O time de primeiro escalão do governo Elisa só será anunciado oficialmente nesta sexta-feira, após a cerimônia de posse dos eleitos. Foi o que disse a prefeita eleita, em entrevista exclusiva ao programa O Pingo do Jota, nesta quarta-feira. Como boa virginiana que é, Elisa explicou que prefere fazer o anúncio de forma organizada, “dentro dos conformes”.
No primeiro momento ela não deve anunciar o time completo. Apenas os secretários de pastas mais urgentes, como Saúde e Educação, serão conhecidos.
EXTRA EXTRA
Para as nomeações do secretariado Elisa anunciou que está sendo providenciada uma edição extraordinária do jornal oficial do município para circular na sexta-feira, após a sua posse. Nesse mesmo Porta Voz estarão os nomeados para compor o novo Comitê Técnico de Enfrentamento à Pandemia. Aliás, embora Elisa tenha considero que o Comitê atual trabalhou “muito bem”, porque foi formado por pessoas técnicas e muito responsáveis, ela explicou que prefere ter uma nova formatação. “Vamos dar a nossa cara a partir de agora” – disse, ressaltando, porém, que não pretende fazer mudanças substanciais, mas apenas pequenos ajustes. Um deles, por exemplo, pode ser a flexibilização do horário de funcionamento dos bares e restaurantes, permitindo o funcionamento até as 2h. Elisa entende que não há motivo para restringir o horário até meia noite, mas ressalta que a palavra final será do Comitê Técnico.
PALAVRA DE ORDEM
A prefeita eleita também defendeu maior humanização da fiscalização sobre o cumprimento das medidas de biossegurança. Disse que os fiscais não têm de chegar “metendo o pé no peito de ninguém”, mas, sim, dialogando e explicando as regras para as pessoas.
INFORMAÇÃO É TUDO
Ao que tudo indica, Elisa não pretende suspender a terceirização da gestão das UPAs, atualmente a cargo da Funepu. Mas deixou claro que pretende melhorar a informação aos usuários, colocando painéis informativos sobre horários de atendimento de cada profissional dos quadros das unidades. Esses painéis eletrônicos são previstos em lei, mas nunca funcionaram na prática e, segundo a prefeita eleita, eles possibilitarão maior fiscalização por parte dos cidadãos quanto ao serviço prestado nas UPAs.
POR ETAPAS
Estreante na vida pública, Elisa vai levar sua experiência como empresária para a Prefeitura. E já deixou claro que enxugar a máquina será um dos seus desafios. Pretende adotar as medidas necessárias aos poucos. Primeiro vai se inteirar melhor do funcionamento de cada secretaria para detectar as suas reais necessidades. Não descartou, por exemplo, a fusão de pastas, mas essa decisão não será de imediato.
SEM ADJUNTOS
E por falar em enxugamento, Elisa não vê necessidade na nomeação de secretários adjuntos por enquanto. Aliás, garante que só fará essas escolhas se elas se mostrarem indispensáveis.
PRETO NO BRANCO
Ressaltando que o governo Paulo Piau entregou todos os documentos por ela solicitados, Elisa considerou que o trabalho da transição foi muito tranquilo, apesar do curto espaço de tempo para sua realização. “Nosso time é de paz e a transição foi republicana. Mas não deu para aprofundar muito na análise dos dados. Isso só será possível quando assumirmos a Prefeitura” – disse a prefeita eleita.
PASSANDO A LIMPO
Elisa promete uma varredura completa nos contratos do Município, com reavaliação de preços, prazos e condições, em especial os de obras públicas. Aliás, já adianta que irá reavaliar todos os contratos renovados por até seis meses, podendo ou não mantê-los. Muitas dessas renovações foram feitas de comum acordo entre o governo Paulo Piau e sua equipe de transição, a fim de evitar descontinuidade de serviços prestados à população. Neste caso estão, inclusive, os contratos com profissionais de saúde. Por outro lado, ela garante que não vai deixar nenhum elefante branco na paisagem urbana, ou seja, todas as obras iniciadas no governo atual terão de ser finalizadas.
JUBILEU DE OURO
Inauguração do monumento comemorativo dos 50 anos de atuação da Delegacia Regional da Adesg em Uberaba movimentou a mais nova rotatória da Univerdecidade, na tarde desta quarta-feira. Projeto do belíssimo monumento leva a assinatura do criativo Marcondes Nunes de Freitas. Na cerimônia, o prefeito Paulo Piau recebeu um cartão de prata com a homenagem dos adesguianos pelo prestígio por ele conferido à instituição durante seu governo. Na foto, o delegado Antônio José Bessa Ferreira e o prefeito Paulo Piau celebram a inauguração do monumento ao lado do arquiteto Marcondes Nunes de Freitas, que assina o projeto do elegante monumento.
Foto/Jairo Chagas