Desde o início de outubro o vereador Samuel Pereira aguarda informações da Cohagra sobre a participação de Uberaba no programa Moradas Gerais. Esse programa é uma iniciativa do governo do Estado, que prevê a destinação de recursos a fundo perdido para reforma de imóvel residencial de famílias em situação de vulnerabilidade. Para fazer jus aos recursos da ordem de R$ 35 mil por residência, o beneficiado precisa estar inserido no CadÚnico. É esse levantamento do número de pessoas que se enquadram no programa que o vereador quer saber. Em Belo Horizonte, para se ter uma ideia, mais de 4 mil famílias serão beneficiadas. Samuel reconhece a dificuldade da Cohagra para fazer o levantamento, mas se ela não apertar o passo, Uberaba poderá ficar só com as sobras dos recursos. Afinal, “quem vai na frente bebe água limpa”...
FEIRÃO DE IMÓVEL
Por falar na Cohagra, a vice-presidente Regiane Isidoro está liderando a organização do feirão de imóveis que será realizado nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, no Praça Uberaba Shopping.
PRUDÊNCIA
Mesmo tendo votado a favor da instauração da Comissão Parlamentar Processante (CPP) na Câmara, o vereador Samuel Pereira não quis comentar sobre a situação do colega Diego Rodrigues (PDT), alvo de pedido de cassação de mandato. Samuel justifica que o vereador pedetista terá oportunidade de provar sua inocência no episódio da fiscalização em unidade de saúde, onde constatou ausência de médico no local, embora estivesse em horário de trabalho. O médico, no caso, acionou o Legislativo, pedindo a cassação do mandato do vereador, porque sua identidade teria sido exposta em redes sociais, causando-lhe grandes prejuízos. Argumentou que Diego infringiu a Lei Geral de Proteção de Dados.
COMBATE AO ASSÉDIO
Não sei se você sabe, mas é de autoria do vereador Samuel Pereira. a lei de combate ao assédio sexual no transporte público. Pois bem. Dias atrás uma mulher procurou a Polícia para registrar uma ocorrência de assédio na estação do BRT e contou que ela havia acionado o botão de pânico na estação, mas não recebeu socorro. Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, Samuel destacou a reação da vítima e disse que a lei visa justamente orientar as mulheres sobre as providências a tomar em casos de assédio. Visa também a prevenção desse crime. Mas não pode obrigar o município ou as concessionárias do transporte público a manter videomonitoramento dos ônibus e das estações. Essa obrigação, se constasse no projeto de lei, seria inconstitucional.
PRA CIMA
Por outro lado, Samuel está em tratativas com as concessionárias de ônibus para afixar cartazes nos ônibus informando que o assédio sexual é crime, assim como número de telefone que deve ser acionado pelas vítimas. Além disso, Samuel quer que as concessionárias treinem os motoristas a tomar atitude de imediato, se forem acionados por vítimas do assédio.
VAI COM QUEM?
Mesmo tendo retirado sua pré-candidatura a deputado no ano que vem, Samuel Pereira diz que ainda não recebeu nenhum pedido de apoio por parte de seus colegas que se mantêm na disputa. “Ninguém me procurou ainda”, disse na entrevista à Rádio JM. Vale lembrar que em 2014 ele alcançou 27.985 votos na disputa para deputado, e caiu para 12 mil votos em 2022.
#TAMOJUNTO
Por outro lado, Samuel não abre mão de trabalhar pela reeleição do seu amigo Carlos Vianna ao Senado. Na última pesquisa do instituto Paraná, Vianna aparece bem pontuado, com 36% das intenções de voto em 2026.
ZEMA PRESIDENTE
Depois do lançamento da sua pré-candidatura a presidente da República em São Paulo, o governador Romeu Zema vai protagonizar evento semelhante em Araxá, sua terra natal, no dia 15, próximo sábado.
SUCESSO
Finalizada a 13ª edição da Expocigra Fiemg no sábado com resultados que atestam o sucesso do evento. Em que pese as grandes indústrias de Uberaba e região serem refratárias à participação na feira multissetorial, a Expocigra arrastou muita gente para o Pavilhão multiuso do Parque Fernando Costa nos três dias de sua realização. Quem foi certamente gostou do que viu. E quem participou, saiu de lá com bons resultados. A rodada de negócios promovida pelo Sebrae, para se ter uma ideia, fechou com expectativa de movimentação financeira superior a R$ 40 milhões. Pois é. Uberaba precisa valorizar a Expocigra e ver nesse evento uma oportunidade de turismo de negócios, fortalecendo nossa relação com o ecossistema produtivo de toda a região do vale do Rio Grande. Em tempos de Geoparque e busca pela consolidação de Uberaba como cidade turística, precisamos dar as mãos e investir na Expocigra como um evento regional.
INOVAÇÃO
O Loft Inova IEATM, no Parque Fernando Costa, recebeu público expressivo e seleto, e inclusive contou com a visita da prefeita, recebida pelo presidente Cláudio Oliveira e pelo diretor do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), engenheiro Karim Mauad. A exemplo de autoridades, os participantes ficaram surpresos com o alcance do evento apoiado pelo Sistema Confea/Crea-MG/Mútua, voltado para engenheiros, arquitetos e designers.
ROUXINOL
Padre Fabiano Roberto quase roubou a cena na inauguração da iluminação natalina na Praça da Abadia, na noite de sexta-feira. Além da emocionante cerimônia das velas, Padre Fabiano soltou a voz ao microfone, cantando com o público presente à festa. Pagodeiro dos bons!
RAPEL
Além da árvore iluminada, chamaram a atenção as peripécias do Papai Noel, que desceu de rapel pela Basílica de Nossa Senhora da Abadia na sexta à noite. A multidão na praça foi ao delírio com a cena, que contou com o apoio da corporação dos bombeiros. Ficou muito interessante. Confira na foto abaixo:

(Foto/Divulgação)