ALTERNATIVA

Se virar réu no STJ

Governador Pimentel pode ser afastado do cargo antes mesmo do impeachment

Lídia Prata
Publicado em 21/04/2016 às 00:22Atualizado em 16/12/2022 às 19:13
Compartilhar

Escrito nas estrelas

Como já era previsto, o ministro Teori Zavascki pediu o adiamento do julgamento dos mandados de segurança impetrados na tentativa de garantir a posse de Lula como ministro do governo Dilma Rousseff. Por maioria, o STF decidiu adiar o julgamento. Na realidade, a decisão foi a mais sensata nesse momento de turbulência política, porque não se sabe até quando vai durar o governo do PT. Mas já é de todos conhecida a verdadeira intenção dessa transformação do ex-presidente em ministro...

“Zona de perigo”

A exemplo de Dilma, o também petista Fernando Pimentel corre sério risco de ser afastado do cargo. A colunista Raquel Faria, do jornal “O Tempo”, de BH, publicou nessa quarta-feira nota dizendo exatamente isso. E explicou: “Conforme a Constituição Mineira (Art. 92, parágrafo 1º, inciso I), o governador tem que deixar o cargo imediatamente se virar réu no STJ. E isso pode ocorrer logo, segundo desembargadores. Já tem gente apostando que Pimentel será afastado antes mesmo da presidente Dilma”. A conferir.

Virando o jogo

A vida é mesmo surpreendente. No fim do ano passado, o uberabense Altamir Rôso enfrentou o “fogo amigo” que o queria fora da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, um dos cargos mais cobiçados no primeiro escalão. Chegou-se a cogitar a extinção da secretaria por ele ocupada, numa suposta reforma administrativa arquitetada pelo governador Pimentel. No entanto, agora o “vento virou”. Com a possibilidade de afastamento do governador Pimentel e da presidente Dilma, o PMDB será guindado ao topo do poder tanto em BH quanto em Brasília. E, aí, de “patinho feio” do governo, Altamir tem tudo para ser um dos mais prestigiados secretários num eventual governo Antônio Andrade, além de ter trânsito livre com Michel Temer.

Novo comando – O G9 deve trocar de comando na próxima semana. Isso porque a vez da Aciu na presidência da entidade terminou em janeiro. Manoel Rodrigues permaneceu à frente do G9, mas agora deve passar o cargo a representante do Cigra ou do Sinduscon.

Agenda – Para o presidente da Fiemg Vale do Rio Grande, está na hora de o G9 definir uma agenda de trabalho e de desenvolvimento para Uberaba, principalmente considerando que este é ano de eleições. Nagib Facury, no entanto, afiança que o G9 não vai se intrometer em questões partidárias, limitando sua atuação à política desenvolvimentista.

Peitando a crise

Apesar da choradeira sobre a crise econômica, o Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande e a Fiemg estão lançando oficialmente a 4ª edição da ExpoCigra, a grande feira de negócios de Uberaba. Abertura do evento será no dia 19 de outubro, em pleno segundo turno das eleições, e o encerramento, previsto para sábado, dia 22 de outubro. Como vitrine da economia local, a ExpoCigra deve priorizar este ano as rodadas de negócios que fizeram muito sucesso no ano passado. Além disso, segundo Nagib Facury, essas rodadas de negócios deverão ser ampliadas, com a participação de novos compradores de grande potencial na região.

 Baratinho, baratinho

Ainda sobre a ExpoCigra, o presidente Nagib revela que conseguiu manter o preço do estande praticado no ano passado, graças à parceria com o Sebrae. O interessado em participar poderá pagar os R$2.500 do estande padrão em até oito vezes, resultando numa parcela “baratinha, baratinha”, segundo Nagib.

Jangadas

Querida amiga, a talentosa artista plástica e arquiteta Renata Prata expõe suas telas na Galeria de Arte do Centro de Cultura José Maria Barra, a partir do dia 6 de maio. “Jangada das Emoções” é o nome da mostra.

 Filho de peixe...

Sob a batuta do promissor Rivaldo Machado Borges Neto, será realizado em Uberaba o 6º Encontro Rural Jovem. Evento está programado para o dia 29, no Tatersal Rubico de Carvalho, e integra a programação da ExpoZebu 2016. O tema escolhido para o encontro é “Produtividade e meio ambiente – perspectivas para uma pecuária sustentável” e será debatido pelo deputado Marcos Montes, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura; Ronaldo Rodrigues da Cunha e Fernando Sampaio.

Medalha

Companheiro de longa data no Jornal da Manhã, o colunista Jorge Alberto Nabut está em Ouro Preto, onde recebe hoje a Medalha da Inconfidência. Criada em 1952, essa Medalha é a maior comenda concedida pelo Estado e se destina a homenagear os mineiros que contribuem para o engrandecimento de Minas Gerais em suas respectivas áreas de atuação. Ao todo serão 148 agraciados na solenidade desta quinta-feira.

Deputado federal Marcos Montes recepcionou os produtores rurais que se deslocaram até Brasília para assistir de perto a votação do parecer do deputado Jovair Arantes pelo “impeachment” da presidente Dilma. Sindicato Rural de Uberaba foi representado por numerosa comitiva, como se vê parcialmente na foto

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por