindicato dos proprietários de bares, restaurantes e hotéis de Uberaba, ressalta a importância do festival para o setor, porque movimenta uma cadeia produtiva expressiva na cidade, além de atrair visitantes para a cidade e levar mais clientes aos estabelecimentos participantes. Nesta edição, o Festival conta com 19 estabelecimentos participantes, inclusive sorveteria.
   
CONSULTORIA
Além do apelo popular do Festival Gastronômico, Fernando Abdalla conta que a parceria entre o Sinhores e o Sebrae tem resultado em consultorias muito proveitosas para os bares e restaurantes de Uberaba. As oficinas técnicas incluem levantamento de custos, precificação de produtos, apresentação dos pratos e outros itens importantes para o setor. É uma profissionalização importante para os empreendedores do segmento. Isso faz toda a diferença para o sucesso das operações.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por