ALTERNATIVA

Secretário admite falha na comunicação com Conselho de Saúde sobre orçamento

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 15/12/2022 às 21:51Atualizado em 26/12/2022 às 23:01
Compartilhar

FALHA NOSSA

Em entrevista à Rádio JM nesta quinta-feira, o secretário municipal de Saúde admitiu que houve falha na comunicação com o Conselho Municipal de Saúde sobre o orçamento da pasta para 2023. Segundo Sétimo Bóscolo Neto, o que foi levado ao Conselho pela adjunta Valdilene Rocha era apenas um pré-orçamento. Disse, também, que essa apresentação foi feita antes da hora, pois o ideal seria levar o orçamento definitivo, tal e qual foi levado à Câmara para votação. Entre o pré-orçamento e o orçamento definitivo a diferença de valores foi gigantesca, o que vem causando muito bafafá desde então. Mas o secretário assegurou que as explicações foram dadas ao presidente do Conselho, que entendeu a situação e ficou “tudo bem”.

MEROS AJUSTES

Ainda a propósito da diferença abissal entre o tal pré-orçamento e o orçamento definitivo, o secretário Sétimo Bóscolo Neto explicou que não houve “corte”. Apenas ajustes de valores.

Mas admitiu que dinheiro nunca é suficiente para saúde, por mais volumoso que seja…

PÉ NO ACELERADOR

Durante a campanha eleitoral, a então candidata Elisa Araújo prometeu ampliar o número de unidades de saúde com atendimento noturno até as 22h. Passados dois anos de mandato, essa ampliação ainda não se confirmou e somente as 6 UBSs que ofereciam atendimento no período da noite, no governo passado, continuam abertas com horário estendido. De acordo com o secretário, há interesse do governo municipal em oferecer esse serviço em pelo menos mais duas UBSs, mas a implementação ainda depende de estudos. Pois é. Aí fica a pergunta: dois anos de governo não foram suficientes para concluir esses estudos, ainda?

AGORA VAI

Já em relação à reforma da UPA Mirante, o secretário Sétimo Bóscolo Neto garantiu que as etapas estão sendo cumpridas com maior celeridade do que o previsto. Citou, como exemplo, a elaboração dos projetos, etapa esta que foi concluída em 30 dias. Próximo passo será a contratação de empresa para executar a obra. O secretário adiantou que a UPA passará por muitas readequações, já que estava precisando de uma boa reforma.

PASSINHO LENTO

Por outro lado, pouco avançaram as iniciativas de Uberaba para viabilizar a construção da sede do SAMU Regional na cidade. Aliás, é preciso alertar que Uberaba corre o risco de perder a condição de cidade sede desse serviço regional de saúde, se não colocar combustível na máquina. Há mais de um ano Uberaba está com os recursos em conta para a construção da sede do SAMU Regional, mas não conseguiu, até agora, licitar o projeto. Pior: o projeto ficou pronto em 2021, foi orçado, mas não entrou em fase de licitação. Resultad esse orçamento terá de ser atualizado, porque os preços mudaram. E o dinheiro em conta poderá não ser suficiente para construir o prédio, conforme admite o secretário Sétimo Bóscolo Neto.

So-cor-ro!!!!

PROBLEMAS

O secretário de saúde descarta o risco de Uberaba perder a condição de sede do SAMU Regional. Diz que o projeto teve problemas para aprovação pela Vigilância estadual, que demorou muito para analisá-lo e aprová-lo. Ele acredita que agora o processo será acelerado.

Terá mesmo de acelerar o passo, pois o secretário de Estado de Saúde declarou, esta semana, que em 3 meses todos os Samus regionais terão de entrar em funcionamento. Ocorre que apenas dois, em Minas, ainda estão patinando, sendo um deles o do Triângulo Sul, com sede em Uberaba.

NO PRAZO

“Vai dar tempo”. Foi o que garantiu o secretário de Saúde sobre o prazo para licitação da gestão das UPAs. O contrato com a Funepu se encerra em junho e não poderá ser prorrogado. Esse detalhe já era sabido há mais de um ano pelo governo municipal, mas até agora o edital de licitação não foi publicado. Resultad o governo terá de contar com a sorte e as bênçãos divinas para conseguir que essa licitação seja finalizada sem impugnações ao edital, nem recursos administrativos e/ou judiciais por parte das licitantes.

Sétimo garante, porém, que se houver algum contratempo, a secretaria de Saúde terá um plano B, emergencial.

NA PARADA

Estão adiantadas as tratativas entre a direção do Hospital da Criança e da Uniube para elaboração de um plano de trabalho conjunto. Ainda não se sabe se o modelo será o mesmo adotado pela Uniube, quando assumiu a gestão do Sanatório Espírita. Mas há grandes chances de acertos entre as partes para adoção de um modelo de gestão mais eficiente e profissional no Hospital da Criança, com reflexos positivos no atendimento à comunidade.

NOVO COMANDO

Superintendência do Transporte Público em Uberaba tem novo comando. Trata-se de Lucélia Bárbara de Oliveira, que substituirá Claudinei Nunes. A propósito, Claudinei continuará como adjunto da Secretaria de Defesa Social.

DAS PONTAS AO CENTRO

Programa de recapeamento asfáltico na cidade deverá ter início no segundo semestre do ano que vem, com duração prevista de 18 meses. Essa é a expectativa do secretário Anderson Passos, titular de Serviços Urbanos e Obras. Há um ano a Sesurb fez um levantamento completo das ruas mais necessitadas da revitalização da cobertura asfáltica e o pacote foi fracionado em dois lotes. O marco divisor foi a avenida Leopoldino de Oliveira, sendo uma parte rumo ao norte da cidade e a outra, rumo ao sul. Mas a relação das ruas a serem contempladas com o recape não será divulgada pelo portal da PMU agora. Apenas quando forem começar as obras.

RUMO AOS 100

Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba, a Aciu, completa 99 anos de existência nesta sexta-feira. Logo mais, às 20h30min, a data será comemorada durante evento no Cenacon, com jantar e homenagem aos destaques do setor produtivo local, aos quais será entregue a Comenda Gilberto Resende. Ao longo desses quase 100 anos, a ACIU teve participação decisiva nos principais embates pró-desenvolvimento econômico de Uberaba. Sua trajetória enquanto entidade classista é permeada por conquistas importantes e atuação firme em defesa do empresariado uberabense. Tenho muito orgulho de fazer parte dos quadros associativos da ACIU e, principalmente, de ter a oportunidade de integrar a diretoria do dinâmico presidente Anderson Cadima, um líder nato, que vem mudando as feições da associação com sua atuação firme e competente. Vida longa à ACIU!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por