ALTERNATIVA

Salvando a pátria

Piau perde a paciência com interdição de avenida para obras do Codau e manda tirar cones

Lídia Prata
Publicado em 27/08/2015 às 09:14Atualizado em 16/12/2022 às 22:35
Compartilhar

FOTO/LEITOR

Nem mesmo o sempre calmo prefeito Paulo Piau aguentou ver caminhão do Codau e cones usados para interditar o trânsito na avenida Mei Mei, ontem pela manhã. Obra não precisava interditar nem meia pista, que dirá a pista inteira

Chega!!!

Até o prefeito Paulo Piau perdeu a paciência ontem com as obras do Codau atrapalhando o trânsito pela cidade. Segundo leitor que testemunhou o fato, o prefeito desceu do carro oficial na avenida Mei Mei e mandou o pessoal do Codau liberar o trânsito em meia pista, já que a obra poderia ser realizada sem qualquer prejuízo com essa medida. O encarregado do serviço ainda tentou argumentar (!), mas Piau não quis nem saber. Ele próprio passou a mão nos cones e liberou o tráfego de veículos. Quando os motoristas começaram a passar pela avenida, muitos botaram a cabeça para fora da janela para apoiar a iniciativa de Piau. “É isso aí, prefeito”.

Puxão de orelhas

Segundo consta, o prefeito teria dito ao encarregado da obra do Codau que a culpa não era dos trabalhadores, mas de quem deu ordem para impedirem o trânsito na avenida Mei Mei. “Essa ordem veio lá de cima”, disse Piau. Na sequência sobrou bronca para o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto. Ainda bem que o prefeito sentiu na pele o que todos nós, motoristas humildes mortais, sofremos com essas desnecessárias interdições de tráfego para obras do Codau. Agora essa história deve mudar. Tomara que mude também a sujeira deixada pelo Codau por onde faz obras...

Assim não dá!!!

A quarta-feira foi de bronca do prefeito também com o secretário e o subsecretário de Saúde. Piau resolveu dar uma blitz na UBS São Cristóvão e ficou horrorizado ao ver paciente sendo transportado em cadeira de escritório. Ao perguntar para a gerente onde estava a cadeira de rodas da Unidade, a resposta irritou ainda mais o prefeit “roubaram”. Como assim? Ninguém sabe, ninguém viu a cadeira sendo levada? E por que a UBS não providenciou outra cadeira de rodas para o postinho???

Foi bem – As blitze dadas pelo prefeito Paulo Piau têm servido para trazer à tona vários problemas que desafiam solução do seu governo há um bom tempo. No caso da Saúde, Piau constatou também que é verídica a denúncia de falta de material de limpeza e até de sabonete líquido nas UBSs, embora esse fato tenha sido negado pelo subsecretário Evaldo Espíndola, dias atrás. Por outro lado, na semana passada, ao visitar a escola Frei Eugênio, Piau saiu de lá satisfeito com o que viu. Menos mal.

Piedade – O que o prefeito nem sempre pode ver nas andanças pelos postos de Saúde é o péssimo tratamento dispensado por atendentes aos pacientes pobres que ali buscam alívio para suas dores. Não raro há queixas contra o desrespeito a pacientes analfabetos, que são “esquecidos” nos bancos das UBSs.

Preservar empregos

A Prefeitura quer incrementar a construção civil em Uberaba e frear o desemprego no setor. Que a cidade é a que mais recebe investimentos no Triângulo Mineiro é fato atestado pelo Sebrae. No entanto, a construção civil é o setor que mais demitiu, segundo os últimos dados do Caged. Um programa voltado para a área pretende reequilibrar essa balança.

Revisão já

O prefeito Paulo Piau quer um estudo minucioso para enfrentar a burocratização, rever a questão da avaliação de áreas. Já determinou estudo sobre os procedimentos adotados e exemplos bem sucedidos em outras cidades do país que possam ser adaptados aqui. A voz corrente é de que é muito oneroso construir em Uberaba. Sem contar a paciência que todos precisam ter com a morosidade na tramitação dos processos nas diversas secretarias municipais até chegar ao alvará para a construção. Piau quer que a Prefeitura baixe esse custo para preservar os empregos.

Alavanca

Essa reestruturação do processo de aprovação de obras novas e reformas não vai significar desoneração. Mas, segundo Piau, a ideia é criar procedimentos que possam ajudar a alavancar o setor. O Sinduscon será chamado a colaborar. A estratégia é unir forças, poder público e iniciativa privada.

Homenagens

O renomado jurista Aristóteles Atheniense será o grande homenageado da 9ª edição do Congresso de Direito Processual de Uberaba. Evento será realizado nos dias 17 e 18 de setembro, no Teatro Sesiminas (Fiemg). Como tradicionalmente ocorre, durante o congresso será entregue a Comenda “Prof. Edson Prata”, que contemplará neste ano o combativo promotor de Justiça Carlos Valera, o juiz federal Élcio Arruda e o secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por