Todos os casos foram detectados por meio do aparelho “Bodyscan”, semelhante a um raio X do corpo dos visitantes (Foto/Divulgação)
RITMO FRENÉTICO
Nos 5 primeiros dias sob gestão da Sociedade Educacional Uberabense foram registrados mais de 1.600 atendimentos nas duas UPAs. Foi o que revelou a secretária Valdilene Rocha, em entrevista ao programa Pingo do J nessa quinta-feira. Val considerou tranquila a transição ocorrida no domingo (17), quando a Funepu entregou a gestão das unidades de pronto atendimento para a SEU. As intercorrências registradas, de acordo com a secretária, foram normais e próprias da troca de comando e adaptação das equipes ao serviço e ao local. Nenhum problema grave ocorreu.
VERBAS RESCISÓRIAS
Durante a entrevista, um ouvinte indagou à secretária quando é que a Prefeitura vai pagar a Funepu para acertar as verbas rescisórias com os funcionários. A secretária respondeu que o assunto está sendo tratado e certamente a Funepu comunicará ao pessoal demitido. Não quis entrar em detalhes.
DEMANDA JUDICIAL
Nos bastidores o que se comenta é que a Funepu está cobrando da Prefeitura, judicialmente, o repasse dos valores referentes ao pagamento das verbas rescisórias. Há um impasse entre as partes, porque, segundo consta, no entendimento da Procuradoria-Geral do Município, a responsabilidade pelo pagamento das verbas rescisórias é da Funepu, uma vez que não está prevista explicitamente no contrato. A cifra envolvida, neste caso, gira em torno de R$7 milhões, segundo consta.
DATA INDEFINIDA
Por outro lado, Valdilene Rocha reforçou que na semana que vem as chaves da UPA do Mirante serão entregues à SEU. A empreiteira Tridel confirmou que a obra de reforma do prédio estará concluída no dia 29. No entanto, a secretária explicou que a SEU terá de estruturar o funcionamento da UPA, razão pela qual a abertura oficial para atendimento à população deverá demorar alguns dias. Mas de janeiro não vai passar – garantiu Val. UPA do Mirante terá tudo novinho em folha, desde o mobiliário até os equipamentos, como o de raio-X.
VAI SAIR
Depois de dezenas de idas e vindas, a UBS São Benedito deverá finalmente ser licitada no ano que vem. Pelo menos é o que promete a secretária municipal de Saúde. Segundo ela, só falta a Seplan entregar os projetos complementares para a publicação do edital de licitação da obra. O edital, aliás, está pronto. E, para se ter uma ideia, até as equipes para atendimento a futura UBS já tem. Porém, está alojada na Unidade do São Cristóvão, até a unidade do São Benedito sair do papel.
SAMU REGIONAL
Enquanto o Samu Regional não entra em operação, Uberaba continuará contando com o serviço municipal. Como a gestão do Regional cabe ao Cistrisul, o consórcio intermunicipal de saúde do Triângulo Sul, nenhuma das questões a ele relacionadas é de competência da Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, Val salientou que vários municípios já iniciaram a construção de suas respectivas bases para receber o Samu Regional e estão se estruturando para fazer esse serviço funcionar bem.
ANDANDO
De acordo com a diretora-geral Vanessa Silva Faria, o convênio do Cistrisul com o Estado foi assinado no final de julho/23, e os recursos chegaram aqui no mês seguinte. “Como houve uma demora na assinatura, por parte do Estado, os orçamentos enviados na elaboração do plano de trabalho estavam vencidos, uma vez que têm validade por 90 dias. Estamos tendo de refazer todos os orçamentos, sendo três orçamentos para cada equipamento, material, serviço. O convênio tem aproximadamente mil itens”. De lá pra cá, o Cistrisul já publicou 11 editais de licitação, incluindo aquisição de materiais permanentes, móveis, papelaria, compra de ambulâncias, uniformes para equipe operacional (botas de resgate, camisas, macacões), sistema de comunicação, material de identidade visual, etc. Agora, a equipe está terminando de fazer os orçamentos de medicamentos, equipamentos e materiais, para em seguida publicar o restante das licitações. “Nossa maior dificuldade nos orçamentos é que as empresas não costumam responder o pedido de cotação, quando falamos se tratar de processo licitatório”, ressalta Vanessa.
TIM-TIM POR TIM-TIM
Ex-prefeito Paulo Piau vai falar à imprensa nesta sexta-feira, às 13h30, para rebater as colocações feitas pela prefeita Elisa durante entrevista coletiva. Dentre outros pontos, Elisa disse que recebeu a Prefeitura com um déficit de R$44 milhões.
SUFOCO
Com o fim do emplacamento de veículos pelo Detran-MG, quem compra carro zero-quilômetro está padecendo desde o dia 15 de dezembro para conseguir passar o veículo por vistoria. As empresas terceirizadas não estão conseguindo, ainda, atender à demanda, demorando a liberar os veículos emplacados. Aliás, a Delegacia de Trânsito, em Uberaba, tem sido demandada diariamente para resolver questões documentais que já não são mais de sua competência. Resultado: contribuinte mineiro insatisfeito, despachantes insatisfeitos, concessionárias de automóveis insatisfeitas. Quem ganha com tanta insatisfação? Ninguém, por óbvio. Medida adotada pelo governo mineiro não poderia ser mais infeliz, sobretudo nesse fim de ano em que o mercado de automóveis está aquecido. Privatizar o emplacamento sem o devido preparo das equipes terceirizadas foi um tiro no pé!
OLHA O SAIDÃO!
O “saidão de Natal” colocou 15 condenados nas ruas de Uberaba no dia 19, com compromisso de retorno deles no dia 26. Aliás, logo depois do Natal sairão mais 25 presos para retornarem no dia 2 de janeiro. A legislação penal brasileira é uma piada!
CADÊ TU?
A propósito, como explicar que dois presos perigosos tenham fugido da penitenciária de Uberaba, dias atrás? Só um foi recapturado até agora. Que essa fuga está esquisita, ah, isso está.