Imóvel onde funcionou o Núcleo de assistência jurídica da Uniube, na rua Lauro Borges, passará a abrigar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico a partir do início do ano que vem. Contrato já está assinado e, segundo o secretário Celso Neto, o imóvel também irá sediar o Sine, com móveis e equipamentos novos, adquiridos com recursos federais. Com a mudança da Sedec, serão duas secretarias municipais localizadas no centro da cidade, uma vez que a Seds já está instalada ali pertinho. Isso significa mais movimento para a área central da cidade, o que é muito bom.
FALTA POUCO
Nessa quinta-feira, o secretário Celso Neto contou aos ouvintes da Rádio JM que o projeto de doação da área no DI-5 à Skala Cosméticos deve seguir para a Câmara Municipal em no máximo 15 dias. Tão logo seja aprovado, a empresa dará início à construção de sua nova indústria. Celso Neto contou, também, que a Skala vai aportar R$3 milhões no Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, como contrapartida pela área recebida em doação, e custear o acesso da rodovia BR-050 ao DI-5, o que representará uma grande economia para os cofres públicos.
FEITO ÍMÃ
Atraídas pela Skala, empresas satélites que fornecem para a fábrica de cosméticos já prospectam áreas próximas no DI-5 para se instalar. Uma delas é fornecedora de embalagens. Vale lembrar que a Skala tem sua própria fábrica de embalagens também. Na mira da Sedec estão ainda empresas de logística para o preenchimento das áreas disponíveis no DI-5.
MAIS ESPAÇO
Entendendo que a área inicial do Distrito Industrial 5 seria insuficiente para abrigar mais fábricas de grande porte, como a Skala, o município acabou comprando mais uma gleba, totalizando agora 900 mil metros quadrados para anexar à original.
FALTA POUCO
Também à margem da BR-050, a nova fábrica da Tânia Bulhões deve entrar em operação no primeiro semestre do ano que vem, segundo o secretário Celso Neto.
DINDIM NA CONTA
Equipe do BDMG está na cidade esta semana, a pedido da Sedec, para atendimento a empreendedores interessados em financiamentos a taxas subsidiadas para investir no seu negócio.
PÉ NA TÁBUA
Em que pese a demora de quase cinco anos da Secretaria de Planejamento em formatar a revisão do Plano Diretor, a nova titular da pasta tem pressa em finalizar o projeto para enviá-lo à Câmara ainda este ano. Fúlvia Mendes já sinalizou a entidades de classe que pretende dar 15 dias para que a minuta seja analisada. Esse prazo é considerado totalmente inviável para o estudo dos mais de 200 artigos (e anexos) do anteprojeto.
ITEM POR ITEM
Instituição sem fins lucrativos, criada para avaliação de temas relevantes para a cidade relacionados ao direito ambiental e urbanístico, a Arena, por seus advogados e técnicos, está debruçada sobre o anteprojeto do Plano Diretor. Seus integrantes, os advogados João Henrique Vieira, Felipe Pena e Marco Túlio Prata, veem com preocupação algumas das primeiras propostas por eles analisadas. A princípio, a proposta poderá cercear o desenvolvimento de Uberaba e dificultar novos empreendimentos residenciais.
PASSO DE TARTARUGA
Acredite, se quiser: o Plano Anual de Compras e Contratações da Câmara para 2025 foi publicado somente na edição do Porta-Voz dessa quinta-feira, 2 de outubro. Mas foi assinado em 27 de dezembro do ano passado, pelo então presidente, Fernando Mendes, para valer para o ano seguinte...
NOVO TIME
Com a exoneração da jornalista Karla Borges, a assessoria especial de comunicação da Codau passa ao comando de Daniela Sallum. No time da Comunicação também estará a jornalista Juliana Fidélis.
BIBI FOM-FOM
Veículo da frota do Município está há meses estacionado no pátio do Centro Administrativo. Embora não seja propriamente uma “lata velha”, o Chevrolet preto, modelo Malibu, placas HLF 5485, já apresenta trinca no para-brisa. As fotos do carro (abaixo) circularam nas redes sociais, seguidas de questionamento sobre os motivos do abandono e o que será feito com o possante.
(Foto/Divulgação)