O dinheiro da padroeira
Observador atento da cena urbana, engenheiro e cronista João Eurípedes Sabino assiste à lengalenga na praça da Abadia referente à cobrança dos valores a serem pagos pelos permissionários. “A grita é geral e tem gente que já desistiu de participar da festa porque não tem $$$ para pagar o que querem”, comenta. Lá pelas tantas puxa pela memória e conta o seguinte: “Pelos anos 30 ou 40, Sinomar Formiga (quem era ele? Pai do famoso Zote) possuía um parquinho de diversões com roda-gigante, barquinhos, cadeirinhas giratórias, etc. Todos os anos ele colocava o seu parquinho na Festa da Padroeira e tinha o seu faturamento em parceria com a igreja. Pois bem: num determinado ano, o pároco recém-chegado à cidade cismou de trazer um parque de fora, maior do que o de Sinomar. Ele só ficou sabendo na última hora. ‘Ah é??!! Então o meu parque não poderá ser montado? Tudo bem!!!’ Sinomar sentou-se no alpendre de uma casa que fica na praça, do lado oposto à frente da igreja, e, com uma carabina nas mãos, não deixou que montassem o parque concorrente. E ninguém se habilitou a trafegar naquele espaço durante os dias em que haveria a festa. Contam os mais antigos que aquele foi o único ano que não teve a festa da padroeira”.
Santa ingenuidade
Muito esquisita (e triste) essa história envolvendo a terceirização da comercialização de espaços para as barracas na praça da Abadia. Como é que os organizadores da festa da padroeira não pesquisaram antes idoneidade do pretendente, agora contratado? E que confusão é essa de troca de pároco em cima da festa? Só podia dar no que deu: conversa fiada.
Ataque
Sabe-se lá quem, mas obviamente é obra de hackers o e-mail espalhado pela internet mostrando uma tal Roseli (feia pra caramba) que se diz secretária particular do presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Luiz Dutra. Não é secretária coisa alguma – me garantiu Dutra. Na internet, a cidadã aparece em fotos variadas, mas todas em poses eróticas.
Ponto final
Já está assinado o contrato entre a Câmara Municipal e a agência de propaganda Solis Comunicação, vencedora da licitação recentemente realizada na Casa. Contrato terá 12 meses de duração.
Destaque
Timoneiro do Grupo Algar, que tem na CTBC sua empresa de maior visibilidade, o empresário Luiz Alberto Garcia receberá o título de Personalidade do Agronegócio segunda-feira, durante o 10º Congresso Brasileiro do Agronegócio, em São Paulo, conferido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).
Novas regras
Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou ontem proposta com padrões mínimos de qualidade para o serviço de banda larga. Foram dois regulamentos aprovados. Um deles estabelece que a média mensal de velocidade das conexões deve ser de, no mínimo, 60% da velocidade contratada pelo cliente nos primeiros 12 meses, saltando para 70% no segundo ano e daí em diante pelo menos 80%. Atualmente não existe regra definindo velocidade mínima de conexão, que chega a ser 10% do que o consumidor contrata. Todo cliente terá o direito de ter instalado em seu computador, de graça, um software de medição de velocidade.
Vapt-vupt
A proposta aprovada pela Anatel coloca limites para queixas sobre o serviço. O número mensal de reclamações recebidas pela empresa não pode ser superior a 2% do total de acessos ativos.
Missão na Ásia
Embaixador do Brasil em Cingapura, Paulo Alberto da Silveira Soares, convidou o presidente da Fundagri, José Olavo Mendes, e a diretora da Fazu, Dionir Andrade, para integrarem uma missão brasileira, que deverá visitar Cingapura e Indonésia ainda este ano, provavelmente no fim do mês de outubro. A proposta é que além de exportar carne e genética bovina para os países asiáticos, o Brasil comece a exportar também tecnologias pecuárias, além de promover um intercâmbio educacional entre os países. É a Fazu internacionalizando cada dia mais o excelente ensino de Uberaba.
No papel
Secretária-geral da CAA/MG, Fabiana Faquim, confirma a assinatura do convênio entre a OAB/MG e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), que oferece benefícios relativos ao pagamento das anuidades da Ordem às advogadas parturientes e os portadores de enfermidades constantes. Convênio foi assinado segunda-feira, prevendo isenção de anuidade para advogados enfermos em casos específicos e parturientes.
Brrrr, que frio!
Meteorologia garante que o tempo vai esquentar no fim de semana. Mas ainda vai fazer frio em Uberaba. Por isso, prepare-se para trocar a cervejinha gelada por um bom vinho tinto para acompanhar sua pizza preferida na Fornace Pizzaria. Fim de semana tem a cara da Fornace!
Peitudo
Até o fechamento da coluna, Nelson Jobim continuava ministro da Defesa, mas a presidente Dilma Rousseff esperava o pedido de demissão dele. Depois de confessar publicamente ter votado em José Serra para presidente ano passado, ontem Jobim teria dito que a colega Ideli Salvatti (Relações Institucionais) é muito fraquinha e que a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) não conhece Brasília. O que deu em Jobim para tanta franqueza em público?