ALTERNATIVA

Saúde sinaliza com renovação do contrato das UPAs com Funepu

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 10/03/2022 às 23:14Atualizado em 18/12/2022 às 18:43
Compartilhar

Vencendo em 21 de junho, o contrato do município com a Funepu para a gestão das Unidades de Pronto Atendimento deve ser renovado por mais um ano, segundo adianta a secretária adjunta de Saúde, Valdilene Rocha. No entanto, paralelamente, será deflagrado processo licitatório para a prestação desse serviço a partir de junho de 2023, uma vez que essa prorrogação do contrato com a Funepu é a última permitida por lei. Como esse tipo de licitação é demorado, o processo tem de ser iniciado agora para o governo não correr o risco de ficar descoberto no ano que vem.

PÉ NA TÁBUA

Ainda de acordo com Valdilene Rocha, o governo municipal não vai esperar a construção de prédio novo para implantar o Samu Regional. Toda a papelada já foi encaminhada ao Estado e agora só falta o sinal verde de BH. Neste início, a base do Samu Regional deverá funcionar provisoriamente ao lado do Samu municipal.

PRONTINHOS

Outra boa notícia dada pela secretária adjunta de Saúde em entrevista à Rádio JM nesta quinta-feira é que alguns projetos de reforma de UBSs já estão prontinhos para entrar em fase de licitação. Neste caso está a UBS do Beija-Flor, considerada prioritária em razão de seu estado precário de funcionamento.

Vale destacar que essas obras vão ser executadas com os recursos do acordo da Vale pela tragédia de Brumadinho. Boa parte do dinheiro está na conta da Prefeitura desde agosto do ano passado, esperando os projetos ficarem prontos.

NOVA ESTRUTURA

Valdilene Rocha garante que a demora no repasse dos recursos de emendas parlamentares aos seus destinatários está solucionada. Admitindo que a secretaria de Saúde teve muitos problemas com deficiência de pessoal administrativo no ano passado, Val revela que daqui pra frente esses problemas com repasses não deverão se repetir. Pra começar, a Saúde designou uma equipe específica para cuidar das emendas parlamentares e agilizar os processos, o que significa análise do plano de trabalho e das metas qualitativas e quantitativas de cada prestador beneficiado com emenda parlamentar. Oremos!

PROJETO DESCARTADO

Na avaliação da secretária adjunta de Saúde, o Hospital da Criança não tem estrutura física, nem de equipamentos e muito menos de pessoal para abrigar uma unidade semi-intensiva pediátrica em Uberaba. Essa proposta foi defendida pela médica Ana Maria Bosi, em entrevista à Rádio JM na semana passada, mas Valdilene Rocha a considera totalmente inviável e lembra que a UTI pediátrica do Hospital de Clínicas não tem ocupação plena durante todo o ano. Já os casos mais graves, especialmente cardiológicos, são encaminhados para os hospitais de referência.

FOCO NO BÁSICO

Antes de pensar em unidade de tratamento intensivo ou semi-intensivo, a adjunta de Saúde ressalta a necessidade de fortalecer o atendimento na atenção básica, inclusive para o público infantil. As equipes de saúde da família, inclusive, devem atender às crianças também. Val voltou a reforçar que o Centro Especializado em Pediatria, a ser implantado no bairro Abadia, deverá desafogar bastante o atendimento no Hospital da Criança.

QUE É ISSO, COMPANHEIRO?

A gerente do postinho do Residencial 2000 não foi exonerada, nem transferida, ao contrário do que o vereador Paulo César Soares, o China, divulgou nesta quinta-feira. Aliás, China distribuiu release alegando que a prefeita Elisa teria mandado a mãe dela, disfarçada, ao postinho para checar as denúncias de que a gerente maltrata as pessoas. Segundo a prefeita, não houve nada disso. A mãe dela esteve realmente na UBS Edson Luiz Fernandes, mas não estava disfarçada. Muito menos teria simulado atendimento.

ABRIR O JOGO

Nesta sexta-feira, o vereador China estará reunido com equipe da Secretaria de Saúde para apresentar suas denúncias. Na sequência, os servidores terão oportunidade de apresentar sua versão.

O certo é que esse release do vereador causou um bafafá danado na UBS do 2000. Segundo a “rádio peão”, os servidores da unidade teriam ficado revoltados e pedido transferência em massa. Cá pra nós: não é fácil encarar o trabalho num bairro tido e havido como um dos mais violentos da cidade…

NOVELA LONGA

Com ordem de desocupação imediata, moradores do Estrela da Vitória estão correndo contra o tempo para tentar permanecer no imóvel. Nesta segunda-feira, 14, representantes do Município vão se reunir com o proprietário da área onde estão instaladas essas famílias, com objetivo de chegar a um acordo para a regularização fundiária do local. Será apresentada proposta de permuta de área com o proprietário , de modo que o governo possa, posteriormente, regularizar a ocupação desses posseiros. Em sendo formalizado o acordo, o Município entende que a desocupação dos imóveis em 15 dias, conforme decisão judicial da 3ª Vara Cível de Uberaba, será revertida.

NEM PENSAR!

Governo Elisa não cedeu ao apelo da empreiteira encarregada da construção do Cemei Professora Joana Darc Campos Oliveira. Esse Cemei já era para estar pronto desde setembro de 2017, mas as obras foram paralisadas quando faltavam 30% para conclusão. Em 2021, com a mudança de governo, a construtora procurou a Secretaria de Educação para reivindicar um novo aditivo de tempo e realinhamento de preço, a fim de retomar e concluir a obra. Porém a Procuradoria-Geral do Município indeferiu o pedido (com toda razão) e a construtora deixou o serviço. Agora o município está lançando uma nova licitação visando à contratação de empresa para a conclusão das obras. Prazo para apresentação dos documentos e proposta é 31 de março. O custo da construção está estimado em pouco mais de R$ 1,1 milhão. Agora vai!

QUE SUPLÍCIO!

Filas imensas nos postos de combustível da cidade marcaram a quinta-feira. Essa alta dos preços é apenas uma das consequências da guerra na Ucrânia. Outras virão. É só uma questão de tempo…

RENOVAÇÃO

Arquiteta Alessandra Roso e o engenheiro Reinaldo Ribeiro, presidente e vice, respectivamente, tomam posse hoje juntamente com seus diretores para comandar o Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM) pelos próximos dois anos. Alê Roso quebra um tabu histórico, ao se tornar a primeira mulher e a primeira arquiteta a presidir a entidade. Certamente fará um trabalho de excelência, à altura do seu dinamismo, dedicação e competência. Sucesso à nova diretoria do Instituto.

(Foto/André Santos)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por