ALTERNATIVA

Saúde entrega mais de 2 milhões de remédios em um mês

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 16/11/2023 às 21:32Atualizado em 17/11/2023 às 18:50
Compartilhar

Balanço do programa “Saúde Avança Mais” revela mais de 60 mil atendimentos em outubro. Só em cirurgias eletivas foram 504, de um total de 1.366 realizadas desde agosto. Os exames realizados em outubro totalizaram 11.601, de um total de 36.120 entre agosto e outubro. 

No balanço da Saúde, chama a atenção o alto volume de medicamentos distribuídos à população: 2 milhões 330 mil 519 unidades. Um número assustador! Só pela Farmácia Solidária, foram 299.310 medicamentos, enquanto pela Farmácia Aqui, outros 110.627 medicamentos entregues à população.  Socorro!!!! 

PREJU
Durante audiência pública realizada na véspera do feriado, a vice-reitora da UFTM revelou que o Hospital de Clínicas tem uma perda aproximada de 40% dos seus ganhos em determinados procedimentos. Atribuiu essa perda à utilização do sistema SisReg, que regula o atendimento dos pacientes na rede pública, em especial a ocupação de leitos nos hospitais. Segundo a médica Meire Ataíde, apenas Uberaba e Belo Horizonte não utilizam o sistema Susfácil. Na nossa região, todos os municípios usam o Susfácil, através do qual é possível ter acesso a informações sobre pacientes e suas patologias também. 

A audiência foi convocada pela vereadora Rochelle Bazaga, justamente para tratar das questões relacionadas à Universidade e ao HC, agora sob nova gestão.  

PRETO NO BRANCO 
Indagada sobre a possibilidade de substituir o SisReg pelo Susfácil em Uberaba, a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, descartou totalmente essa hipótese. “Não vejo nenhum prejuízo na assistência aos pacientes, nem para a gestão do ensino” – ressaltou Val. Foi além: “Respeito a opinião da vice-reitora, porém considero importante a regulação de leitos, com supervisão, respeitando o perfil de assistência de cada instituição. Já conversei com a pró-reitora sobre o assunto e solicitei que comprovasse qual é o prejuízo que a UFTM está tendo, para podermos discutir com exatidão esse assunto, ou pontualmente os casos. Continuo aguardando”. 

Val ressaltou que existe um bom diálogo com a UFTM e disposição para resolver essa situação e eventualmente outras que surgirem. 

TRÊS PONTAS 
Ainda de acordo com a secretária Valdilene Rocha, as dificuldade de informações perante o Susfácil podem ter solução em breve. Ela está em alinhamento com a nova superintendente de Saúde, Ana Maria Bernardes, justamente para encontrar uma “saída”. Dentre as dificuldades que mais causam transtornos está fazer o Estado enxergar a demanda de pacientes que aguardam cirurgias eletivas. Hoje o município encaminha ao Estado as planilhas com a lista dos pacientes. Em vez disso, o município deve passar a inserir essa lista no Susfácil, para agilizar. 

MUITO TRANQUILO 
Em entrevista à Rádio JM nesta quinta-feira, o médico Raelson Batista revelou que o processo de transição na gestão das UPAs está evoluindo muito bem. Em janeiro encerra o contrato com a Funepu, assumindo de imediato a Sociedade Educacional Uberabense (SEU). Raelson integra a equipe responsável por essa transição, que é coordenada pelo médico Frederico Ramos. O primeiro chamamento de pessoal para compor as equipes das duas unidades de pronto atendimento já está em curso. 

PRIORIDADE 
Um acolhimento mais humanizado aos pacientes deve dar o tom da nova gestão das UPAs quando a SEU assumir. Segundo Raelson Batista, essa foi uma prioridade determinada pessoalmente pelo reitor Marcelo Palmério à equipe de transição.  

ZERO PROBLEMA 
O vereador Pastor Eloísio não está preocupado com seu futuro partidário, após a fusão do PTB (ao qual está filiado) com o Patriotas (da colega Denise Max). Segundo o vereador, antes de tudo ele é um homem de grupo político e, por isso, vai marchar com o o seu líder, que é o empresário Jota Júnior. 

LADO POLÍTICO
A propósito, o vereador Pastor Eloísio explica que gostaria de marchar ao lado da prefeita Elisa, rumo à reeleição. Mas admite que essa opção poderá não se viabilizar, dependendo dos rumos que seu grupo político (leia-se Jota Júnior) tomar em 2024.  

GRANA BOA 
Liberação do ticket pela prefeitura fez a alegria dos donos de supermercados no feriado da Proclamação da República. Ficaram literalmente lotados! 

É O CARA! 
Em vez do Fallabela, a Expocigra 2023 vai trazer o influencer Henrique Madeirite, aquele do bordão “Pode olhar aí, mei dia. Sextou, bebê”. Ele faz o maior sucesso nas redes sociais e certamente vai arrastar um público enorme para sua palestra na quinta-feira, dia 23, no Pavilhão multiuso da ABCZ. A Expocigra tem uma agenda bacanérrima de palestras, incluindo o Comandante Anderson Passos e a chef Manoela Lebron. Imperdíveis! 

CÁPSULA DO TEMPO 
Na sexta-feira, dia 24, às 18h, durante a Expocigra, a ACIU lançará a “Cápsula do Tempo” comemorativa de seu centenário. Cartas, fotos, documentos vão compor uma maleta que será guardada pelos próximos 10 anos, quando deverá ser aberta. O evento é aberto ao público. 

AFINANDO A VIOLA
Depois de muitos desencontros, finalmente o ex-deputado Lerin e a vereadora Rochelle Bazaga conseguiram colocar a prosa em dia e “afinar a viola”. Rochelle está à frente do PDT, ainda que não tenha se filiado oficialmente, enquanto Lerin disputou a última eleição e continua no partido. Ao final, os dois acertaram o passo para caminharem juntos. 

Rochelle Bazaga e Lerin (Foto/Arquivo Pessoal)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por