ALTERNATIVA

Romeu Zema vem a Uberaba para evento partidário

Lídia Prata
Publicado em 18/11/2019 às 23:31Atualizado em 18/12/2022 às 02:02
Compartilhar

Pingos nos is

Muita gente estranhou e até criticou duramente a Câmara Municipal em razão de publicação feita no jornal oficial do município, referente a uma ata de registro de preços para a compra de 61 aparelhos de ar condicionado. Mas onde vão ser instalados tantos aparelhos? Essa pergunta circulou nas redes sociais no fim de semana. Mas os críticos não tiveram o cuidado de buscar a informação sobre o assunto diretamente na fonte. E, claro, a história não é bem assim. Apenas dois aparelhos serão comprados agora e instalados de imediato.

Por que tantos?

Esse sistema de ata de registro de preços que tem sido adotado ultimamente para a compra de produtos diversos pelo Poder Público significa que os itens poderão ser adquiridos aos poucos, no prazo de 12 meses, ou até mais, dependendo do que constar no edital. Diferente da licitação, a ata é para registro de que tal preço será obedecido tanto pelo fornecedor quanto pelo comprador, naquele período. Não é imperativo comprar o lote completo, muito menos de uma só vez. No caso da Câmara, segundo o presidente Ismar Marão, o número maior de unidades se dá em virtude do que se chama tecnicamente de “economia de escala”, que é a garantia de preço pelo fornecedor para o período de validade do pregão, no caso 12 meses.

Destino certo

Os dois aparelhos de ar condicionado a serem substituídos servirão ao estúdio da TV Câmara, onde é indispensável o funcionamento ininterrupto para manter a temperatura dos equipamentos de acordo com o padrão estabelecido pelo fabricante, assim como no PABX (Sistema de atendimento de telefonia). Os dois equipamentos atuais estão danificados e precisam ser substituídos, por não compensar mais qualquer tipo de reparo. “O registro da quantidade de 61 aparelhos foi feito preventivamente, de acordo com o planejamento da Casa e em conformidade com as exigências do Tribunal de Contas”, ressalta o presidente do Legislativo, Ismar Marão.

Tim-tim por tim-tim

Você sabe para o que serve um vereador? É o que a Câmara Municipal de Uberaba está explicando, no anúncio mostrado na televisão, em linguagem bastante clara e acessível. Garanto que muita gente não sabe qual é o verdadeiro papel de um representante do povo no Legislativo.

Resultado definitivo

Por unanimidade, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região absolveu ontem o empresário Marcelo Palmério da acusação de manter trabalhadores em regime de escravidão na sua fazenda no Estado de Goiás. Acórdão deve ser publicado nos próximos dias, sepultando de uma vez por todas essa história. Ficou definitivamente provado o equívoco da denúncia, feita na época por fiscais do Ministério do Trabalho.

Sinal de alerta 

Trânsito na rua Cel. Manoel Borges anda engarrafado todo dia, principalmente no trecho entre a avenida Santos Dumont e a rua Major Eustáquio. No período da tarde, só tendo muita paciência para enfrentar o engarrafamento. Por isso, é preciso que, desde já, a Prefeitura estude soluções alternativas para desafogar o tráfego, antes de iniciar a reurbanização da Leopoldino de Oliveira, pois durante as obras fatalmente os veículos serão desviados para as ruas paralelas, incluindo a Manoel Borges. Se agora já está complicado, imagine quando ela receber o excedente dos veículos e ônibus da avenida...

Novo estilo

Vinda do governador Romeu Zema a Uberaba, no dia 30, será revestida de um novo modelo de arrecadação para as campanhas eleitorais no país. A exemplo do que já ocorre nos Estados Unidos e em diversos outros países, o encontro servirá para que o Partido Novo possa receber doações. No convite está sendo sugerido o valor de 30 reais por pessoa, podendo ser mais, claro.

Reforço de peso

Um dos momentos importantes da vinda de Romeu Zema a Uberaba será o encontro com empresários e lideranças regionais, reunidos na Aciu, às 10 horas. Logo em seguida, haverá um almoço, por adesão, que vem sendo organizado pelo comando do Partido Novo em Uberaba. Além do governador, estarão presentes deputados eleitos pela sigla.

Na peneira

Por falar em eleição, um marqueteiro especializado em eleições reuniu-se recentemente com pré-candidatos a vereadores e foi clar sem coligações partidárias, a vitória nas urnas dependerá frontalmente de saliva e sola de sapato. Em relação às redes sociais, ele alertou os interessados a usá-las com cautela, para o “feitiço” não se virar contra o “feiticeiro”. Para bom entendedor, esse pingo é um alfabeto inteiro.

Fora!

O WhatsApp garante ter banido 400 mil contas no Brasil, durante as eleições de 2018. Essa informação foi passada à CPMI das Fake News, com a justificativa de mau uso e violação das normas do aplicativo por parte dos usuários banidos, principalmente disparo de mensagens em massa e atividades automatizadas, deixando nítido o caráter “comercial” do conteúdo.

Que tal?

Conforme esta coluna antecipou, a Prefeitura lança hoje o Concurso Cultural Patrimônio Iluminado. Intenção é valorizar os casarões antigos da Praça Rui Barbosa e do Calçadão através de fotos postadas nas redes sociais, nas quais os participantes elegerão a fachada histórica mais bonita. Ao todo, 34 imóveis foram selecionados para servirem de cenário para as fotos. Os lojistas mais votados ganharão a iluminação de Natal da Prefeitura. O prazo é curtíssimo para o engajamento dos uberabenses nessa campanha: somente até o dia 28 deste mês.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por