“Se Elisa sair do cenário eu estarei dentro. Só não serei candidato a prefeito agora em respeito a ela”. Foi o que disse o presidente da Câmara, Fernando Mendes, ao ser questionado sobre suas intenções eleitorais para 2024. Com um pé fora do MDB, Fernando deve se filiar ao Republicanos assim que for aberta a janela partidária, em abril do ano que vem. Por enquanto ele não confirma seu destino partidário, mas nos bastidores é dada como certa sua filiação no Republicanos.
DOSE DUPLA
Aliás, também são dadas como certas as filiações do vereador Almir Silva e do presidente da Fundação Cultural, Cássio Facure, no Republicanos. E mais: ao que tudo indica, o partido em Uberaba deverá ser confiado ao empresário Domingos Araújo, pai da prefeita Elisa. Por enquanto, quem, está respondendo pelo Republicanos é Leonardo Queiroz, aliado do pastor Eduardo Isidoro, presidente do PRTB.
DOBRADINHA
E por falar em Fernando e Almir, não será surpresa se os dois vierem a formar dobradinha nas eleições de 2026, saindo um a federal e outro estadual. Anote para conferir daqui a três anos.
FILHA DO PROCESSO ELEITORAL
Se não tivesse eleição no ano que vem, a CEI do Lixo provavelmente não seria criada. Avaliação é do presidente da Câmara, vereador Fernando Mendes, em entrevista à Rádio JM nesta sexta-feira, ressaltando ainda que a Comissão de Investigação decorre justamente da movimentação eleitoral. Por outro lado, ele defendeu a criação da CEI do Lixo, dizendo que os vereadores têm de dar repostas às denúncias que recebem e aos eleitores, e que as comissões de investigações servem para esclarecer os fatos.
TUDO CERTO
Na sessão de instalação da CEI do Lixo, o presidente e o vereador Marcos Jammal travaram uma discussão “daquelas”, levando Fernando Mendes a dar um ruidoso tapa na mesa e dizer que estava rompido com o colega. Pois bem. Na entrevista à Rádio JM, Fernando disse que o rompimento não se efetivou, uma vez que foi motivado pelo calor das discussões. Além disso, Jammal teria reconhecido que ultrapassou os limites também. Segundo Fernando, já está tudo certo entre os dois.
CAUTELA...
Embora os dois tenham selado a paz, Jammal ainda não digeriu muito bem o fato de ter ficado de fora da composição da CEI do Lixo. Também em entrevista à Rádio JM, Jammal revelou ter ouvido de Fernand a explicação de que não o indicou para preservá-lo, já que teve problemas judiciais por conta da sua participação na CEI das Vacinas. No entanto, Jammal reclamou que Fernando não teria tido a mesma preocupação em preservar o colega Luizinho Kanecão, presidente da CEI do Lixo. Luizinho disse em plenário que a oposição criou a CEI do Lixo, mas a “base” do governo iria conduzi-la.
Sobre essa questão, Fernando Mendes justificou que a situação do Jammal era previsível. Já a fala de Luizinho não. E defendeu a seriedade e a competência do colega Luizinho, pra presidir a comissão de investigação.
BEM BOLADO
Está praticamente tudo certo para a mudança da Câmara Municipal para o prédio dos Correios, na Praça Henrique Krugger. Segundo o presidente Fernando Mendes, as partes chegaram a um consenso de que nesse primeiro momento o ideal é uma outorga, com posterior apresentação de proposta de coma, em fevereiro do ano que vem. Por que fevereiro? Porque em fevereiro os Correios deverão lançar uma promoção, uma espécie de Black Friday, para agilizar a venda de cerca de 5 mil imóveis do seu patrimônio, espalhados pelo Brasil, e aí o prédio de Uberaba poderá ser comprado com 25% desconto.
Expectativa do presidente é fazer a mudança do Legislativo para a nova casa ainda no primeiro semestre do ano que vem.
TRATATIVAS ACELERADAS
Além do desembolso monetário, a Câmara deverá entregar o prédio anexo ao plenário, para onde será deslocado o atendimento dos Correios. Paralelamente, deverá oferecer uma área de 13 mil metros quadrados na MG 427, entroncamento com a BR 050, para os Correios instalarem seu Centro de Distribuição regional. Hoje a empresa tem forte atuação no segmento de entrega de mercadorias, e não mais de entrega de correspondências.
PROBLEMAS COM O CARTÃO
Cartão do BK continua passando vergonha nos servidores que vão às compras nos supermercados. Muita gente enche o carrinho, mas na hora de pagar, o cartão não passa. Essa situação se arrasta há mais de um ano. Porém, nesta sexta-feira, a PMU divulgou um comunicado aos servidores, para alertá-los que o supermercado Mart Minas não aceita o cartão BK.
Poderiam ter admitido isso antes e avisado aos servidores, para não passarem pelo constrangimento de ter de deixar pra trás as compras do supermercado.
Detalhe: não é só o Mart Minas que não está aceitando o cartão BK...
BOA PRAÇA
Sexta-feira marcada pela perda de duas pessoas muito queridas, o professor José Thomaz da Silva Sobrinho, ex-secretário municipal de Educação no governo Wagner do Nascimento, e Fátima Ciriani Jacob, uma querida amiga que foi pioneira no segmento de locação de vídeos, antes do surgimento de Netflix e outras novidades tecnológicas que mataram o videocassete. Durante anos o uberabense frequentou a “Show Vídeo”, na Santos Dumont, para assistir aos lançamentos dos melhores filmes em fita de vídeo. Boas lembranças guardo dos dois e certamente eles terão assento na primeira fila no céu.