ALTERNATIVA

Secretária anuncia concurso para professor em 2023

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 22/09/2022 às 21:42Atualizado em 17/12/2022 às 21:12
Compartilhar

Escassez de professores nos quadros de reserva do município vai estartar a realização de novo concurso público para docentes no primeiro semestre do ano que vem. Anúncio foi feito pela secretária Sidneia Zafalon, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quinta-feira. Atualmente, os maiores problemas da Semed estão relacionados às disciplinas de Geografia, História, Matemática e Inglês.

SEIS MESES???

Até a secretária Sidneia se assustou quando um ouvinte questionou os motivos pelos quais há seis meses a Escola municipal Ester Limírio Brigagão está sem professor de matemática. A princípio, Sidneia disse que o professor era contratado, mas venceu o período e teve de ser dispensado. O substituto, por sua vez, está de licença. Mas Sidneia disse que esse prazo de seis meses é inadmissível e vai apurar os fatos.

RESGATE EFICIENTE

Na avaliação da secretária de Educação, a busca ativa por alunos “fujões” tem-se mostrado bastante eficiente. Tanto que a taxa de abandono caiu de 3,1% entre alunos dos anos iniciais, em 2019, para 0,2% no ano passado. Esse resultado positivo, de acordo com Sidneia, se deve principalmente ao trabalho realizado em conjunto pela Semed, Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude e Conselho Tutelar. “Nós vamos atrás dos alunos, mesmo” - reforça Sidneia.

NÚMEROS MACRO

O município começou 2021 com 25.376 alunos matriculados na rede, e saltou para 28.166 no início de 2022, incluindo educação infantil, ensino fundamental, EJA. detalhe interessante: Há uma fila de quase 2.000 alunos interessados em vagas em escolas de tempo integral. Em Uberaba só há uma operando nesse formato, a Escola municipal Professor Anísio Teixeira.

FAZER O QUÊ?

Quarta-feira que vem termina o prazo dado pela Semed para o pessoal da rede municipal refletir sobre o mau desempenho das nossas escolas no Ideb. Sidineia vai ouvir sua turma para tentar entender o que aconteceu e achar soluções para melhorar os índices na próxima avaliação. A princípio, ela acredita que pesou nesse resultado desastroso o fato de algumas boas escolas não terem pontuado. Escolas municipais Uberaba, Frei Eugênio e Santa Maria, por exemplo, não conseguiram reunir 80% dos alunos presencialmente em sala de aula no dia da avaliação.

Talvez tenha faltado empenho dos professores e diretores em motivar os alunos a comparecer nesse dia tão importante.

CARTÃO VERMELHO

Vencedora do certame para fornecer uniformes aos alunos da rede municipal foi reprovada na “prova prática”. A amostra apresentada não agradou, levando a Semed a convocar a segunda colocada.

Já o contrato com a vencedora da licitação para fornecimento dos kits escolares aguarda apenas a formalização do contrato para assinatura. Sidneia espera que desta vez os kits e uniformes cheguem antes do início do próximo ano letivo. Oremos!

DEPENDE…

Secretária Sidneia não me pareceu muito entusiasmada com o projeto de autoria do vereador Professor Wander, que impõe a instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as salas de aula. Segundo ela, se o projeto for aprovado e se tornar lei, certamente será cumprido. Mas ela ressalva a importância de condicionar esse videomonitoramento à aprovação dos pais e professores, bem como de um termo de compromisso para as imagens não serem usadas para outros fins, senão melhorar a qualidade do ensino.

VERDE E AMARELO

Neste sábado, às 9h30min, apoiadores do presidente Bolsonaro estarão reunidos no Sindicato Rural de Uberaba, com a presença do ministro Marcos Montes, para organizarem a motocarreata em favor da reeleição do Presidente.

ORGULHO NOSSO

Produção de hortaliças na Penitenciária de Uberaba praticamente triplicou nesses primeiros 8 meses de 2.022. No ano passado inteiro, a produção totalizou 3.654 kg. Saltou para 9.808 kg nos de janeiro a agosto deste ano. Muito bacana. Couve, alface, rúcula, cebolinha, cenoura, beterraba foram doadas a instituições assistenciais, como Casa de Apoio Daniele, Asilo Santo Antônio, Lar São Vicente de Paulo, Instituto dos Cegos, dentre outros.

EXPANSÃO

Na região, os presídios têm embarcado nessa onda da produção de hortaliças pelos presos. Em Araxá, por exemplo, foram produzidos 1.718 kg no ano passado. Em 2022, a produção saltou para 11.981 kg. Toda a produção se destina a instituições assistenciais, além de reforçar a alimentação dos presos. Esse projeto das hortas é um dos orgulhos do diretor regional Itamar Rodrigues Junior.

DIA DE SANDRA

Querida amiga e articulista do Jornal da Manhã há mais de uma década, a psicóloga Sandra de Souza Batista Abud lançará nesta sexta-feira, às 20h, o seu livro de crônicas “Falando de…temas e temas”. Na obra, Sandra reuniu algumas de suas melhores crônicas publicadas pelo JM. Tive a honra de ser convidada para falar sobre a autora, na contracapa desta obra. Logo mais, à noite, estaremos lá para abraçar Sandra, no Centro de Cultura Cecília Palmério.

NO CHÃO

Ventania e chuva deste início de primavera derrubaram as bandeirolas fixas dos candidatos que usaram pontos em avenidas da cidade. Uma pena. Dinheiro desperdiçado com um tipo de propaganda cara e totalmente ineficaz!

NA ATIVA

Secretário de Desenvolvimento Econômico está seguindo os passos da ACIU e visitando as empresas de Uberaba. Que bom! Nesta quinta-feira, o secretário Rui Ramos esteve na Fundibras, onde foi recebido pelo diretor Raphael Pagliaro e conheceu um pouco da história e as demandas da maior fundição de Uberaba. Depois desta, certamente outras tantas indústrias locais vão querer receber a visita do secretário. Podem apostar!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por