Mutirão da saúde
Para colocar em dia os 28 mil atendimentos de saúde que estão na fila do SUS em Uberaba, o secretário Fahim Sawan dá início a um verdadeiro mutirão nos próximos dias. Do total de atendimentos empacados, 20 mil são de pacientes uberabenses que aguardam consultas, ou exames ou cirurgias eletivas na rede pública. Outros oito mil são de pacientes da região.
Frente a frente
A “Força-Tarefa” da Saúde terá três frentes de ação. A primeira delas envolverá o atendimento em horários extraordinários de pacientes que aguardam consultas com reumatologistas, endocrinologistas, neurologistas, dermatologistas e outros profissionais médicos especialistas. Para isso, contará com reforço do Hospital de Clínicas da UFTM e do Hospital Universitário, da Uniube.
Exames e cirurgias
A parceria do Município com hospitais conveniados ao SUS vai agilizar a realização de cirurgias de menor complexidade, como catarata, varizes, hérnias, etc. No Hospital de Clínicas já está acertado um novo “turno” para atender aos pacientes da fila eletrônica, no período da noite e aos sábados. Já as tomografias “empacadas” serão distribuídas assim: duas pela manhã, outras duas à tarde e seis à noite. Um verdadeiro mutirão para tentar colocar os atendimentos em dia.
Pregão – A fila de pacientes à espera de vaga para exames de ultrassom é enorme – revelou Fahim em entrevista ontem à Rádio JM AM 730. Para agilizar o atendimento, a Secretaria de Saúde realizará um pregão, convidando todas as clínicas particulares a participar. Quem der o menor preço será contratado para prestar o serviço. Segundo Fahim, há cerca de oito mil exames pendentes na rede...
Leishmaniose – Secretário Fahim Sawan confirmou também que há oito casos suspeitos de leishmaniose em animais domésticos em Uberaba. Mas nem todos são de um mesmo bairro ou região da cidade, o que é altamente preocupante, pois essa doença é transmissível aos humanos e pode matar.
Prejuízos da greve
Em julgamento realizado na última quarta-feira, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais indeferiu o pedido apresentado pela Seccional mineira da OAB, visando à suspensão dos prazos processuais em decorrência da greve dos serventuários da Justiça. O presidente Luís Cláudio Chaves lamentou a decisão e demonstrou preocupação com prejuízos causados aos jurisdicionados, que não podem ser atribuídos aos advogados, já que não conseguem acesso aos autos processuais em várias comarcas. Informou também que a OAB irá recorrer, no plano federal, para evitar maiores prejuízos à população e à classe dos advogados.
Alerta
Em contato com o presidente Luís Cláudio, ele recomendou aos advogados que se sentirem prejudicados pela greve dos serventuários que reúnam provas da falta de acesso aos serviços essenciais, entre eles acesso aos autos, inclusive registrando boletim de ocorrência policial.
A galope - Investimento total do alcoolduto entre Ribeirão Preto e Uberaba vai passar dos R$400 milhões. As obras devem ter início ainda neste mês de abril. Só o terminal de Uberaba deve consumir algo em torno de R$80 milhões e gerar 1.500 empregos diretos.
Saúde - Estreia hoje novo programa da Rádio JM AM 730: “Boa Vida”. Sob o comando de Amely Degraf, o programa será apresentado a partir de 12h30. O foco será a boa alimentação! Fique ligado!
Pânico
“Papa” em Direito do Trabalho, o advogado Guido Bilharinho não vê motivo para pânico entre patroas e empregadas em razão da lei que ampliou os direitos das domésticas no país. Segundo ele, não há necessidade de instalação de relógio de ponto para registrar presença, horário e jornada extraordinária das domésticas. Afinal, o lar das pessoas não se equipara a uma empresa. Mas recibos de pagamento de salários e horas extras são aconselháveis, como férias e 13º salário.
Sufoco
Funcionando com quadro reduzidíssimo de pessoal, o Ministério do Trabalho em Uberaba há tempos enfrenta uma espécie de congestionamento total para homologação das rescisões contratuais. Os funcionários fazem o que podem, mas é visível a escassez de pessoal comparada ao volume elevado de serviço naquela repartição. A situação chega ao ponto de serem marcadas as homologações com mais de 30 dias após o recebimento das verbas rescisórias pelos empregados. Resultado disso é que muitos deles não comparecem ao Ministério para “carimbar” os documentos, pois já receberam o “tutu”...
Especial
Edição comemorativa dos 10 anos da JM Magazine está ficando lindíssima! Prevista para chegar às mãos dos uberabenses no fim deste mês, a revista terá cerca de 300 páginas, um recorde! Tudo no maior capricho, do conteúdo editorial à apresentação visual (que terá novidades também). Particularmente aposto no sucesso do emocionante revival das grandes festas que marcaram esses 10 anos da JM Magazine. Casamentos, débuts, aniversários, eventos sociais inesquecíveis selecionados a dedo pela colunista Virgínia Abdalla. Imperdível!!!