Pra valer
Em visita ontem ao Jornal da Manhã, deputado federal Marcos Montes (PSD) garantiu que não será candidato a prefeito de Uberaba ano que vem. Não foi a primeira vez que ele fez esta afirmação, mas agora foi categóric vai participar do processo eleitoral, sem entrar pessoalmente na disputa.
Afunilando
As definições partidárias sobre candidaturas só vão começar a aparecer claramente a partir de março, depois do carnaval. Até lá vamos ficar nessa água morna. Porém, nem tudo está assim tão nebuloso quanto alguns pensam. Pela oposição, por exemplo, o nome do prefeitável deve sair de uma lista quíntupla que inclui Almir Silva (PR), João Franco (PDT), Lerin (PSB), Maurício Cecílio (PSDB) e Eclair Gonçalves (DEM). Há um outro fator que precisa ser considerad as alianças partidárias em níveis nacional e estadual. Por isso, qualquer um dos cinco tem chances, teoricamente, de ser o prefeitável da oposição.
Quem???
Na “situação” também há problemas, como a disputa entre Paulo Piau, Tony Carlos e Rodrigo Mateus pela indicação do PMDB para a eleição majoritária. Há ainda a possibilidade de Anderson apoiar Adelmo, do PT, para prefeito, dependendo das alianças futuras. E não se pode perder de vista o poder de articulação de Samir Cecílio, do PR, que anda cacifando seu nome e pode arrastar o PR de volta para a base governista, aparando as arestas entre o prefeito e o deputado federal Aelton Freitas, hoje a principal liderança do PR em Uberaba. Enfim, qualquer um desses pode ser o candidato da situação ou pelo menos tem chances de sê-lo.
Novos rumos
Marcos Montes confirmou o que esta coluna antecipou: se for convidado, o deputado aceitará cargo no primeiro escalão no governo de Minas. Aliás, se ele pudesse escolher, não tenho dúvida de que optaria pela Secretaria de Obras, a que dá mais visibilidade política entre todas.
Abacaxi
Complicado mesmo é aceitar convite para a Secretaria Estadual da Saúde. É um tremendo abacaxi, seja em nível de Estado ou Município. Saúde só tem problema...
Quartel General
Ao que tudo indica, Uberlândia será o QG dos partidos da base aliada do governador Anastasia nas eleições de 2012. Não é segredo para ninguém que o governador quer ampliar sua base política no Triângulo Mineiro e tem no prefeito Odelmo Leão um aliado de primeira grandeza. Porém, segundo consta, o pré-candidato apoiado por Odelmo não faz sequer cócegas na provável candidatura do petista Gilmar Machado, que é um político fortíssimo. Situação lá anda tão complicada quanto aqui.
Monstrinho
Comerciante da Tristão de Castro que viu a cena e leu a nota desta coluna, ontem, ligou para comentar: se a picape estivesse transportando trabalhadores na carroceria, teria sido multada. Mas, como era um monstrinho, os guardas devem ter ficado com medo...
Braços cruzados
Por volta de 17h desta quinta-feira, dois guardas municipais olhavam – distraídos – o tumulto no trânsito na rotatória da Leopoldino de Oliveira, próximo ao Uberabão. Não tomaram qualquer atitude para minimizar os efeitos do engarrafamento. Estavam alheios à fila enorme de veículos que se formou na Álfen Paixão, onde o Codau interditou parte da pista para obras, impedindo o trânsito na subida. Difícil...
Reforço
Efetivo do Batalhão de Bombeiros militares de Uberaba ganha reforço nesse fim de ano. Foram incorporados à tropa 11 sargentos, quatro cabos e outros quatro aspirantes a oficiais.
Espaço novo
Pode sair do papel em breve o projeto que objetiva dotar Uberaba de uma unidade de saúde específica para tratamento de problemas renais. Segundo o deputado Antônio Lerin, há uma promessa de liberação de recursos pelo governo de Minas para a construção. Até o terreno já estaria definido, localizando-se próximo à UPA da Leopoldino de Oliveira (em construção). Projeto da clínica do rim vem sendo conduzido pelo médico Antônio Fernando Hueb.
Horário normal
Fornace Pizzaria terá atendimento normal nesta sexta-feira, aproveitando que a cidade está lotada de visitantes para o Natal. Você também pode aproveitar para reunir seus familiares na Fornace Pizzaria e começar hoje mesmo a celebração de Natal. Que tal?
Pra pensar
Uma comissão de evangélicos, liderada pelo senador Magno Malta, propôs ao ministro da Saúde uma campanha diferente contra a Aids no carnaval 2012. Sugeriu o seguinte slogan: “Nesse carnaval, não transe. Preserve-se para o casamento. Família é bom”. O ministro prometeu elaborar uma cartilha com essas mensagens.