Porta Voz desta terça-feira traz edital de chamamento público para seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) interessada em firmar parceria com o Município para a gestão do Centro Dia. Para quem não se recorda, o Centro Dia é um projeto inovador, que o governo municipal está implementando em Uberaba. Vai ocupar o imóvel de um antigo motel no Parque das Gameleiras, que foi totalmente reformado, depois passou por depredação, mas deve estar pronto até agosto para receber idosos em situação durante o dia, enquanto os familiares trabalham. Ali eles vão receber assistência completa, recreação e atividades diversas. No final do dia eles retornarão ao convívio com a família..
DETALHES
O edital também especifica detalhadamente os critérios para admissão dos idosos no Centro-Dia, que incluem situação de vulnerabilidade, grau leve de dependência física e que tenham vínculo familiar efetivo. Ou seja, idosos em situação de abandono ou acamados não estarão no público-alvo do Centro-Dia, que inicialmente vai oferecer 30 vagas, com valor per capita de R$3.000,00 a ser pago pelo município. No local o idoso poderá ser abrigado por no máximo 8 horas diárias.
SELO
Promulgada pelo presidente da Câmara, Ismar Marão, a Lei nº14.592/2026, que institui a partir de agora o Certificado “Empresa Amiga da Pessoa Idosa” em Uberaba. Para fazer jus à distinção há requisitos definidos no texto legal, dentre os quais a comprovada adoção de práticas de incentivo à contratação, permanência ou reinserção de idosos no mercado de trabalho; desenvolver, apoiar, patrocinar ou financiar programas e projetos de incentivo à prática de esportes, ou culturais por idosos. Por fim, empresas que destinarem recursos ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
SOPRANDO VELINHAS
Presidente Ismar Marão foi festejado nesta terça-feira, pelo aniversário. Teve direito a “parabéns pra você”, entoado pelos servidores da Câmara.
NA BRONCA
Pastor Eduardo Isidoro reagiu à crítica publicada nesta coluna, ao vídeo que ele postou nas redes sociais, declarando apoio e pedindo votos a forasteiros que disputam reeleição para deputados. Os candidatos, no caso, são evangélicos, como Eduardo. No vídeo, ele teve ao seu lado a esposa, Regiane Isidoro, que ocupa cargo de confiança no governo municipal, como presidente da Cohagra. Segundo o pastor, alegar que os seus apoiados nunca fizeram nada por Uberaba é “questão de desconhecimento do trabalho, pois várias emendas já vieram pra cá, viaturas etc. A questão é que eles não tocam trombeta como muitos outros fazem.” Foi além, afirmando que “através das emendas deles, iremos reformar/equipar a Escola Estadual Bernardo Vasconcelos, e a construção de pistas para atividade física do bairro Estrela da Vitória”. Vamos aguardar para tirar a prova dos 9. Em ano eleitoral o que não falta são promessas de recursos dos parlamentares que têm mandato. Mas daí a chegar o tutu são outros 500!
AGORA VAI
Com investimentos estimados em cerca de R$ 1 bilhão, a Geomit implantará cerca de 400 km de dutos para conectar quatro municípios da região a partir de abril de 2028 para receber e transportar o biometano a ser produto nas usinas do Triângulo, começando pela Usina Vale do Tijuco, do grupo CMAA. É esse o ponto alto do evento marcado para esta quinta-feira, às 10h30min, na CMAA, quando Gasmig e Geomit (joint venture entre a Mitsui Gás e Energia e a Geo Bio Gas&Carbon) assinarão o contrato de fornecimento de biometano para atendimento ao Triângulo Mineiro, incluindo Uberaba e Uberlândia. O evento contará com a presença do presidente do Grupo Cemig, Alexandre Ramos, e do presidente da Gasmig, Gustavo De Marchi, além de executivos das empresas parceiras e autoridades públicas.
ATENÇÃO
Até pouco tempo atrás só se falava em gás natural, derivado do petróleo. Agora o biometano produzido a partir do bagaço da cana é a novidade que empolga o mercado. O mundo está mudando, e muito. Para se ter uma ideia, o Mercado Livre já detém 35% de participação no mercado brasileiro e movimentou cerca de R$ 140 bilhões em 2025. A Amazon tem 15% de participação, e a Shopee abocanha nada menos do que 25% de tudo o que é vendido no Brasil. As três capturam o consumidor sensível a promoções, cupons e frete grátis. Mas agora as três estão de olho no fenômeno TikTok. Segundo Junior Bornelli, da Start-Se, “em maio de 2025, o TikTok Shop iniciou suas operações no Brasil com um volume bruto de mercadorias que, em termos absolutos, era irrelevante. Doze meses depois, esse volume havia sido multiplicado por 102 vezes. O número de transmissões ao vivo diárias cresceu vinte vezes. A receita gerada por essas transmissões avançou 161 vezes. A plataforma alcançou 134 milhões de usuários brasileiros e, segundo projeções do setor, pode movimentar cerca de R$ 39 bilhões até 2028, o que representaria algo próximo de 9% de todo o comércio eletrônico nacional.” O comércio está mudando e quem não se adaptar ou não enxergar essa mudança está fadado ao insucesso.
DIGNO DE CAPITAL
A vizinha Uberlândia, com seus quase um milhão de habitantes, vai inaugurar no mês que vem seu novo aeroporto, agora sob a gestão da Aena. Obra digna de capital! Mas não é só a estrutura física do aeroporto que chama a atenção. A Aena acaba de divulgar os números do movimento no aeroporto de Uberlândia: de janeiro até maio deste ano foram realizadas 9.287 operações (pousos e decolagens), com verificação de cerca de 558 toneladas em cargas. Tem mais: a partir de julho deste ano, os voos regulares no Aeroporto de Uberlândia totalizarão 1.144 operações (16,14% a mais do que em junho), com 147.840 assentos ofertados (15,09% superior ao mês anterior). Recentemente, a partir de tratativas capitaneadas pela Prefeitura de Uberlândia, por meio do prefeito Paulo Sérgio, juntamente à gestora do aeroporto, Uberlândia retomou voos diretos para o Galeão, no Rio de Janeiro, e para Brasília.