ALTERNATIVA

Secretaria de Saúde prepara retomada das cirurgias eletivas

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 04/03/2022 às 19:20Atualizado em 18/12/2022 às 18:36
Compartilhar

A próxima semana será decisiva para a retomada das cirurgias eletivas em Uberaba, em especial de catarata. De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Valdilene Rocha, se o carnaval não trouxer um impacto negativo no quadro da Covid, essa retomada será rápida. Já está prevista uma reunião com os prestadores de serviços para formatar o esquema de trabalho, que pode ser em forma de mutirão. 

 EM ESTUDO

Atendimento pediátrico infantil deve ganhar um centro especializado no bairro Abadia, para desafogar o Hospital da Criança. Segundo Valdilene Rocha, esse serviço será prestado no prédio onde hoje funciona o CTA, anexo ao Centro Médico da Abadia, e terá horário estendido para atendimento a crianças. Paralelamente, ali será feito o controle de casos graves, como crianças asmáticas com crises recorrentes. A ideia é qie esse acompanhamento evite que a criança seja levada ao pronto atendimento do Hospital da Criança. O projeto deste centro especializado em pediatria está em andamento e tem objetivo diferente do Hospital da Criança, que continuará contratado na área ambulatorial e hospitalar.

SÓ PARA BAIXINHOS

Ainda de acordo com a secretária adjunta, há outro serviço pediátrico que o Município deve implementar possivelmente neste mês, no Tancredo Neves. Trata-se do Serviço Especializado em Reabilitação (SER), para atendimento a crianças com deficiências físicas e intelectuais. Ali serão concentrados atendimentos com neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentre outros especialistas.

DEMOROU POR QUÊ?

“A Secretaria não se exime das suas responsabilidades” - afirmou a adjunta Valdilene Rocha, ao ser questionada sobre a demora de sete meses para a liberação dos recursos das emendas parlamentares do deputado federal Franco Cartafina para o Hospital da Criança. Val atribuiu esse “delay” às limitações da equipe administrativa da Secretaria de Saúde para a realização de todas as suas tarefas. “Os servidores não ficam só por conta das emendas parlamentares” - disse. Val ainda explicou que “o dinheiro não chega para o município e vai de imediato para a conta do prestador. Exige o cumprimento de normas antes do repasse”. A explicação está perfeita. Mas, puxa vida: demorar sete meses não é tempo demais? Pior: depois que o deputado veio ao programa O Pingo do Jota e reclamou que a verba estava parada na conta da Prefeitura, o dinheiro foi repassado de imediato ao Hospital da Criança. É isso que não dá para entender…

ORGANIZAÇÃO JÁ

No entanto, a adjunta de Saúde garante que “daqui pra frente não vai demorar mais para liberar as emendas. A Secretaria estruturou a equipe de pessoal para resolver isso. Só esta semana foram liberados os recursos de 5 emendas parlamentares”.

Talvez seja interessante a Secretaria estipular um dia ou uma semana por mês para resolver todas as demandas relacionadas à liberação desses recursos, porque, afinal, o dinheiro é dos prestadores de serviço. Esses recursos fazem falta a eles, seja para custeio, seja para investimento.

EM BAIXA

Relatório dos atendimentos prestados pelas duas UPAs revela que até o dia 21 de fevereiro passaram por lá 3.656 casos de síndrome respiratória, sendo a maioria na UPA Mirante, que registrou 1.852 pacientes consultados, enquanto a UPA São Benedito ficou um pouco abaixo, com 1.804 atendimentos.

QUEDA BRUTAL

Quando comparados aos números dos atendimentos prestados nas duas UPAs em janeiro, o segundo mês de 2022 ficou bem atrás. Para se ter uma ideia, em janeiro passaram pela UPA São Benedito nada menos do que 7.719 pacientes com quadro sintomático respiratório (e consequente suspeita de Covid) e outros 7.434 pacientes pela UPA Mirante. Ao todo foram atendidos 15.153 pacientes nas duas unidades de pronto atendimento. A semana compreendida entre os dias 10 e 17 de janeiro foi a mais crítica, com registro de média superior a 600 casos diários de síndrome respiratória.

Janeiro foi o mês de maior número de atendimentos de síndrome gripal nas duas UPAs desde o início da pandemia, em 2020.

TESTE NEGATIVO

Por incrível que pareça, dos 2.083 testes de Covid realizados nas UPAs em janeiro, 1.507 tiveram resultado negativo. Outros 475 testes antígeno deram positivos, além de 20 positivos IGM/IGG e 81 testes de anticorpos IGG.

SAÚDE DOENTE

A julgar pelo total de atendimentos prestados aos uberabenses nas duas UPAs no mês de janeiro, nas mais diversas especialidades, não é exagero concluir que a saúde está doente. No total foram atendidos 24.074 pacientes, dos quais 12.318 na UPA São Benedito e 11.756 na UPA Mirante. Vale destacar, porém, que 63% dos casos registrados eram de pacientes com síndrome gripal.

XÔ SUJEIRA!!!

Alô moradores do bairro Abadia, especialmente no entorno da Praça. O serviço de capina e roçada no bairro já está em andamento esta semana e seguirá até o final da próxima, no dia 11 de março. Segundo o presidente da Codau, José Waldir de Souza Filho, o bairro recebeu as equipes da limpeza urbana na 1ª quinzena de janeiro e agora estão voltando lá. A programação semanal pode ser consultada nas redes sociais da Codau, no site ou ligando diretamente no Fale Codau 115. O teleatendimento também recebe as solicitações de limpeza e é o caminho mais rápido para abrir as Ordens de Serviço.

TORNEIRAS SECAS

Ainda para o pessoal do Bairro Abadia, o presidente da Codau explica que na tarde de quarta-feira (dia 2 de março) ocorreu uma redução na distribuição de água para os setores atendidos pelo Centro de Reservação 5 (Abadia), em virtude de uma falha mecânica em um dos motores, registrada às 16h. Não houve estabilidade no abastecimento da região, o Centro de Reservação ficou com níveis baixos e teve que ser fechado por volta das 20h de quarta-feira. Na quinta-feira a distribuição de água do CR-5 foi suspensa entre 14h30 e 17h. Por isso que as torneiras ficaram secas em algumas casas.

FEITO TAPETE

Sabe aquela estrada rural que as professoras e motoristas das vans escolares pediram socorro, porque estava intransitável? Pois bem. Durante o carnaval, a pedido da Prefeitura, a Usina Vale do Tijuco recuperou a estrada, chamada de Ura 330, na região da Casa Azul. Ficou assim:

 

Agora está assim

Antes do carnaval estava assim

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por