ENFIM, UMA SEDE
Prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) surpreendeu na noite de quarta-feira (3) com o anúncio da verba para tirar do papel a tão sonhada sede do Samu Regional. A chefe do Executivo, que é também a presidente do Citrisul (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo Sul), revelou que já estão na conta R$ 5 milhões para viabilizar a obra, graças a emenda do deputado Zé Silva (Solidariedade). Mas onde será construída essa sede?
SEDE PARA QUÊ?
Inegável que seja de suma importância a construção da sede para o Samu Regional, que, aliás, é um projeto do Estado. Atualmente o Citrisul não tem ambulâncias, somente uma aeronave, que é o Arcanjo 06, destinado ao resgate de pessoas em situação de urgência. Erguer o prédio para abrigar o Samu Regional é ótimo, mas não é tudo. Afinal, para que serve um prédio vazio?
ONDE
Fonte consultada pela coluna ALTERNATIVA aponta que o local para a instalação do prédio não está escondido na caixa de Pandora e seria em área na saída para São Paulo, próxima aos Doces Zebu, conseguida lá em 2014, por intermédio do então deputado Tony Carlos, do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens, cuja doação foi aprovada em maio de 2016 (LEI Nº 22.251), especificamente para a construção de sede do Samu Regional. Outra opção em análise seria na avenida Ramid Mauad.
NÃO HÁ INTERESSE
Diante das incertezas sobre o Samu Regional, mais uma vez surgiu o Hospital São José como solução. Ele foi declarado como utilidade pública ainda no fim do ano passado pelo então prefeito Paulo Piau (MDB), com vistas a ser hospital de campanha para o enfrentamento da pandemia. No fim das contas ele não foi usado e, inclusive, está sub júdice. Sem tempo para decidir o que fazer com o imóvel, a administração passada deixou a cargo de Elisa determinar se prosseguiria com o pedido de desapropriação ou não. Segundo garante a Prefeitura, não há interesse do Município no imóvel. No fim do ano passado, a avaliação do imóvel beirava os R$ 7 milhões e havia ido a leilão para quitar passivo trabalhista.
É ELE!
Daniel Franco mostra cada vez mais maturidade e desenvoltura política ao circular em Brasília e Belo Horizonte para buscar parcerias para seu Instituto. Cumprindo agenda nesta quinta-feira (4) na Capital Mineira, o presidente do Instituto Daniel Franco se reuniu com diversas lideranças, dentre elas foi recebido pelo assessor do senador Rodrigo Pacheco - Anselmo Domingos -, e o deputado Gustavo Valadares, líder do Governo Zema na Assembleia de MG. Na pauta, o assunto que vem causando muitos burburinhos ultimamente, as eleições de 2022.
TERCEIRA VIA, QUE NADA!
Com sua habitual lucidez, o ex-ministro Aldo Rebelo definiu bem onde estamos (ou deveríamos estar) frente à polarização que se instalou no país. “Eu não sou terceira via. Ela já está engarrafada. A terceira via eu acho que não é nada, é uma retranca, uma legenda, para quem é contra o Bolsonaro e contra o PT. Agora, um candidato à presidência que não tem nada a falar para os eleitores de Bolsonaro e do Lula não deveria ser pré-candidato. Ser contra tudo não é proposta, não é ideia. Eu acho que o Brasil está unido pelos problemas. Quando você vê uma fila no posto de combustível, não tem duas filas: uma pro Bolsonaro e uma pro Lula. O país é unido pelo problema e dividido pela solução. Tem que achar um caminho para explicar que a união faz a força. Parece que o país dividido é natural, quando não deveria”. Definitivamente, não deveria.
INDEPENDENTE
“O eleitor vai por necessidade de buscar um caminho. Ele não vai viver na desilusão o tempo inteiro. E algumas ideias duram só por um instante. Quando você elege uma pessoa imatura, despreparada, as pessoas pensam em outras. Acho que essa vai ser a forma que as pessoas vão pensar em 2022”, disse Aldo Rebelo aos jornalistas Márcio Gennari e Wellington Cardoso.
DE OLHO NA TRAVESSIA
Big empreendimento viabilizado no bairro de Lourdes deve levar mais de mil pessoas para lá, mas um “detalhe” tem passado despercebido aos olhos menos atentos. O aumento de fluxo de pessoas certamente impactará o transporte coletivo, sobretudo porque o Terminal Leste é ali “do lado”. O problema é chegar até lá, tendo em vista que a combinação pedestres apressados + motoristas imprudentes certamente resultará em atropelamentos no trecho, a não ser que uma providência seja tomada.
PARA ACABAR
Por falar em segurança para pedestres, quem está no jeito para encontrar o fim é a obra do viaduto da BR-050, que já estava quase virando lenda urbana. Depois de idas e vindas, a Prefeitura assumiu a obra e deve entregá-la por completo no início do ano que vem. A promessa é do secretário-adjunto de Obras, Pedro Arduini, durante entrevista ao Pingo do J. Segundo ele, a conclusão custou quase um milhão de reais em recursos próprios para a Prefeitura e a decisão de resolver a questão foi da própria prefeita Elisa. Provavelmente também exausta de esperar uma solução para a causa…
PARTE JÁ FOI
“Temos a estimativa de [custo] em torno de 800 mil reais, de fonte própria. E não era obrigação da Prefeitura, mas se não fizessemos isso, aquilo ia perdurar por mais uma licitação. Nós falamos o número para a prefeita Elisa e ela definiu o que deveríamos fazer”, disse Arduini, prevendo, ainda, que além da parte superior, a Prefeitura deve se responsabilizar também pela obra da parte inferior.
NOVOS ARES
Após anos com dedicação exemplar ao Ministério Público de Minas Gerais, a ex-promotora da Saúde de Uberaba Cláudia Freddo Marques mudou de ares e atua agora como coach e analista de perfil, trazendo interessantes postagens nas redes sociais sobre o relacionamento a dois.